Licenciatura em Matematica - DCH6
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Assunto "Baixa visão"
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- ItemO ensino/aprendizagem de matemática para deficientes visuais de baixa visão do CEEEC(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo, Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; Felipe, Francisco Flávio AlvesEssa pesquisa é o resultado de um processo investigativo, sobre o ensino/aprendizagem dos alunos de baixa visão do centro de apoio educacional especializado - CEEEC no município de Caetité. Teve como principal objetivo analisar criticamente os desafios, e as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas e no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao cotidiano do aluno com deficiência visual de baixa visão. Nesse processo o estudo foi amparado à luz de alguns autores renomados em deficiência visual tais como: Martin e Bueno (2010), Masini (2007) e Conde (2005), onde esclarece sobre os principais tipos de afecções que provoca a baixa visão; Gil (2005), Pletsch (2009) e SENAC (2005) retratando as práticas pedagógicas e o processo de educação inclusiva, ainda recorreu-se se a D’ Ambrósio (1989), e Ferronato (2002); entre outros enfocando a questão do processo de ensino especial e de inclusão na aprendizagem em matemática, de maneira descomplicada e de fácil abstração. Aponta-se neste estudo a necessidade de professores capacitados para lidar com crianças com deficiências matriculadas no ensino regular, pois a grande parte dos professores de matemática afeiçoa-se muito ao livro didático, o que dificulta o aprendizado dos alunos deficientes visuais. Vê se ainda a falta de recursos e metodologias adequadas ao ensino especializado de matemática. Nesse sentido, o processo de ensino/aprendizagem da Matemática a alunos com deficiência visual fica disperso e inconsistente no ensino regular, pois ele precisa de outros meios para abstrair o conhecimento matemático. Analisar o ensino e a aprendizagem de matemática do aluno deficiente visual de baixa visão e a utilização adequada do material didático, de modo a evitar lacunas no processo de aprendizagem matemática foi um marco exploratório dessa investigação. Ela foi caracterizada mais por uma pesquisa qualitativa, com poucos dados quantificados, a partir de amostragem aleatória entre professores do Núcleo Visual do CEEEC, concluindo com a utilização do método de história oral (conversas informais e depoimentos) e análise in lócus. Percebeu-se que o atendimento de alunos do CEEEC é bem diversificado indo da alfabetização até o Ensino Médio, em diferentes idades. Também atendem professores do ensino regular e outros segmentos sociais. Esse trabalho foi estruturado em quatro capítulos onde o primeiro capítulo, “Deficiência e educação inclusiva: um olhar histórico” fala sobre a deficiência e a educação na sua trajetória histórica, e sobre as dificuldades do ensino de matemática a deficientes visuais; o segundo com o intitulado “A etiologia da visão subnormal” expõem sobre as afecções que atingem o sistema ocular provocando a visão subnormal; o terceiro far-se-á a discussão sobre a metodologia empregada, na fase de investigação desta pesquisa teórica e prática no CEEEC, e por último, o quarto capítulo, faz a análise dos dados obtidos na pesquisa, após esse estudo foi feita uma reflexão aprofundada e redigida as considerações finais. Contudo, o estudo aponta um esclarecimento das dificuldades no cotidiano da educação inclusiva principalmente nos centro educacionais de apoio especializado.