Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudantes com deficiência intelectual e a leiturização: desenhos metodológicos baseados em jogos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Santos, Josegleide Elioterio dos, Josegleide; Portela , Claudia Paranhos de Jesus; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romeiro de , Ângela; Machado, Josemeire Dias, Josemeire; Silva, Maria Celeste Ramos da , MariaA presente pesquisa teve o objetivo analisar como os desenhos metodológicos de aprendizagem baseados em jogos digitais podem contribuir para a leiturização de estudantes com deficiência intelectual, matriculados na 3ª série do Ensino Médio, na Escola SESI Djalma Pessoa, situada em Salvador, Bahia. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento foi o estudo de caso, envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual, cursistas da etapa final da educação básica. Para tanto, utilizamos como fonte de dados: entrevistas semiestruturadas com os(as) estudantes, uma pessoa responsável e a docente de Língua Portuguesa de ambos; o relatório médico, como registro de arquivo; a observação participante, a partir da oficina onde foram aplicados os desenhos metodológicos; e a aplicação de questionário, utilizando o teste de Cloze. Tais informações foram elencadas a partir da análise e interpretação feitas por meio da triangulação desses dados, baseadas nos objetivos propostos nesta investigação e em proposições teóricas. Os achados da pesquisa indicaram que esses jogos podem favorecer a compreensão leitora dos estudantes com deficiência intelectual e tem potencial para aplicação na sala de aula regular, contribuindo para a leiturização. Como principal contribuição, essa pesquisa mostra a importância de metodologias adequadas ao ensino da compreensão leitora que contemple os(as) estudantes com deficiência intelectual. No tocante às implicações práticas, os resultados obtidos levaram à criação do e-book “Leitura Ilimitada: Metodologias Inclusivas com Jogos Digitais”, produto dessa investigação. Nele, apresentamos os desenhos metodológicos utilizados na oficina, os quais podem colaborar para que os docentes apliquem a metodologia e/ou recriem outras que possam favorecer a leiturização, a inclusão e a aprendizagem dos(as) estudantes com deficiência intelectual nos espaços escolares.
- ItemGestão pedagógica na graduação à distância: um estudo de caso da UNEAD/UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2017-02-17) Souza, Lívia Fernanda Gomes de; Sales, Káthia Marise Borges; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães deConsiderando a relevância da EaD no contexto atual do Ensino Superior, principalmente o aumento da oferta e procura desta modalidade de ensino nas universidades públicas brasileiras a partir das politicas públicas de incentivo a EaD, o que se configura como uma possibilidade para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade é que se justifica a realização dessa pesquisa acerca da Gestão Pedagógica das ofertas de graduações a distância na UNEAD/UNEB. Assim, o presente trabalho tem como problematizador de investigação o seguinte questionamento: quais princípios e processos de Gestão Pedagógica podem contribuir para a qualificação dos Cursos de Graduação a Distância da UNEAD/UNEB? Apresenta como Objetivo Geral: propor princípios e processos de gestão pedagógica para as graduações a distância da UNEAD, tendo como parâmetro o curso de Administração Pública a distância e como produto final uma Modelagem de Gestão Pedagógica para os cursos de graduação ofertados pela UNEAD. Possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como um Estudo de Caso Descritivo Interpretativo. Tem como campo de estudo a UNEAD/UNEB, sendo o lócus o Curso de Administração Pública a Distância e os sujeitos: Coordenadoras institucionais, tutores, docentes e discentes. Traz relatos e dados a partir de análise documental, da aplicação de questionários online e entrevistas semiestruturadas. Discorreu-se ao longo desta dissertação sobre a Gestão Pedagógica e a Gestão Pedagógica na EaD, sendo as principais referências Mill e Pimentel(2010); Lunardi (2012); Lück (2009).Também discutiu-se o uso das TIC, além dos papéis e funções pedagógicas na EaD, abordou-se ainda a aprendizagem em ambientes atuais de aprendizagem (AAA) e a autonomia dos aprendizes nesses ambientes, tendo como referências Belloni (2006); Kenski (2007); Tori (2010); Freire (1987); Lima Junior (2007); Silva (2006); Neves (2005); Bonilla (2005); Levy (1993/1996); Hetkowski e Lynn Alves (2011); Sales (2013); Tajra (2001). Apresentou-se o histórico da institucionalização da EaD na UNEB, dando enfoque para a Criação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD).Como produto final foi elaborada uma proposta de Gestão Pedagógica para as graduações ofertadas pela UNEAD, no formato de um manual, que poderá se constituir também como referência para situações similares em outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).