Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Assunto "Alunos surdos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMetodologias que contribuem para a aprendizagem dos/as alunos/as surdos no ensino da Geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Pereira , Thaila Letícia Ferreira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Mota, Andréia Teixeira; Pinheiro , Josemare Pereira dos SantosTendo em vista a escassez de recursos metodológicos visuais para os alunos surdos no ensino da Geografia, notou-se a necessidade de pesquisar sobre o tema. Sendo assim, pesquisa-se sobre as metodologias que contribuem para a aprendizagem dos/as alunos/as surdos no ensino da Geografia, a fim de identificar quais as metodologias que podem auxiliar no ensino da Geografia para alunos surdos. Para tanto, é necessário compreender a relação entre a inclusão dos alunos surdos e o ensino de Geografia, conhecer os desafios que os alunos surdos enfrentam no universo escolar predominantemente ouvinte, identificar metodologias audiovisuais que contribuem na aprendizagem dos alunos surdos no ensino da Geografia e descobrir a eficácia das mesmas, além de reconhecer a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como um recurso que assiste o professor de Geografia com os alunos surdos. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, em que foi possível selecionar metodologias audiovisuais que pudessem contribuir no ensino dos alunos surdos, e em seguida um trabalho de campo no qual foram realizadas as entrevistas com intérpretes e alunas surdas, com o intuito de saber a eficácia dos recursos visuais a partir dos relatos. Diante disso, verifica-se que as metodologias visuais inclusivas e a valorização da LIBRAS são essenciais para promover uma aprendizagem mais inclusiva e didática no ensino da Geografia.