Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Aprendizagem Baseada em Projetos"
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- ItemModelagem de Processos para Composição de Projetos Didáticos Interdisciplinares(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Franco, João Silvestre dos Santos; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Hohenfeld, Dielson Pereira; Sales, Mary Valda Souza; Hetkowski, Tânia MariaComo consequência da fragmentação do conhecimento, a falta de articulação e in tegração entre diferentes componentes curriculares faz-se um obstáculo a uma visão global da realidade. Nesta conjuntura, enquanto método de ensino e aprendizagem, projetos didáticos desenvolvidos nas instituições de ensino fornecem um caminho pos sível para a superação das fronteiras impostas pela organização curricular baseada em disciplinas. Diante disto, este trabalho busca responder à seguinte questão de pes quisa: como conceber o ensino com base em projetos didáticos de caráter interdiscipli nar para a promoção de uma aprendizagem ativa e o desenvolvimento de habilidades pelos estudantes? Para tanto, como objetivo geral desta pesquisa, propõe-se elaborar uma modelagem de processos para a composição de projetos didáticos interdiscipli nares, a partir da adaptação de elementos da Business Process Management (BPM) para o campo da Educação. Como referencial teórico, a pesquisa traz: acerca do mé todo de ensino e aprendizagem baseado em projetos, Bender (2014), BIE (2008), Moura e Barbosa (2017), Behrens (2017) e Moran (2018); para abordar a categoria teórica de ensino e planejamento didático, Libâneo (2006); para discutir interdiscipli naridade na educação, Fazenda (2017), Fazenda (2015) e Lück (2013); e, traçando um diálogo sobre o desenvolvimento de habilidades, manifestação de competências e avaliação da aprendizagem, Scallon (2015), Zabala e Arnau (2020), Zabala e Arnau (2014) e Sacristán (2010). Como instrumentos de coleta de dados para a concepção da modelagem, em conjunto com observações diretas e participantes de atividades no lócus da pesquisa – uma unidade escolar com oferta de ensino médio integrado –, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com docentes envolvidos na compo sição de projetos didáticos. Com base nisto, em articulação com os quadros teóricos e os elementos analíticos que consubstanciaram a pesquisa, a adoção da Business Process Model and Notation (BPMN) forneceu elementos para representar os modelos de processos em estado futuro (to-be), de acordo com as perspectivas dos docentes participantes. Assim, enquanto produto do mestrado profissional em Educação, a mo delagem de processos possibilitou mapear um conjunto de aspectos que dão forma a um projeto didático interdisciplinar, com base na missão e nos objetivos institucionais e ante possibilidades, potencialidades, restrições e limitações identificadas no lócus.
- ItemUma proposta de desenho metodológico para aprendizagem baseada em projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco(Saber Aberto, 2024-08-15) Aureliano, Taísa Ângela Freire de Souza; Sales, Kathia Marise Borges; Freitas, Gilselia Macedo Cardoso; Conceição, Ana Paula Silva daA presente pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, intitulada “Uma proposta de desenho metodológico para Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco”. Tem como intuito abordar a inclusão digital na Educação do Campo para desenvolver os multiletramentos digitais nos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de um desenho metodológico com aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. À vista disso, surge o seguinte questionamento: Como um desenho metodológico elaborado a partir da concepção da Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP pode contribuir no desenvolvimento dos multiletramentos digitais dos alunos de Anos Iniciais da Educação do Campo? Parte-se do pressuposto de que, a ABP é uma abordagem educacional que enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, envolve a realização de projetos práticos e desafiadores, nos quais os educandos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos e habilidades de diversas áreas em situações do mundo real. Neste sentido, o referencial teórico que norteia esta investigação é formado pela Educação do Campo (Freire, 1996; Arroyo, Caldart e Molina, 2004); os Multiletramentos Digitais (Rojo, 2012; Santaella, 2016); e as Metodologias Ativas (Bender, 2014; Libâneo, 2022; Moran, 2018). A metodologia é inspirada nos pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa-Formação, com métodos do conhecimento dialético, baseada nos estudos de Santos (2019, 2021) e Macedo (2000, 2021), tendo como instrumentos para a produção de dados: um Questionário diagnóstico com os alunos, a Observação participante e registros no Diário de Campo on-line pela pesquisadora, assim como a aplicação de Grupo Focal aos estudantes. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Luciene Maria de Jesus Oliveira - EMLMJO, localizada no Projeto de Irrigação Zé Preá, Agrovila 10, em Orocó-PE. Os participantes foram 15 alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a pesquisadora-docente. Como produto da pesquisa, apresenta-se um Desenho Metodológico, em formato de E-book, contendo em sua estrutura sequências didáticas, cujos conteúdos e áreas do conhecimento foram embasados nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e vivenciados interdisciplinarmente. Como contribuição, esta pesquisa incentiva os alunos a tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado, permitindo que cada criança avance no seu ritmo e explore áreas de interesse, favorecendo um aprendizado mais inclusivo e colaborativo. Assim, conclui-se que, no contexto de uma escola do campo, a utilização da ABP proporciona uma educação engajadora, contextualizada e significativa, além de encorajar os estudantes a trabalhar em equipes, compartilhar conhecimentos e resolver problemas em conjunto, promovendo a autonomia, a criatividade, a comunicação efetiva e a empatia, aprendendo com os erros e experimentando soluções inovadoras enquanto fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade campesina.