Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Assunto "Autonomia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Método Montessori (MM) e o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Jaqueline Pires dos; Jesus, Jaqueline Longuinho de; Furtado, Rosa Maria Silva; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaMaria Tecla Artemísia Montessori foi uma educadora, médica e pedagoga que contribui para educação com o Método Montessoriano, sendo esse, revolucionário para a construção da autonomia em crianças do ensino infantil. Segundo a obra de Maria Montessori, intitulada "A Descoberta da Criança" (2017), o método revolucionou a educação com um novo jeito de ver o ensino, sendo o professor um observador, facilitando para que a criança aprenda sozinha, manipulando materiais em um ambiente preparado. A presente pesquisa aborda o tema “o Método Montessori (MM) no desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil”, buscando respostas para o seguinte problema de pesquisa: o que revelam estudos monográficos sobre as contribuições do Método Montessoriano no desenvolvimento da autonomia das crianças da educação infantil? A partir dessa pergunta, o objetivo geral buscou analisar o Estado do Conhecimento sobre Método Montessoriano, enquanto temática nos trabalhos de conclusão de curso em universidades brasileiras, especialmente quanto ao enfoque e abordagem sobre as contribuições no desenvolvimento da autonomia das crianças de educação infantil. Para encaminhar a pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com método de investigação centrado no estado do conhecimento, pela técnica de investigação bibliográfica, exploratória e descritiva, orientada pelos estudos sobre o estado do conhecimento de Morosini (2021). De modo que o estado do conhecimento revelou que o método não deixou de ser atual e vem contribuindo para o desenvolvimento da autonomia de crianças na educação infantil, baseados nos princípios de liberdade e independência defendidos por Maria Montessori.