Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 22
  • Item
    O mulherismo africana como uma exsurgência de vozes e ações femininas: mulheres-mães agentes da transformação em Niketche, de Chiziane
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Colatino, Aline de Souza; Gund, Ivana Teixeira Figueiredo; Sales, Karina Lima; Moreira, Josinelia Chaves
    Este estudo discutiu alguns aspectos voltados para a ideologia da Afrocentricidade em literatura de autoria negra, em específico, o romance Niketche: uma história de poligamia (2004), da escritora moçambicana Paulina Chiziane. A temática da Afrocentricidade é muito ampla, mas, com o levantamento bibliográfico preliminar, essa especificou-se em aprofundar as análises e discussões acerca do pensamento Mulherismo Africana, definido por Clenora Hudson-Weems – que tem a base na afrocentricidade e matriarcado africano, além disso, visa evidenciar a obra analisada como a materialização de um projeto afrocêntrico. A natureza dessa pesquisa foi qualitativa, pois os dados foram mais ligados ao campo da subjetividade e não teve caráter quantificável, e também, escolheu-se no processo de construção a revisão de referencial bibliográfico, apoiado em abordagens interdisciplinares. Assim, os ritos de estudos, que concretizaramm essa escrita, foram essenciais para que o conhecimento concreto da realidade de culturas africanas fosse analisado e compreendido por uma ótica decolonial, também contribuiu para que a África continental e a África da diáspora fosem discutidas, estudadas e ensinadas em pé de igualdade com outras culturas. Pretendeu-se, com essa pesquisa, investigar como o romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, evidencia aspectos da Afrocentricidade e promove quatro das dezoito agendas do Mulherismo Africana – Força, Ambição, Irmandade genuína entre mulheres e Maternal e nutridora –, por meio das experiências das personagens femininas e de suas estratégias de resistência e emancipação. Para alcançar esse objetivo essa escrita foi estruturada inicialmente com o arcabouço teórico, apresentando a definição de Afrocentricidade sob a perspectiva de Molefi Kete Asante (2009) e (2016); a percepção detalhada do matriarcado africano no berço Meridional abordado por Cheikh Anta Diop (2014); e as especificidades e agendas estruturantes de Mulherismo Africana defendidas por Clenora Hudson-Weems (2020). Em seguida, analisou-se o romance Niketche: uma história de poligamia, relacionando-o às agendas do Mulherismo Africana e às características de ações voltadas para o individual e as agendas mais ligadas à atuação de um coletivo, entendendo a essencialidade da irmandade entre uma mulherista Africana e as que sofreram e sofrem as mesmas opressões que ela como superação de consequências dos processos de colonização e patriarcalismo. As considerações finais do trabalho sintetizaram os principais achados da pesquisa, demonstrando como a análise literária do romance revelou aspectos da Afrocentricidade e promoveu as quatro agendas do Mulherismo Africana. Também evidenciou possíveis implicações dessas descobertas para futuros estudos e para a compreensão das dinâmicas sociais e culturais em contextos africanos.
  • Item
    "Afinal, que cara tem as mulheres deste país?": um estudo sobre identidades de mulheres negras no romance Becos da memória, de Conceição Evaristo.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-29) Silva, Hanaliza Ferreira da; Jaeckel, Volker Karl Lothar; Arruda, Aline Alves; Prazeres, Lílian Lima Gonçalves dos
    Esta dissertação apresenta uma análise sobre Becos da memória, romance de Conceição Evaristo, no qual identidades de mulheres negras são construídas em relações de disputa com identidades normativas. Na obra, as memórias de Maria-Nova, a narradora personagem, desfiam o processo de demolição da favela e a angústia dos moradores retirados dos seus espaços de convívio. Entre o corpo de personagens do texto, as mulheres negras foram escolhidas para o nosso recorte de investigação, vistas na obra de Conceição Evaristo, construindo enredos novos, com temáticas pouco exploradas em escrituras anteriores. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar identidades de mulheres negras em Becos da memória. Elencou-se como objetivos específicos, identificar as personagens do texto inseridas no recorte investigativo; observar as características delas e como dialogam com o campo da identidade e, por fim, examinar a que modo se constroem essas identidades na narrativa. A amplitude de abordagens conceituais em torno da categoria de identidade conduziu à mobilização de parte daquelas que contemplam raça, gênero, classe e nação, junto à categoria da diferença. O estudo se propôs a partir do aporte teórico de bell hooks (2010, 2019, 2021), Eduardo Duarte (2014), Joice Berth (2020), Regina Dalcastagnè (2005), Sueli Carneiro (1993, 2011), Tomaz Silva (2014) e outros/as.
