Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Palavras-chave "alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDificuldades na produção escrita na alfabetização da educação infantil(UNEB, 2004-08) Oliveira, Selma Rocha deEste trabalho visa aprofundar o estudo das causas que podem afetar as dificuldades de escrita nas crianças de 0 a 6 anos em Fedegosos, especialmente nas classes de alfabetização. A educadora observou, em seu dia a dia, deficiências no processo de aprendizagem, no acompanhamento do sistema alfabético e no desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de distorções na correspondência idade/série. É essencial que os alunos com dificuldades de aprendizagem recebam apoio contínuo e intervenção durante as aulas, respeitando seus tempos e ritmos de aprendizagem. A falta de um ensino produtivo e voltado para o "alfabetizar letrando" pode prejudicar o futuro acadêmico das crianças, tornando-as mais propensas à evasão escolar, um problema crescente. O letramento, entendido como a apropriação da escrita como ferramenta de pensamento e comunicação, deve ser central no currículo da educação básica.
- ItemOlhares sobre a alfabetização: práticas e representações dos professores(UNEB, 2009) Barbosa, Gracionete Batista; Gois, Margarete Mesquita; Silva, Marilza Alves Vilas Boas Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Gomes, Antenor Rita; Sousa, Denise Dias de CarvalhoO presente trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar como ocorre o processo de alfabetização nas escolas municipais de Jacobina e as representações dos professores alfabetizadores em relação a este processo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de caráter etnográfico com três professores, de três escolas públicas de Jacobina, no período de quinze de abril a oito de maio. Os dados foram levantados mediante a observação em sala de aula, entrevista gravada e produções de texto realizadas pelos professores. Verificou-se que os professores pesquisados concebem a alfabetização como um processo contínuo e que não se resume a codificação e decodificação. Fundamentam suas práticas na maioria das vezes na concepção construtivista e demonstram uma preocupação com o letramento dos alunos, procurando alfabetizar dentro de um contexto de letramento; os alunos são ativos e participam das aulas. Essa postura dos professores lhes possibilita a realização de uma prática pedagógica que favorece uma boa aprendizagem de seus alunos
- ItemProcesso de alfabetização leitura e escrita(UNEB, 2001) Lessa , Joanita Marques de Souza; Silva, Neiva Carvalho Pimentel; Oliveira, Selma Rocha de; Rosa, Sílvia Regina Pereira; Oliveira, Lucinete Chaves deEste trabalho tem por finalidade aprofundar nossos estudos, compreender como ocorre a apropriação do conhecimento, através da leitura e da escrita no processo de alfabetização e nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de: Lagoa Nova, Tio Lauro, Tia Almerinda e Fidelina Rocha César.