Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)
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O Programa de Pós-Graduação em Letras / PPGL, vinculado ao Departamento de Educação – Campus X da Universidade do Estado da Bahia – DEDC X / UNEB, localizado em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, órgão da CAPES (192ª reunião, 04 a 06 de março, divulgação de resultado em 13 de março de 2020), foi implantado em 2020. O Programa oferece o Curso de Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos e Literários, na modalidade acadêmico, com 26 vagas, preenchidas anualmente por meio de Processo de Seleção Pública para Aluno Regular, com Edital publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL) por Assunto "Análise de discurso"
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- ItemImagens do sujeito-professor de língua inglesa no documento curricular referencial da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Jesus, Danilo Laranjeira de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Costa, Décio Bessa da; Santos, Janaína de JesusEsta pesquisa tem como objetivo estudar quais são as imagens do sujeito-professor de língua inglesa criadas no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), documento orientador para o Ensino Médio baiano. Para isso, tomamos o DCRB como corpus de análise e, mais especificamente, recortes que tratam do ensino de língua inglesa que podem revelar, para além da superfície linguística, como o estado constrói a imagem do sujeito-professor. Para tanto, o arcabouço teórico deste estudo está inscrito nas teorias da Análise de Discurso (AD) pecheutianas (Pêcheux, 1975, 1995, 2006, 2010), principalmente no que diz respeito à ideologia, ao papel dos sujeitos em relação à produção, à formação, à recepção e às relações de poder presente nos discursos. Como contributos à temática da formação imaginária, contamos também com discurso, sujeito e assujeitamento em Orlandi (2006, 2012, 2015), ideologia enquanto ideário histórico, social e político em Brandão (2004), além de autores subsidiários como Foucault (1995, 2008), Maingueneau (1984), Charaudeau e Maingueneau (2004) e Bakhtin (1975, 1983, 2004, 2010), entre outros. As imagens ideológicas do sujeito-professor serão analisadas no corpus seguindo as etapas do quadro Fases da Análise de Discurso Francesa compilada por Jonas Jr. (apud Kallarrari, 2022). Esta é uma pesquisa qualitativa, que se servirá tanto dos pressupostos teóricos quanto metodológicos da AD Francesa para estruturar uma investigação a partir de noções de ideologia, de imagem, de sujeito, de assujeitamento e de interdiscurso. Para contextualização e justificativa da escolha pelo DCRB, enquanto corpus de análise, traçamos um histórico do Ensino Médio no Brasil e desenvolvemos uma discussão sobre o neoliberalismo e suas influências nas políticas educacionais com base nos estudos de Ciavatta (2018), Ferretti (2018) e Beltrão (2019). Os resultados apontam que o DCRB utiliza da redação legal para criar uma imagem do sujeito-professor de Língua Inglesa submisso ao Estado e que este, através da aparente liberdade pedagógica, deve alinhar-se à ideologia fundante do estado para que este possa manter sua estrutura de poder. Em outras palavras, as posições de sujeito/assujeitamento que ocupam o professor de Língua Inglesa no DCRB podem não ser vistas escancaradamente autoritárias, uma vez que elas são aceitas historicamente, dada à interpelação, ao chamamento que a memória faz na relação entre os Sujeitos. Podemos identificar, na materialidade do DCRB, marcas que reforçam como o Estado utiliza da linguagem (redação legal) para construir a imagem de um docente aparentemente livre, o que revela, na realidade, uma imagem de um profissional aprisionado ao “sistema”. Se por um lado, o Estado delineia imagens de subalternidade ao professor, conforme os regramentos da pasta da educação; por outro, cria para si uma imagem autoritária e de negligência perante a responsabilidade em prover os recursos necessários para a efetiva transformação social.
- ItemSituação de rua em Teixeira de Freitas: representações discursivas em notícias sobre ações de políticas públicas e de atos solidários.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Santos, Aline Souza; Costa, Décio Bessa da; Batista, Magno Santos; Martins, André Ricardo NunesA problemática que envolve pessoas em situação de rua é uma realidade vivenciada por diversos cidadãos e cidadãs no mundo. No Brasil, o número de pessoas que se encontra nessa condição é crescente (Natalino, 2023) e esse tema relevante é tratado, nesta dissertação, ao observar ações governamentais e não governamentais para pessoas que estão em situação de rua por meio de sites de notícias de Teixeira de Freitas, no estado da Bahia. O arcabouço teórico-metodológico utilizado refere-se principalmente à abordagem da Análise de Discurso Crítica proposta por Norman Fairclough (2001, 2003, 2015, 2016) e também aos estudos de Van Leeuwen (1997) sobre representação de atores sociais. Outra contribuição para essa dissertação são os estudos sobre ideologia de Thompson (1995). Sobre a situação de rua, um dos estudos mais atuais sobre essa população pertence a Natalino (2023). O objetivo desta pesquisa é investigar discursivamente a problemática social da situação de rua em Teixeira de Freitas/BA por meio da análise de notícias publicadas em sites da cidade que tratem sobre ações de políticas públicas e de atos solidários para pessoas em situação de rua, considerando perspectivas ideológicas nos textos. A metodologia utilizada é qualitativa e segue os estudos de Flick (2009, 2012), contribuindo para o levantamento de dados e da literatura e para a análise do corpus escolhido. Alguns resultados apontam que escolhas lexicais como “moradores de rua”, indicam a permanência dessas pessoas nas ruas; que o discurso de intersetorialidade mostra a necessidade de unir órgãos das esferas políticas e sociais para alcançar resultados positivos, além disso, uma das marcas ideológicas indica que há diferenciação dessas pessoas na sociedade. Pode-se, então, concluir que ambas as ações de políticas públicas e de atos solidários foram eficazes ao contemplar pessoas que estão em situação de rua.