Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Avaliação Educacional"
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- ItemGestão universitária: uma proposta de orientação para o Núcleo Docente Estruturante do curso de administração(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-21) Costa, Marcelo Neves; Pimenta, Lídia Boaventura; Piau, Deise Danielle das Neves; Miranda, Dayse Lago de; Santos, Elinaldo LealEsta pesquisa investiga a gestão acadêmica pedagógica do ensino de administração no Brasil, como porção da gestão universitária, com enfoque no papel do Núcleo Docente Estruturante (NDE) no curso de Administração presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Sob uma perspectiva sinótica, analisa a evolução do ensino de administração nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, considerando sua origem, demanda e oferta ao longo do tempo. Fundamentado nas teorias organizacionais e críticas, o trabalho explora as influências epistemológicas ortodoxas, funcionalistas emancipacionistas que moldam a formação e atuação do profissional de administração como um continuum, a partir de autores como ALCADIPANI (2016), BERTERO (2006), PAES DE PAULA (2016-2017), SANDER (2007) e outros. Utilizando a pesquisa participante, com sessões reflexivas e rodas de conversa, o estudo busca uma compreensão aprofundada da prática docente à luz das diretrizes curriculares nacionais e das especificidades do contexto brasileiro. Como resultado, propõe-se um Plano de Trabalho Anual para o NDE, tendo como referência a matriz epistemológica proposta por Paes de Paula 2017, dialogando com as DCNs para revisar os práticas e conteúdo pedagógicos de forma unificada entre os campi da UNEB. Este plano visa aproximar o currículo da práxis e das inovações tecnológicas emergentes, como automação e mundo 4.0, previstos nas novas DCNs 2020, essenciais para a atuação do administrador. A proposta final contempla a adaptação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) à realidade dinâmica e tecnológica, promovendo uma formação crítica e inovadora, alinhada às demandas atuais.