Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH6 por Assunto "Conto contemporâneo"
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- ItemIntergeneracidade: um estudo da função do gênero textual entrevista no conto "O Monstro", de Sérgio Sant’Anna(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Ferreira , Cleonária de Jesus Brito; Vieira, Maria Eliene Silva Correia; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Brito, Rogério Soares; Magalhães, Rozânia AlvesEste trabalho debruça-se sobre estudo do conto “O Monstro” da obra homônima de Sérgio Sant’Anna (1994) e analisou, sob a luz das teorias dos gêneros textuais e literários e da narratologia, o processo de construção do gênero literário conto, que possui em sua estrutura o gênero textual entrevista. A presença de dois gêneros textuais em uma produção, neste caso, a do conto, configura um hibridismo de esferas discursivas marcadas por características específicas. Esse embricamento fez surgir dentro do texto múltiplas vozes narrativas marcadas pelos relatos do Editor da revista “Flagrante” e de Antenor Lott Marçal, o entrevistado. A utilização de dois narradores faz parte do conjunto de mecanismos utilizados pelo autor para produzir a obra, e fica também a cargo dos relatos deles a condução da trama, de forma que a história aparenta construir-se à medida que é narrada. As narrações apresentam se em níveis narrativos diferentes com tempo e espaço diferente. Identificar esses níveis foi essencial para a análise do conto, pois através deles detectamos características específicas a cada narrador. Entendemos que a estrutura utilizada por Sant’Anna na elaboração do referido conto pode ser classificada como des construtora das normas narrativas tradicionais já que agrega dois discursos que parecem competir entre si. Neste sentido, é também a utilização do gênero jornalístico entrevista pingue- e- pongue marcada por perguntas e respostas que permite o surgimento do segundo relato. Diante disso, afirmamos que foi exatamente a associação de dois gêneros a responsável pelo surgimento de um segundo narrador.