Licenciatura em Matematica - DCET2
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Navegando Licenciatura em Matematica - DCET2 por Palavras-chave "Estado da arte"
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- ItemEnsino e aprendizagem da álgebra para alunos cegos: garimpando e analisando dissertações e teses nacionais no período de 2015 a 2018(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Lima, Rodrigo Santos de; Baqueiro, Grace Dórea Santos; Silva, Maria Eliana Santana da cruz; Ferreira, Maridete Brito CunhaEste estudo, de natureza bibliográfica e do tipo “estado da arte”, tem como objetivo investigar e analisar as contribuições de autores que desenvolveram dissertações nacionais, defendidas entre os anos de 2015 a 2018, sobre o tema “Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos cegos”. A escolha desse recorte temporal e temático se deu pela necessidade de compreender como o ensino de álgebra vem sendo trabalhado em produções acadêmicas voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência visual, especialmente considerando os desafios impostos por conteúdos de natureza abstrata, como a álgebra. Por meio do mapeamento das produções acadêmicas, buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: qual é o potencial dos materiais didáticos manipuláveis, presentes nas pesquisas analisadas, para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos cegos? Para isso, foi realizada uma busca no banco de teses e dissertações da CAPES, da qual resultou a seleção de (4) quatro trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa. Todas as produções analisadas são dissertações de mestrado profissional. A análise do material foi orientada nas ideias teórica-metodológicas de Bardin, e pelos procedimentos metodológicos de Baqueiro. As dissertações selecionadas foram agrupadas em uma única categoria de análise: pesquisas que tratam do ensino de álgebra voltado para alunos cegos, com o uso de materiais táteis. Encerramos a análise com a seguinte inferência: que os materiais presentes nas dissertações analisadas são relevantes e possuem potencial para desenvolver o pensamento algébrico dos alunos cegos, desde que o professor que porventura queira aplicá-los, tenha essa intencionalidade, principalmente no que diz respeito à condição da analiticidade.
- ItemO olhar geométrico: um estudo das pesquisas que tratam da visualização geométrica segundo Raymond Duval(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Santos, Anna Cecília Perônio Bacelar dos; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Nascimento , Gustavo Pereira; Leal, Maria de Fátima CostaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, destinada a levantar e analisar as contribuições de teses e dissertações que tratam da visualização geométrica no período de 2015 a 2023. O termo visualização, aqui empregado, está na perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval, a qual fundamentou as análises. O referencial metodológico utilizado foi a análise de conteúdo de Laurence Bardin. O procedimento de busca e codificação foi o utilizado por Baqueiro (2016). Como resultado, foi observado que as pesquisas analisadas não apresentam explicitamente os fatores que ajudam ou inibem a atividade de visualização geométrica, ou seja, características das figuras, posições ou contextos que facilitam ou dificultam os tratamentos figurais ou a identificação de propriedades das figuras. Nessa perspectiva, foi constatado que, apesar de as tarefas contidas nas pesquisas solicitarem a mobilização das apreensões perceptiva, operatória e discursiva, há poucas em que a operação de reconfiguração estivesse presente, além da ausência de tarefas para exercitar a desconstrução dimensional das formas. Foi observado, na maioria dos casos, os envolvidos podendo fazer uso da atividade de visualização para solucionar os problemas propostos. No entanto, de modo geral, os autores dos trabalhos pesquisados afirmam que os tratamentos figurais são um meio para o desenvolvimento da visualização.