Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DCH5 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contribuição dos aspectos afetivos e emocionais para a construção de um processo de aprendizagem de língua inglesa mais efetivo.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-25) Paixão, Maxlene Ferreira da; Caribé, Jamily Vasconcelos; Vasconcelos, Ivani da Silva S.; Guimarães, Tassila Ferreira V.Este trabalho deu visibilidade às dimensões afetiva e emocional no espaço de aprendizagem da língua inglesa. Assim, fomentou-se uma discussão, a partir de um escopo de trabalhos acadêmicos que remontam a reflexões para campo de atuação e da formação profissional, situando professor e estudante enquanto sujeitos históricos nesse processo. O problema e o objetivo do estudo apontaram para uma interface entre os aspectos afetivos e emocionais em vista da construção de um ambiente mais favorável para a aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos foram distribuídos visando identificar, compreender e discutir teoricamente aspectos afetivos e emocionais que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. No que se refere à metodologia, utilizou-se o estudo bibliográfico, aliado à pesquisa exploratória explicativa, tencionando dialogar com teorias que esclarecem fatos, acontecimentos ou estudos relacionados à temática, considerando o conhecimento já efetivado acerca desses conceitos. Os resultados deste estudo revelaram a importância das emoções e da afetividade no espaço de ensino da língua inglesa, sobretudo por privilegiar as experiências dos sujeitos como aspecto fundamental para um conhecimento dotado de significado no nível das interações sociais. Mas, também, observou-se a existência de tensões na formação e na prática profissional com a prevalência de fatores externos, cuja visão racionalista-tecnicista, que permeia o meio acadêmico, a reboque do próprio mercado de trabalho, ainda privilegia a razão em detrimento da emoção como fator de sucesso na esfera pessoal, profissional e social. Concluiu-se que existe uma relação unívoca entre afetividade e aprendizagem, considerando que, entre as diversas dimensões constitutivas do ser humano, a que está na base do funcionamento psíquico constitui o cerne, ou a mola propulsora, para as nossas realizações. Neste sentido, cabe ao profissional um compromisso ético, que inclua na agenda da formação e da prática profissionais, essa aproximação com a dimensão afetiva nos variados contextos de aprendizagem.
- ItemAprendizagem de língua inglesa por meio da rede social digital whatsapp(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-06) Conceição, Alexsandro dos Santos; Souza, Núbia Enedina Santos; Vasconcelos, Ivani da Silva Santos; Vasconcelos, Wellington dos SantosO presente trabalho, buscou investigar a contribuição da rede social digital WhatsApp como forma de aprendizagem da língua inglesa. Durante a construção desse trabalho, buscou-se investigar por meio de questionários de múltipla escolha sobre habilidades de uma Língua Estrangeira são as mais desafiadoras para a aprendizagem através do WhatsApp, por que, segundo relato desses sujeitos? E Como utilizar os recursos do WhatsApp a fim de favorecer o desenvolvimento dessas habilidades? Essas questões foram respondidas com base em suas experiências e, de acordo com o desempenho que foram aprimorados durante o contato com a língua no grupo, bem como sua participação de forma interativa. Para tanto, esse tema foi importante para uma discussão que, de certa forma, foi interessante para novas pesquisas na área.