Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)

O Programa de Pós-Graduação em Letras / PPGL, vinculado ao Departamento de Educação – Campus X da Universidade do Estado da Bahia – DEDC X / UNEB, localizado em Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, órgão da CAPES (192ª reunião, 04 a 06 de março, divulgação de resultado em 13 de março de 2020), foi implantado em 2020. O Programa oferece o Curso de Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos e Literários, na modalidade acadêmico, com 26 vagas, preenchidas anualmente por meio de Processo de Seleção Pública para Aluno Regular, com Edital publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.

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    Performance e oralidade: o movimento Slam como fenômeno político-cultural de resistência de mulheres negras periféricas baianas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-26) Metzker, Eliza Maria da Silva; Sales, Karina Lima; Gund, Ivana Teixeira Figueiredo; Araújo, Gessé Almeida
    Esta dissertação realiza um estudo acerca das relações intrínsecas que se estabelecem entre as concepções de performance e oralitura em produções literárias marginais-periféricas de mulheres brasileiras, especificamente do Estado da Bahia, no território de identidade do Extremo Sul. Visa-se investigar de que forma esses conceitos estão imbrincados na tessitura das obras poéticas de quatro jovens artistas baianas que fizeram parte do circuito das batalhas de poesia falada do Coletivo Slam Marginal, nascido e se fortalecendo na cidade de Teixeira de Freitas (BA). Nesse contexto, discorre-se sobre a gênese do movimento hip-hop, sua vertente rap e os passos dados até chegar no que conhecemos hoje como poetry slam. Para tanto, estabelece-se um contraponto entre a cultura hip-hop em geral para as batalhas de poesia em específico, no intuito de expor que o primeiro ainda é um movimento majoritariamente masculino no cenário cultural, ao passo que no último há uma presença expressiva de mulheres (cis e trans), que continua crescendo. Em seguida, pretende-se refletir acerca da correlação entre voz, palavra, corpo e escrita e como esses elementos constituem as performances poéticas dos slammers, atribuindo significados a diferentes signos e criando uma interlocução com o ouvinte-participante dos slams. Corroborando com o pressuposto de que o poetry slam é um fenômeno político-cultural de resistência feminina negra, por fim serão analisados textos poéticos das quatro jovens artistas baianas, a saber, Mariellen Ribeiro (Afropecado), Izabela Germano (Monarka), Vitória Silva (Vi Silva) e Jadna Silva, participantes ativas dos dois circuitos realizados pelo Slam Marginal em seus dois anos de existência. Tendo em vista a força denunciativa materializada pelo poder da linguagem, expressa na performance, essas jovens poetas transcendem o aspecto das temáticas dos textos, que englobam o genocídio do povo preto, racismo, machismo, feminicídio e amor como ato revolucionário, e alcançam perspectivas ancestrais constituídas pela memória negra e seus insumos. O argumento da dissertação é que tudo isso configura estratégias de resistência política-cultural da juventude negra periférica, em especial as produções de conhecimento de mulheres negras periféricas baianas, envolvendo vivências próprias de periferias múltiplas e dos coletivos de slam que englobam cada um. Isso fortalece a literatura marginal-periférica como letramentos de reexistência, ou seja, práticas desenvolvidas em ambientes não escolares que visam destacar as identidades sociais (incluindo identidades étnico-raciais) suscitando reflexões e estimulando o caráter transgressor em seu fazer artístico.
