Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Palavras-chave "Educação de jovens de adultos"
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- ItemO lugar da escolarização na vida de mulheres camponesas matriculadas na EJA no município de Matina/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Souza, Renata Batista de; Souza, Talita da Silva; Carvalho , Maria de Fátima Pereira; Trindade, Domingos Rodrigues da; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEste estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que objetiva analisar o lugar da escolarização na vida das mulheres camponesas matriculadas na EJA no município de Matina-BA. Neste contexto, utilizou-se como percurso metodológico a abordagem de pesquisa qualitativa e a entrevista semiestruturada com seis participantes residentes no campo e inseridas na EJA, com o intuito de compreender as vivências compartilhadas por elas em relação às suas trajetórias na escolarização e se esta faz parte dos seus projetos de vida. A pesquisa fundamenta-se nos referenciais de Beauvoir (2019), Louro (1997), Carvalho (2021), Freire (1989), Eiterer (2014), Haddad (2013), dentre outros. Espera-se, com o estudo, erguer um extrato sobre as discussões relacionadas à temática em pauta nos últimos anos, além de entender como se dá a presença das mulheres camponesas na EJA, através de uma análise bibliográfica com estudos já publicados sobre o tema. O referencial teórico desenvolvido também aborda os principais pontos acerca das modalidades de ensino que fazem parte da realidade das participantes da entrevista, a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo, como meio de contextualizar suas realidades enquanto mulheres, estudantes e camponesas. Os resultados da pesquisa revelam a realidade vivenciada por elas até à época da pesquisa, os desafios enfrentados dentro das relações de gênero em uma sociedade patriarcal, os motivos que as levam a buscar a EJA e as razões pelas quais abandonaram a escola anteriormente. Por fim, a pesquisa apresenta que a realização de sonhos e a busca por independência são os principais fatores que impulsionam a retomada das mulheres camponesas à escolarização, a qual se mostra uma ferramenta eficaz utilizada por essas mulheres na superação das desigualdades sociais existentes