  • Item
    Radiografia/datilografia do gueto: uma discussão sobre autorretrato e geografia do espaço em narrativas marginais-periféricas de Ferréz
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-24) Sousa, Simony Oliveira de; Sales, Karina Lima; Nascimento, Juciene Silva de Sousa; Silva, Cibele Verrangia Correa da
    O presente estudo analisa narrativas de Ferréz à luz da literatura marginal-periférica: Contos/crônicas extraídos da obra Ninguém é inocente em São Paulo e trechos do romance Capão pecado sob a ótica dos conceitos de autorretrato literário e geografia do espaço, a fim de se investigar em que medida esses pressupostos se ficcionalizam através da radiografia da periferia realizada pelo autor, constituindo-se em um autorretrato dos contextos narrados. Como ponto de partida, traçam-se reflexões em torno da acepção literatura marginal e do próprio conceito de marginalidade. Para tanto, utiliza-se o termo Literatura marginal-periférica reformulado por Érica Peçanha do Nascimento (2006), no intuito de delimitar o estudo a partir desse prisma conceitual. Seguindo esse limiar, apresenta-se a definição de Autorretrato discutida por Eunice Ribeiro (2015), Querido (2012); Pires (2019) e também presente no trabalho de Almi Junior (2020), concatenado à ideia de Radiografia da realidade proposta por Bellucco (2006) e Silva (2010), com vistas a compreender como as narrativas de Ferréz analisadas se apresentam enquanto práticas verbais e literárias que autorretratam a periferia na qual o próprio autor se insere. Faz-se, ainda, ao longo do trajeto, uma abordagem geográfica desses conceitos, ampliada pelos estudos sugeridos por Gomes (2010) e Schneider (2015), ambos respaldados pela corrente socioantropológica de Marc Augé (1994), além de aspectos abordados por Dalcastagnè (2012), que explicitam a ideia do espaço literário, os quais são embasados pelos conceitos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialidade cunhados pelos filósofos franceses Deleuze e Guattari (1992; 2009), em diálogo, outrossim, com a proposta de Bhabha (1998) sobre a definição dos entrelugares, os quais propiciam meios subjetivos de natureza singular e coletiva que ressignificam as identidades. Ademais, inclui-se no presente estudo o conceito de realidadeficção proposto por Ludmer (2013) mediante o entendimento de que textos marginais-periféricos podem ser enxergados como pós-autônomos, visto que exigem do leitor uma espécie de esvaziamento, para o qual imbricam-se ficção e realidade. Com base nos pressupostos levantados ao longo da pesquisa, chegou-se à conclusão de que embora as possibilidades de análise não se esgotem na delimitação pretendida, a força propulsora desse movimento de produção literária marginal-periférica, reside justamente na resistência da palavra que se coloca como manifesto-testemunho das “minorias” que, através da “radiografia/datilografia” literária de autores como Ferréz, contestam, protestam e reivindicam de modo legítimo a urgência de se autorretratarem.
  • Item
    Transposição Didática em Aulas no YOUTUBE: o discurso da BNCC e do professor-sujeito de Língua Portuguesa
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-10) Oliveira, Jabson Santos de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Campos, Sulemi Fabiano
    Esta dissertação tem como objetivo analisar como se apresenta o discurso do sujeito-professor de Língua Portuguesa no processo de Transposição Didática nas vídeoaulas de gramática, literatura e produção textual, disponíveis no Youtube. Com o propósito de atender a esse objetivo geral, definimos os objetivos específicos seguintes i) identificar quais são os sentidos de ensino em relação a gramática e a produção textual que emergem na memória discursiva dos sujeitos-professores; ii) analisar os sentidos do discurso do sujeito-professor no que diz respeito ao ensino de gramática e produção textual durante o processo de transposição em relação ao discurso da BNCC; iii) refletir de que modo se apresenta o interdiscurso, a partir do resgate da memória discursiva presente na BNCC no discurso das professoras das vídeoaulas do Youtube. As questões de pesquisa explicitadas neste estudo baseiam-se nas seguintes indagações: i) Como os professores e professoras de Língua Portuguesa, observados através de aulas no Youtube, estão realizando discursivamente em sua prática de ensino a transposição didática dos saberes? ii) Esses discursos são retomados interdiscursivamente através da memória pelos professores em relação à BNCC? iii) Quais discursos estão