Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Palavras-chave "Educação do Campo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Teixeira, Larissa de Almeida Oliveira; Dias, Valdinéia Xavier; Marques, Tatyanne Gomes; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Silva, Priscila Teixeira daEste trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.
- ItemFormação dos/as professores/as da escola do campo: quais desafios e dificuldades as pesquisas apontam?(Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Cunha, Marli Caldeira; Souza, Rute de Jesus; Trindade, Domingos Rodrigues da; Carvalho, Maria de Fatima Pereira; Baleeiro, Leidjane FernandesRESUMO Esse trabalho versa sobre a formação de professores e professoras das escolas do campo. O objetivo foi investigar os desafios, as dificuldades e contradições presentes na formação dos/das professores/as das escolas do campo apontados pelas pesquisas realizadas e refletir sobre as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores/as das escolas do campo. A metodologia adotada é qualitativa do tipo bibliográfica a partir de um levantamento nos bancos de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), partindo da análise de artigos científicos, teses e dissertações. A fundamentação teórica foi feita a partir de autores/as que abordam sobre a concepção de formação de professores e professoras do campo: Arroyo (2007), Caldart (2004), Molina e Antunes-Rocha (2014), e Saviani (2009). Os resultados encontrados revelaram os principais desafios e tensionamentos presentes na formação de professores/as das escolas do campo. Apesar dos avanços, encontram-se muitas dificuldades para que as políticas públicas sejam consolidadas. Conclui-se que, mesmo diante desses enfrentamentos, é notável as conquistas alcançadas pela população campesina e os movimentos sociais, possibilitando a promoção de uma Educação do/no Campo.
- Item“Pessoas ouvintes aprender libras precisa”: o que a trajetória de uma aluna surda em escolas do campo tem a nos dizer?(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Paes, Tamara Raiane Rocha; Farias, Sandra Aparecida Lima Silveira; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEste trabalho buscou analisar o processo de ensino e aprendizagem de uma aluna surda no contexto educacional do campo. Para isso, teve como objetivo compreender, de forma geral, o processo educacional do/a educando/a surdo/a, verificar os possíveis desafios e averiguar os avanços educacionais ocorridos durante a trajetória dessa aluna surda em escolas do campo. Para alcançar esses objetivos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso, bem como à análise documental. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionários semiestruturados, direcionados aos/às diretores/as, professores/as e intérpretes, além de entrevistas realizadas com a aluna surda e sua mãe. Constatou-se que o/a estudante surdo/a residente no campo enfrenta obstáculos mais intensos, o que é respaldado tanto pelos estudos analisados quanto pela investigação realizada. Dentre os principais desafios, enfrentados pela estudante surda, pode-se destacar a comunicação restrita aos intérpretes, o desconhecimento da Libras por parte da comunidade escolar, a ausência de intérprete em determinados períodos, a inexistência do AEE na própria escola, a escassez de recursos pedagógicos adaptados e a carência de formação continuada dos/as professores/as no que diz respeito à temática da educação de surdos/as. Os resultados revelam não apenas a ausência de condições adequadas para uma educação inclusiva, mas também a distância entre os direitos assegurados por lei e a realidade vivenciada, apontando a necessidade de melhorias nas escolas do campo do município de Guanambi-BA.
- ItemPresenças e ausências: um olhar sobre as práticas educativas em uma escola no campo do município de Ibiassucê-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Vieira, Brenda Couto; Pereira, Luana de Souza; Trindade, Domingos Rodrigues da; Baleeiro, Leidjane Fernandes; Alves, Tharcizo Augustho Amado PereiraEste estudo tem como objetivo identificar e descrever as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo, buscando compreender de que maneira essas práticas influenciam na construção da identidade da escola do campo. Além disso, pretende-se evidenciar os pressupostos dessas práticas presentes no Plano Municipal de Educação (PME) e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, a fim de verificar se elas dialogam, ou não, com os princípios da Educação do Campo. Diante disso, definiu-se como problema de pesquisa: de que modo as práticas educativas desenvolvidas em uma escola no campo se aproximam ou distanciam dos princípios e fundamentos da Educação do Campo? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, estruturada a partir do levantamento bibliográfico, análise documental e a pesquisa de campo por meio de observações e roda de conversa. Os dados obtidos evidenciaram tanto a presença quanto a ausência de práticas educativas voltadas para a Educação do Campo na instituição investigada. Diante disso, os resultados apontam para a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura nas escolas do campo do município de Ibiassucê, bem como para a importância da formação continuada dos profissionais que atuam nesse contexto e na importância da construção de um documento curricular próprio para atender as demandas e especificidades da Educação do Campo.