Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Audiovisual"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurso de Sociocomunicação Audiovisual (Manual-Guia)(2024-01-18) Vaillant Valdes, AlejandroBem-vindo ao Curso de Sociocomunicação Audiovisual (SOA), pensado para alunos do ensino fundamental II e médio. O Curso e este manual-guia são o resultado do projeto de pesquisa “Sociocomunicação Audiovisual: construindo métodos e práticas para uma educação emancipadora”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas á Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A intenção do autor é dar continuidade a este projeto, tanto na sua dimensão acadêmica, através da pesquisa integrada e contínua, quanto na sua dimensão pedagógica e socioeducativa, através do suporte aos educadores para conduzir o Curso SOA. Neste sentido, a continuidade se dará através de um desenvolvimento progressivo do produto e seus elementos facilitadores para pesquisadores, educadores e escolas.
- ItemSociocomunicação audiovisual: métodos e práticas para uma educação emancipadora(Universidade do Estado da Bahia, 2024-01-18) Vaillant Valdes , Alejandro; Souza , André Luiz da Silva; Andrade, Dídima Maria de Mello; Almeida, Djalma Fiúza; Canesso, Natacha StefanniA pesquisa desenvolve e implementa um curso escolar denominado “Sociocomunicação Audiovisual”, e investiga seus impactos ao longo de três trimestres, em dois grupos de quinze alunos com idades entre onze e dezessete anos, matriculados no Colégio Estadual Luís Viana, no bairro de Brotas, Salvador/BA. O curso apresenta a Sociocomunicação como um espaço-processo coletivo de discussão, criação, produção e divulgação de vivências e conhecimento objetivo sobre as questões sociais. As atividades estão configuradas a partir da perspectiva emancipadora e propõem ao educando refletir acerca da realidade social, exercitar o pensamento crítico-científico e vivenciar o trabalho em conjunto como algo significativo. Assim, o curso privilegia a construção de conteúdo conceitual acima das questões operativas e estéticas. De modo geral, a pesquisa tenta responder “quais são os benefícios deste tipo de práticas socioeducativas e seus impactos no desenvolvimento do educando?”. O referencial teórico que norteia esta investigação é formado pela Pedagogia Crítica (FREIRE, 1985; GIROUX, 1997; SAVIANI, 2008); a Educomunicação (DEMO, 1985; SOARES, 2011; KAPLÚN, 1998); a Comunicação (HABERMAS, 2006; HALL, 2016; CHOMSKY, 2008; VERÓN, 2013; WATZSLAWICK, 1991); e a Psicanálise (FREUD, 2010; LACAN, 1975; KANDEL, 2019). Trata-se de uma pesquisa aplicada, de tipo qualitativa, também com fins descritivos, que utiliza a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, questionários, e uma análise interpretativa-dialética como método condutor. Em relação à condução do curso se utilizam métodos e práticas apoiadas na relação dialógica, nas artes como síntese pensamento-emoção, e na experiência crítico-vivencial na perspectiva sócio-construtivista. Como resultado a pesquisa se propõe produzir: (a) um manual-guia para educadores conduzirem o Curso SOA; (b) referências sobre o avanço cognitivo-intelectual operado através de certas práticas socioeducativas; (c) fundamentos teórico-metodológicos que viabilizem a construção de novas práticas emancipadoras; (d) materiais audiovisuais que ilustrem o processo de pesquisa e os benefícios da ação pedagógica.