Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Assunto "Aversão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAversão à matemática: ciência complexa ou metodologia inadequada?(Universidade do Estado da Bahia, 2006-12) Santos, Ivete Sousa dos; Flores, Rita de Cássia Viana; Lima, Ivanilton Neves de; David, Magda; Leite, Angelita de SouzaO presente trabalho investiga e analisa o processo ensino-aprendizagem, a concepção do aluno em relação à matemática, o porquê da aversão e dificuldade encontrada no entendimento da disciplina, assim como a identificação do problema que gera a reprovação sugerindo soluções que possibilitem a superação dessas dificuldades. O estudo foi realizado com base em leituras e pesquisa de campo com alunos da 8ª série de uma escola pública estadual e de um colégio particular, além de oito professores das referidas escolas que também fizeram parte desse grupo de amostragem. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário e entrevista, dando enfoque maior ao questionário. Neste, abordamos questões relativas ao objeto de investigação, ao método e estrutura do ensino, conceitos específicos e considerações sobre as dificuldades encontradas em matemática que, de certa forma, interferem no processo ensino-aprendizagem. A partir dai, foram feitas análises qualitativas dos conteúdos das respostas dando ênfase a temas percebidos e manifestados, principalmente, pelos alunos. Os resultados da investigação permitiram concluir que, independentemente da afinidade que alguns possuam em relação à matemática, eles identificam, indiretamente, que as dificuldades encontradas no ensino aprendizagem dessa disciplina, se deve à metodologia utilizada pelo professor.