Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Palavras-chave "aprendizagem significativa"
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- ItemO ensino de língua portuguesa mediado por tecnologias digitais: aulas inovadoras para a geração da mudança(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Santos, Vitoria Silva; Fontes, Janine; Borges, Paulo de Tarso VenalesO presente trabalho consiste em compreender as Tecnologias de Inovação na construção de aulas em salas de aula, a fim de problematizar as TIC’s como mediadoras para a produção crítica de aulas inovadoras para a geração de mudança. Tendo como base teórica autores da Linguística Aplicada e Letramento Crítico, e sobretudo, a abordagem da Aprendizagem Significativa nas aulas de Língua Portuguesa. Por fim, consideramos a aula como ambiente privilegiado que por meio das sequências didáticas fortalecer a relação professor-aluno e na problematização do ensino de língua portuguesa e na Aprendizagem Significativa.
- ItemO lúdico e o ensino de língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Santos, Maria Aparecida Costa dos; Ferreira, Juréia; Fontes, Janine; Tarso, Paulo deA pesquisa investiga a utilização do Lúdico no ensino de Língua Portuguesa no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, partiu-se da concepção das práticas lúdicas enquanto recurso auxiliador e de sua importância no processo de aquisição de uma aprendizagem significativa no ambiente escolar. Como aporte metodológico, fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, a visa constatar como a ludicidade pode auxiliar o professor nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo aponta que o Lúdico é inerente ao ser humano, um veículo fundamental para a transição entre a subjetividade e a realidade, capaz de auxiliar no desenvolvimento pleno dos educandos inferindo um aprendizado significaivo, no entanto, a escola pouco se utiliza desse recurso enquanto prática pedagógica planejada, que auxilie no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa (LP). Sendo assim, cabe à escola buscar inserir a ludicidade no planejamento pedagógico do professor de LP, uma vez que através das práticas lúdicas podem ser desenvolvidas atividades que estimulam a capacidades cognitivas, motoras e sociais dos alunos, constituindo um processo de aprendizagem mais significativo.