Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Avaliação CAPES"
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- ItemEstudo sistêmico da produção docente no âmbito de programas de pós-graduação stricto sensu em educação na modalidade profissional da Universidade do Estado da Bahia - Uneb(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Neves, Eveline Santana; Conceição, Sergui Henrique da; Pimenta, Lidia Boaventura; Parente, Cláudia da Mota DarósEsta pesquisa tem como tema a produção intelectual dos docentes e por objeto de estudo três programas na categoria de mestrado profissional vinculados a área de educação da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o objetivo geral explorar aspectos da produção docente, que impactam na avaliação dos Programas de Pós-Graduação, na modalidade de mestrado profissional, tendo como delimitação temporal a avaliação quadrienal de 2021, equivalente aos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. A pesquisa é do tipo aplicada-documental, onde demos inicio com a pesquisa bibliográfica e documental para trilharmos acerca da pós graduação strictu sensu, o que leva a pesquisa para o parâmetro científico qualitativo, com a categoria acadêmica com as produções qualificadas dos programas a exemplo dos livros e dos periódicos; técnica por meio das produções artísticas e patentes, onde destacamos as apresentações de trabalho e os serviços técnicos e por fim o impacto social com as produções não centralizadas e as articulações dentro do programa. Os dados foram obtidos por meio da leitura exploratória dos registros materializados nos relatórios e dados disponibilizados na plataforma Sucupira/Capes, e, pesquisa junto às páginas oficiais dos Programas. Os resultados obtidos sinalizam que a grande gama de lançamentos de produção lançada pelos programas analisados diz respeito às produções técnicas, seguidas da produção bibliográfica e por fim a artístico cultural. A partir dos achados da pesquisa, foi feito um levantamento baseado nas recomendações dadas pela CAPES na avaliação quadrienal de 2016 aos Programas aqui analisados. Adentramos assim em especial no campo da gestão universitária, não com o objetivo de intervir diretamente na gestão e sim com o esforço em criar possibilidades e/ou ferramentas que possam auxiliar e atender as demandas institucionais.