Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Palavras-chave "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliação de componentes da microacessibilidade em uma via arterial, cidade de Salvador-BA: estudo de caso da Avenida Orlando Gomes(Universidade do Estado da Bahia , 2008-06-17) Rocha, Nara Bitencourt; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Santos, André Luis Cardoso dosO presente trabalho consiste num estudo da microacessibilidade numa avenida arterial da cidade de Salvador, Com o acelerado processo de urbanização e o planejamento voltado para o automóvel a partir da década de 1950, as cidades foram configuradas de forma a dificultar a circulação de pedestres e a utilização dos transportes não-motorizados e coletivos. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade, excluindo as classes mais baixas da população e o desequilíbrio ambiental, acarretando uma má qualidade de vida para a população. Diante desse cenário, torna-se necessário o estudo da problemática da microacessibilidade, a fim de compreender os aspectos que interferem na mesma. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a microacessibilidade na Avenida Orlando Gomes, a qual possui diversas singularidades decorrentes da sua organização, como a segregação social bastante perceptível. Para realizar a avaliação, foi utilizado o método de Ishikawa, o qual possibilita a compreensão das diversas percepções que possuem as pessoas que circulam no lugar sobre os problemas que dificultam a microacessibilidade. A síntese dos resultados dos diagramas permite verificar os aspectos de maior ocorrência na avenida, fazendo-se compreender as dificuldades impostas aos pedestres, assim como a dificuldade em promover uma mudança de hábitos na população para que a faça utilizar modos mais sustentáveis de transporte.
- ItemMicroacessibilidade ao trem suburbano de Salvador - estudo do bairro de Coutos(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Paixão, Rosevania Cerqueira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Velasco, Miriam Medina; Freitas , Ilce Marília D. Pinto deO problema da redução da acessibilidade no Brasil vem comprometendo as condições utilizadas para o alcance dos destinos desejados pelas pessoas que habitam as cidades brasileiras, contribuindo, conseqüentemente, para a baixa qualidade de vida, principalmente da população dependente de algum modal público de transporte. Diante desta problemática, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores que interferem na microacessibilidade das pessoas que utilizam o trem urbano de Salvador, através de um estudo de caso do bairro de Coutos localizado no subúrbio. Pretende-se avaliar o grau de influência e a inter-relação dos fatores identificados utilizando a matriz de prioridade, ferramenta que compõe o conjunto de técnicas qualitativas de apoio a decisão. Foram obtidas informações de natureza qualitativa extraindo assim uma ordenada escala de importância de acordo com a lista de fatores eleitos como influenciadores na microacessibilidade. Toda a pesquisa foi realizada com usuários regulares do trem que se deslocam de suas residências para a estação por motivos específicos. Os resultados obtidos apresentaram o fator segurança como aquele que mais interfere no deslocamento das pessoas, deduzindo preliminarmente ser este um dos principais fatores que contribui na diminuição da demanda ao serviço ferroviário, além de constatar a estreita interligação fatores conservação/manutenção e riscos de acidentes também presentes no estudo da microacessibilidade dos moradores do bairro de Coutos.
- ItemMicroacessibilidade no centro da cidade do Salvador - Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-17) Mattos, Adilza Graciele Gonçalves; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso dos; Dias , Clímaco César SiqueiraA redução da acessibilidade é problema que atinge muitas cidades brasileiras e em muitas delas as pessoas não encontram calçadas ou espaços públicos adequados para o seu deslocamento, diminuindo sua capacidade de atingir os destinos desejados. Diante dessa problemática o presente trabalho procura analisar os fatores que interferem na microacessibilidade dos pedestres e das pessoas portadoras de necessidades especiais na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade de Salvador. Para atingir esse objetivo, pretendemos identificar e avaliar os fatores que interem no deslocamento a pé dos indivíduos, através do método qualitativo para avaliar o Nível de Serviço das calçadas e passeios utilizado pelos pedestres. Essa metodologia procura expressar o grau de importância atribuído aos fatores que interferem na microacessibilidade: segurança, manutenção, largura efetiva e seguridade, com base em fotografia, observação direta e entrevistas feitas com os pedestres. A pesquisa aconteceu no horário de pico (das 11 às 13 horas) que mais atrai viagens para o centro da cidade. A analise dos resultados obtidos indica que: o trecho 14 – Praça da Piedade foi o único classificado como ótimo - Nível de Serviço – B. Os trechos 1 - Rua Portão da Piedade, 3 – Rua 11 de Junho, 12 – Becos do Mucambinho e 13 – Praças da Piedade foram classificados como bom em relação Nível de Serviço – C. Os trechos 2 – Rua 21 de Abril, 7, 9 e 10 Avenida Sete, 8 – Relógio de São Pedro e 11 Rua do Cabeça foram classificados como regular em relação ao Nível de Serviço - D. E finalmente os trechos 4 e 5 – Rua do Paraíso e 6 – Avenida Sete foram classificados como ruim - Nível de Serviço – E para os pedestres.
- ItemMudança do uso do solo e alterações no sistema viário na Alameda das Espatódeas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) França Neto, Jorge Oliveira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Silva, Ana Clara Souza; Santos, André Luis Cardoso dosO presente trabalho consiste na análise da alteração do sistema viário em decorrência da interação dialética com o uso do solo e na observação desta nova configuração vigente. Vias que foram projetadas para comportar determinado volume de veículos, assim como calçadas para pedestres não se adaptaram à nova dinâmica econômica que preconiza o fluído fluxo de serviços, bens e mercadorias. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade e a má qualidade no deslocamento para a população. Para análise de notável problema urbano, usa-se o caso de Salvador, fazendo o recorte na Alameda das Espatódeas. Portanto, esta monografia visa caracterizar os fluxos existentes decorrentes das modificações no sistema viário e associadas ao novo uso do solo, além de perceber como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transformado contradizendo as normas de acessibilidade e micro acessibilidade. Para estudar a área foram desenvolvidas metodologias que analisaram, por vias gerais, a evolução e ocupação histórica da cidade até chegar ao recorte espacial estudado, apropriando-se da evolução da configuração física da área abordada. Os resultados encontrados permitem ver como a interação sistema viário e uso do solo imposta por fatores econômicos impactou no crescimento dos fluxos de veículos sem propor a via qualquer adequação para comportar o mesmo, assim como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transgredido na Alameda das Espatódeas.