Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Palavras-chave "abandono escolar"
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- ItemAs causas do abandono escolar no ensino médio: um estudo de caso em uma unidade de ensino da rede estadual do município de Conceição do Coité.(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Almeida, Marinez Silva; Vellanes, Paulo de TarsoAs elevadas taxas de abandono escolar presente na grande maioria das escolas públicas brasileiras; é um fato que chamou-nos a atenção; pois sabemos que o abandono escolar é um problema gravíssimo, o qual é capaz de gerar consequências desastrosas na vida de muitos adolescentes. Com o objetivo de contribuir para reverter essa realidade preocupante, bem como aprofundar mais os estudos que envolvem a educação pública brasileira, propõe-se, com este trabalho, investigar as possíveis causas do abandono escolar em um Colégio Estadual, situado em Salgadália distrito do município de Conceição do Coité, nas turmas do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio regular noturno. Espera-se com este estudo identificar os motivos que afastam alguns jovens da escola, principalmente aqueles que cursam o Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos procedimentos técnicos utilizados no estudo de campo, o qual prioriza a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real. Para que a pesquisa ocorresse de forma satisfatória, utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados, o mesmo foi aplicado a 10 professores e 10 ex-alunos do colégio; fizemos também observações e análise de documentos arquivados na escola. Além de pesquisas nos sites do IBGE, INEP, PNAD, PNDU, TODOS PELA EDUCAÇÃO e DIREC 12. De acordo com as colocações tanto dos alunos quanto dos professores do colégio no qual essa pesquisa foi desenvolvida, as causas principais do abandono escolar estão distribuídas da seguinte forma: 1° necessidade de trabalhar, principalmente por parte dos homens; 2° Gravidez e falta de interesse. Dessa forma entendemos a necessidade urgente da criação de políticas públicas que consigam assegurar a permanência e despertar o interesse dos jovens pelos estudos, para que os mesmos se mantenham na escola e tenham acesso a educação significativa e de qualidade a qual posso lhes proporcionar uma vida mais digna no futuro.