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    Interfaces entre a Literatura e o Direito em “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski: Aproximações e perspectivas interlocutivas
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-20) Silva, João Victhor Alves da; Santos, Valci Vieira dos; Molar, Jonathan de Oliveira; Pereira Silva, Caleb
    Embora pertença a campos epistemológicos distintos, a relação entre Literatura e Direito revela uma interseção promissora na medida em que ambos os saberes se debruçam sobre as complexidades da experiência humana. Enquanto a Literatura, por meio da construção narrativa, confere profundidade à subjetividade e aos dilemas ético-morais, o Direito opera na normatização das relações sociais, buscando estabelecer diretrizes objetivas para a resolução de conflitos. Nesse sentido, esta pesquisa propõe uma análise das interfaces entre esses dois campos do conhecimento, tomando como objeto de estudo a obra “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski, a fim de investigar a construção literária da criminalidade e da punição e sua relevância para a reflexão jurídica contemporânea. A investigação pauta-se na metodologia da Literatura Comparada, que possibilita um diálogo interdisciplinar entre o texto literário e conceitos do Direito, especialmente no que concerne à criminologia, à psicopatologia criminal e à execução penal. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as representações da criminalidade na obra de Dostoiévski, correlacionando-as a conceitos do Direito Penal e às discussões sobre justiça e punição. Para tanto, os objetivos específicos delineiam-se da seguinte forma: (i) examinar a construção da personagem Raskólnikov, observando as influências do meio social e psicológico sobre suas decisões e ações criminosas; (ii) investigar os elementos narrativos que caracterizam a criminalidade na obra, cotejando-os com teorias criminológicas e normativas do Direito; e (iii) discutir como a Literatura pode ser empregada como instrumento reflexivo na seara jurídica, auxiliando na formação de juristas e operadores do Direito com uma perspectiva mais ampla e humanizada sobre as problemáticas sociais e penais. Por fim, a relevância deste estudo reside na necessidade de promover o diálogo interdisciplinar entre a Literatura e o Direito, de modo a enriquecer a compreensão das dinâmicas jurídicas e sociais por meio da abordagem humanística proporcionada pelo texto literário. A obra de Dostoiévski, ao explorar os conflitos morais, psicológicos e jurídicos da criminalidade, fornece subsídios para uma reflexão crítica acerca dos limites da justiça, da subjetividade do criminoso e da própria funcionalidade da pena. Assim, esta pesquisa busca contribuir para a formação de juristas e estudiosos do Direito com uma visão ampliada sobre as dimensões éticas, filosóficas e sociológicas que permeiam a aplicação da justiça, reafirmando a importância da Literatura como instrumento interpretativo e de aprofundamento na compreensão dos fenômenos jurídicos.
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    A literatura infantil negro-brasileira no contexto do setting terapêutico de linguagem
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Porto, Lais Alves; Prazeres, Lilian Lima Gonçalves dos; Nascimento, Aline Santos de Brito; Gomes, Emiliane Santana
    A prática de contação de história é amplamente exercida em diversas áreas, incluindo Letras, Educação e Saúde. Na esfera da Saúde, é frequentemente realizada por terapeutas, com destaque para a fonoaudiologia, na qual essa atividade se insere no setting terapêutico com crianças e adolescentes. A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), teve como objetivo investigar e analisar as práticas de fonoaudiólogas atuantes na área de linguagem que utilizam a literatura infantil negro-brasileira em seus procedimentos terapêuticos. Os teóricos Bonvini (2001) e Amadou Hampâté Bâ (2010, 2013) discorrem sobre a tradição oral brasileira ser herdeira da tradição oral africana. Dentro desta tradição, tem-se a contação de história que se caracteriza como uma tecnologia ancestral. Para a contação utilizando o livro, observa-se a importância de realizar a escolha literária considerando esta uma produção cultural como abordado por Debus (2017). A literatura infantil negro-brasileira, terminologia utilizada por Santos (2016) e Sabadini (2022), baseada no termo literatura negro-brasileira pautado por Cuti (2010), apresenta uma produção literária construída por pessoas negras com consciência crítica racial. A abordagem escolhida para a pesquisa de campo foi a de caráter qualitativo, de natureza exploratório/descritivo. As entrevistas com as cinco fonoaudiólogas voluntárias sucederam-se por meio da plataforma Google Meet. Os achados resultantes das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Além da pesquisa de campo, foi produzida a análise de três obras literárias: Makeba vai à escola (2019), Brincando de antigamente (2019) e Que saudade da minha vó! (2020). A análise dos dados das entrevistas revela uma carência de letramento literário e racial das fonoaudiólogas, evidenciando a necessidade de formação e conscientização desde a graduação sobre a importância da temática étnico-racial e literária na fonoaudiologia para que assim seja exercida uma prática de contação de história respeitosa e sem propagação de preconceitos. As três obras analisadas escritas por mulheres negras refletem temáticas inovadoras dentro das construções narrativas e imagéticas da literatura infantil negro-brasileira.
