Licenciatura em Geografia - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Assunto "Agricultura familiar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDo sustento aos impactos ambientais: diminuição produtiva da mandiocultura na comunidade do Riachão em São Miguel das Matas- Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-21) Andrade, Paula Souza Andrade; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Estevam, André Luiz DantasO município baiano de São Miguel das Matas tem a agricultura como principal atividade econômica e, a partir da produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz) especialmente nas propriedades familiares, ganhou destaque no estado da Bahia. Entretanto, nos últimos anos, houve uma redução drástica dessa produção, dando origem a essa pesquisa para verificar as causas dessa diminuição nesse município, por meio de três vertentes: êxodo rural, custo da produção e impacto ambiental do espaço onde se encontra inserido seu cultivo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e de abordagem quantiqualitativa com levantamento documental e bibliográfico; ida a campo para observar as plantações de mandioca; elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada com os agricultores e com o Secretário de Agricultura do município no mês de janeiro de 2020. Como foco de estudo, foi escolhida a comunidade do Riachão, pois com base na informação da Secretaria de Agricultura do Município, essa comunidade é a maior produtora de mandioca do município. Os dados obtidos mostraram que a diminuição está realmente relacionada com os fatores do objetivo desse estudo, permitindo afirmar as seguintes preposições: 1) falta a agricultura familiar assistência técnica e maiores implicações institucional e 2) a relação dos agricultores e da gestão municipal com o meio ambiente necessita de mudança.
- ItemProdução cacaueira do município de jiquiriçá no contexto do seu território de identidade(Universidade do Estado da Bahia, 2021-02-26) Santos, Mirosmar Silva; Santos, Elba Medeiros Punski dos; Estevam, André Luiz Dantas; Oliveira, Rozilda VieiraNesta pesquisa foi abordada a produção cacaueira e a produção da banana no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, bem como a elaboração do programa de Territórios de Identidade da Bahia. Objetivou-se analisar a participação da produção cacaueira do município de Jiquiriçá em relação aos outros municípios produtores do mesmo território. Para a consolidação desta pesquisa, foi preciso estudar e compreender o programa de Territórios de Identidade do estado da Bahia, analisar a produção cacaueira e da banana dentro deste território e identificar a participação da produção, como também o seu escoamento no município de Jiquiriçá-BA. Para isso, foram utilizados levantamentos de dados documentais e bibliográficos, com autores que discutem os temas propostos na pesquisa, nos quais foram obtidos resultados sobre o programa de territorialização da Bahia e a dimensão da produção cacaueira do município de Jiquiriçá no seu território.
- ItemQualidade do solo em agroecossistemas no município de Santo Antônio De Jesus, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-28) Silva, José Ricardo Rodrigues da; Oliveira, Rozilda Vieira; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Goes, Djalma VilaO solo como meio natural é dinâmico e de grande importância para a vida na terra, essencial para o sustento da humanidade por possuir funções ambientais e biológicas. No sistema de produção agrícola funciona para avançar o crescimento vegetal e habitat dos animais e microrganismos, além de regular o fluxo de água e fornecer nutrientes para as plantas. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do solo em agroecossistemas de citros, cacau e mandioca nas comunidades de Espinheiro e Gameleira no município de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Para avaliação da disponibilidade de nutrientes foram coletadas em cada unidade de amostragem 20 amostras simples para formar uma amostra composta, na profundidade de 0 a 20 cm. Nas análises foram determinados Matéria orgânica (MO), Condutividade elétrica, pH água, pH KCl, Al3+, (H+ + Al3+), P, Ca, Mg, K, SB, CTC efetiva, CTC total, V% e m%. Aos resultados aplicou-se análise estatística descritiva e correlação. Os resultados indicam e reforçam a necessidade de elevação do pH para a faixa de 5,5 a 6,5 onde ocorre maior disponibilidade dos nutrientes. Os resultados obtidos com a pesquisa evidenciam a necessidade de programas para o desenvolvimento da agricultura familiar que contemplem o diagnóstico da fertilidade dos solos e assistência técnica aos agricultores.