presentes? Esta pesquisa teve como aporte teórico e metodológico a Análise de Discurso francesa (AD) na perspectiva de Pêcheux (1975, 1990, 2011, 2014, 2015) e Orlandi (2007, 2009, 2012, 2015, 2017), como também Althusser (1992) e Chauí (2016), nas discussões de ideologia e Chevallard (1991, 2009) no embasamento a esta pesquisa acerca da compreensão da transposição didática e da BNCC (2018). As análises foram realizadas por meio de categorias analíticas (Memória Discursiva e Interdiscurso) apresentadas por Pêcheux (2014, 2015) e Orlandi (2015). Os resultados apontam que o discurso da professora-sujeito da aula de gramática apresenta-se, em grande parte, contraditório em relação aos discursos teóricos e práticos preconizados no discurso sedimentado, institucionalizado dos documentos oficiais, PCN’s (1998) e BNCC (2018). O discurso e, consequentemente, a transposição didática estão baseados numa metodologia tradicional que ainda se faz presente na memória discursiva da professora-sujeito, reproduzindo os sentidos construídos, historicamente, no âmbito de formações discursivas. Quanto à aula de produção textual, ao contrário da aula de gramática, a professora-sujeito, em sua transposição dos conhecimentos, constrói uma memória de sentidos, quando faz retomadas, definições e reformula enunciados, incorpora recursos linguísticos e multissemióticos conforme preconiza a BNCC. Nessa luta, iniciada pelo professor-sujeito do saber, todos precisam cumprir seu papel. O professor deve ser o primeiro a buscar, em suas práticas, o desenvolvimento do saber compartilhado, cujo discurso busca deslocar o aluno-sujeito de mero receptor e torná-lo partícipe do processo de ensino-aprendizagem, promovendo atividades que destaque os sentidos que o próprio aluno produz e identifica no propósito de empregá-los em diversas situações de interação social.
  • Item
    O Desenvolvimento moral das personagens Clarissa, de Mrs. Dalloway, e Joana, De perto do coração Selvagem, à luz da teoria uma voz diferente
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-22) Bonfim, Isa Rocha; Santos, Valci Vieira dos; Castro, Andreia; Marcelino, Jacqueline Laranja Leal
    A presente pesquisa trata-se de um estudo comparativo das obras Mrs. Dalloway e Perto do coração selvagem, com o propósito principal de explorar as personagens protagonistas das narrativas Clarissa e Joana, apontando as semelhanças, diferenças e dilemas vividos por ambas em um contexto social, marcado pelo patriarcado no período do século XX. A análise comparativa recorre ao suporte teórico comparatista da obra Uma voz diferente: Teoria psicológica e o desenvolvimento feminino da escritora Carol Gilligan, assim, investiga-se as motivações para que as vozes Clarissa Dalloway e Joana terem sido silenciadas. A obra Mrs. Dalloway é considerada um dos romances modernistas mais conhecidos e importantes do século XX. O livro é de autoria escritora britânica Virginia Woolf, a obra foi escrita e publicada na década de 1929. Perto do coração selvagem foi o primeiro romance publicado da escritora Clarice Lispector no ano de 1943. A obra marcou a literatura brasileira pelo estilo de escrita introspectivo da autora e pelo uso da técnica literária fluxo de consciência. Carol Gilligan (2021) apresenta em Uma voz diferente um estudo voltado ao comportamento moral feminino, trazendo reflexões sobre a vivência da mulher, que não é somente um reflexo do homem. A autora retrata que a voz feminina também é silenciada pelo sistema patriarcal, que domina a sociedade através dos tempos, fazendo com que não haja um espaço merecido para que essa voz diferente seja escutada. A definição de Gilligan sobre o desenvolvimento da moralidade feminina pode ser investigada por meio das personagens de Clarissa e Joana. Nos romances selecionados, é possível perceber a influência do sistema patriarcal que limitou a vida das mulheres durante séculos. Identifica-se através das personagens centrais das obras e de outras personagens das narrativas, as marcas profundas de uma sociedade cujas mulheres são limitadas em quase todas as posições. Para investigar as marcas patriarcais nos romances, busca-se o auxílio de Lerner (2019), que faz um estudo da origem do patriarcado. Saffioti (2015), por sua vez, analisa as consequências desse sistema na vida social das mulheres. Ademais, Gilligan (2021) explica como a voz diferente precisa ser ouvida diante uma realidade patriarcal. Dessa forma, esse estudo busca identificar como as “vozes diferentes” de Clarissa e Joana foram silenciadas pela sociedade do século XX.