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    A literatura africana e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa após a Lei 10.639/03: por uma educação antirracista
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Figueiredo, Fabiana Cajazeira; Nascimento, Aline Santos de Brito; Santos, Valci Vieira dos; Silva, Fabiana Carneiro da
    A regulamentação da Lei 10.639, em 2003, além de tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do país, trouxe contornos significativos, ao promover a discussão acerca da educação para as relações étnico-raciais e a valorização da cultura negra, colocando em evidência a luta dos negros no Brasil, sua importância nas áreas social, econômica e política do Brasil e a possibilidade de construção de uma identidade negra pautada nos valores e raízes que caracterizam o povo negro. Entre tantas possibilidades para aplicação da referida lei, nos espaços escolares, considera-se, aqui, ser a literatura uma importante ferramenta para a efetivação dos objetivos assinalados no documento, pois, vinculado ao seu valor estético, a literatura carrega em si aspectos da realidade, que auxiliam na formação crítica do ser humano. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva identificar a inserção das literaturas africanas e afro-brasileira no ensino de Língua Portuguesa, tecendo comentários sobre tais literaturas como instrumento de valorização da cultura negra e combate às práticas racistas, na rede de ensino da educação pública de Teixeira de Freitas – BA. A pesquisa em questão é de caráter qualitativo e documental, sendo o estudo realizado no universo de quatro escolas de Ensino Médio, da rede pública de Teixeira de Freitas – BA. O escopo teórico-crítico deste trabalho é composto por diferentes autores. Para embasar a discussão sobre cultura e identidade, utilizou-se o aporte dos teóricos: Hall (2003 e 2006), Laraia (2009), Castells (2018) e Gomes (2005). Para discutir literatura e seu papel na construção da identidade, recorre-se aos estudos de: Perrone-Moisés (2016), Culler (1999) e Silva (2005). Para referenciar o objeto de estudo desta pesquisa, as literaturas africanas, afro-brasileira e negra, vale-se do aporte teórico de: Cuti (2010), Duarte (2014), Fonseca (2011) e Amâncio (2014). As explanações acerca das bases das relações raciais contemporâneas no processo de construção e desconstrução da sociedade são sustentadas pelos estudiosos: Gomes (2012 e 2013), Munanga (2004, 2005 e 2023), Santos (2009) e Oliveira (2013). Os resultados do estudo permitem perceber que algumas obras da literatura africana e afro-brasileira estão inseridas no contexto do ensino médio da rede pública de Teixeira de Freitas e que são ferramentas que auxiliam no combate ao preconceito racial e a valorização da cultura negra, mas, ainda, há muito por fazer no que concerne a políticas que contribuam para a sua efetivação.
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    Imagens do sujeito-professor de língua inglesa no documento curricular referencial da Bahia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-25) Jesus, Danilo Laranjeira de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Costa, Décio Bessa da; Santos, Janaína de Jesus
    Esta pesquisa tem como objetivo estudar quais são as imagens do sujeito-professor de língua inglesa criadas no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), documento orientador para o Ensino Médio baiano. Para isso, tomamos o DCRB como corpus de análise e, mais especificamente, recortes que tratam do ensino de língua inglesa que podem revelar, para além da superfície linguística, como o estado constrói a imagem do sujeito-professor. Para tanto, o arcabouço teórico deste estudo está inscrito nas teorias da Análise de Discurso (AD) pecheutianas (Pêcheux, 1975, 1995, 2006, 2010), principalmente no que diz respeito à ideologia, ao papel dos sujeitos em relação à produção, à formação, à recepção e às relações de poder presente nos discursos. Como contributos à temática da formação imaginária, contamos também com discurso, sujeito e assujeitamento em Orlandi (2006, 2012, 2015), ideologia enquanto ideário histórico, social e político em Brandão (2004), além de autores subsidiários como Foucault (1995, 2008), Maingueneau (1984), Charaudeau e Maingueneau (2004) e Bakhtin (1975, 1983, 2004, 2010), entre outros. As imagens ideológicas do sujeito-professor serão analisadas no corpus seguindo as etapas do quadro Fases da Análise de Discurso Francesa compilada por Jonas Jr. (apud Kallarrari, 2022). Esta é uma pesquisa qualitativa, que se servirá tanto dos pressupostos teóricos quanto metodológicos da AD Francesa para estruturar uma investigação a partir de noções de ideologia, de imagem, de sujeito, de assujeitamento e de interdiscurso. Para contextualização e justificativa da escolha pelo DCRB, enquanto corpus de análise, traçamos um histórico do Ensino Médio no Brasil e desenvolvemos uma discussão sobre o neoliberalismo e suas influências nas políticas educacionais com base nos estudos de Ciavatta (2018), Ferretti (2018) e Beltrão (2019). Os resultados apontam que o DCRB utiliza da redação legal para criar uma imagem do sujeito-professor de Língua Inglesa submisso ao Estado e que este, através da aparente liberdade pedagógica, deve alinhar-se à ideologia fundante do estado para que este possa manter sua estrutura de poder. Em outras palavras, as posições de sujeito/assujeitamento que ocupam o professor de Língua Inglesa no DCRB podem não ser vistas escancaradamente autoritárias, uma vez que elas são aceitas historicamente, dada à interpelação, ao chamamento que a memória faz na relação entre os Sujeitos. Podemos identificar, na materialidade do DCRB, marcas que reforçam como o Estado utiliza da linguagem (redação legal) para construir a imagem de um docente aparentemente livre, o que revela, na realidade, uma imagem de um profissional aprisionado ao “sistema”. Se por um lado, o Estado delineia imagens de subalternidade ao professor, conforme os regramentos da pasta da educação; por outro, cria para si uma imagem autoritária e de negligência perante a responsabilidade em prover os recursos necessários para a efetiva transformação social.