Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemEstudantes com deficiência intelectual e a leiturização: desenhos metodológicos baseados em jogos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Santos, Josegleide Elioterio dos, Josegleide; Portela , Claudia Paranhos de Jesus; Kleiman, Ângela Del Carmen Bustos Romeiro de , Ângela; Machado, Josemeire Dias, Josemeire; Silva, Maria Celeste Ramos da , MariaA presente pesquisa teve o objetivo analisar como os desenhos metodológicos de aprendizagem baseados em jogos digitais podem contribuir para a leiturização de estudantes com deficiência intelectual, matriculados na 3ª série do Ensino Médio, na Escola SESI Djalma Pessoa, situada em Salvador, Bahia. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento foi o estudo de caso, envolvendo dois estudantes com deficiência intelectual, cursistas da etapa final da educação básica. Para tanto, utilizamos como fonte de dados: entrevistas semiestruturadas com os(as) estudantes, uma pessoa responsável e a docente de Língua Portuguesa de ambos; o relatório médico, como registro de arquivo; a observação participante, a partir da oficina onde foram aplicados os desenhos metodológicos; e a aplicação de questionário, utilizando o teste de Cloze. Tais informações foram elencadas a partir da análise e interpretação feitas por meio da triangulação desses dados, baseadas nos objetivos propostos nesta investigação e em proposições teóricas. Os achados da pesquisa indicaram que esses jogos podem favorecer a compreensão leitora dos estudantes com deficiência intelectual e tem potencial para aplicação na sala de aula regular, contribuindo para a leiturização. Como principal contribuição, essa pesquisa mostra a importância de metodologias adequadas ao ensino da compreensão leitora que contemple os(as) estudantes com deficiência intelectual. No tocante às implicações práticas, os resultados obtidos levaram à criação do e-book “Leitura Ilimitada: Metodologias Inclusivas com Jogos Digitais”, produto dessa investigação. Nele, apresentamos os desenhos metodológicos utilizados na oficina, os quais podem colaborar para que os docentes apliquem a metodologia e/ou recriem outras que possam favorecer a leiturização, a inclusão e a aprendizagem dos(as) estudantes com deficiência intelectual nos espaços escolares.