Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Palavras-chave "Educação Infantil"
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- ItemA emergência da Pedagogia da Infância na formação de professoras da educação infantil no município de Caetité-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Teixeira, Sônia Silva; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Prado, Jany Rodrigues; Pimentel, Adriana MoreiraA formação inicial e continuada dos professores/as que atuam nos espaços coletivos de cuidado e educação é fundamental para assegurar a formação integral das crianças de 0 a 5 anos que já está garantida em Lei. Entretanto, essa formação, muitas vezes, ainda compactua com uma concepção de Educação Infantil com foco no assistencialismo e/ou antecipação da escolarização, em uma perspectiva neoliberal de educação voltada para a aquisição de conteúdos, competências e técnicas focadas no saber-fazer. Tal perspectiva responde às expectativas de uma lógica privatista e empresarial. A partir da Constituição Federal do Brasil de 1988 e da Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as quais reconhecem o direito da criança de 0 a 6 anos de idade à educação e estabelecem a exigência de formação em nível de graduação, ainda que se admita a formação em nível médio para a docência na Educação Básica, deu-se mais visibilidade à Educação Infantil e, consequentemente, à formação de seus/as professores/as. Com os documentos orientadores da Educação Infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, por exemplo, nota-se um viés das políticas de currículo voltada aos princípios das Pedagogias da Infância. Desta maneira, compreendendo a importância da formação de professores/as da Educação Infantil a partir de fundamentos das Pedagogias da Infância para a ação pedagógica, é relevante estudar como esses processos vêm acontecendo nos sistemas de ensino. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral analisar políticas e práticas de formação continuada de professores/as da Educação Infantil no município de Caetité, Bahia, na perspectiva das Pedagogias da Infância. Essa pesquisa configura-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluíram o levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática de formação de professores e Pedagogias da Infância na Educação Infantil na Bahia; a análise dos documentos nacionais e regionais que tratam da formação de professores/as da Educação Infantil; observação participante e análise da documentação pedagógica produzida pelos/as professores/as de Educação Infantil acerca da formação continuada ofertada pelo município, bem como da Revista de Educação Caetité – NEAF. A pesquisa evidenciou a emergência de Pedagogias da Infância como fundamento de formação de professores/as da Educação Infantil no contexto de práticas do município. Os pressupostos dessas pedagogias presentes no contexto de práticas formativas são: vida cotidiana, escuta, protagonismo infantil, planejamento com intencionalidade, documentação pedagógica, múltiplas linguagens, estética do ambiente, pesquisa do cotidiano, formação estética, cultura local, saberes e culturas da infância, narrativas do cotidiano, contextos de experiência e aprendizagem coletiva. Por outro lado, a pesquisa evidencia ausências, mostrando que, embora o município tenha se preocupado com a formação específica dos professores/as dessa etapa da Educação Básica, ainda precisa realizar concurso público para a garantia da atuação de profissionais com formação inicial mínima em Pedagogia para atuarem nessa etapa da educação básica e integrar o quadro funcional docente na formação continuada. Palavras-chave: Educação Infantil. Formação de professores. Pedagogias da Infância.
- ItemA organização dos espaços na educação infantil: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Lima, Flávia Agnália Pereira; Prado, Jany Rodrigues; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Santos, Jamille Pereira Pimentel dosO modo como os bebês e as crianças pequenas utilizam o espaço na Educação Infantil, mediante as interações entre criança/criança, criança/adulto e das brincadeiras, constitui uma discussão fundamental para o estabelecimento de parâmetros e critérios que orientem a formação profissional e a organização de espaços educativos de qualidade, com vistas à promoção de uma educação integral. Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender quais os princípios que orientam a organização dos espaços nessa etapa, especificamente: Discutir os princípios orientadores da dimensão espaço na Educação Infantil; Analisar como a organização dos espaços aparece nos documentos orientadores da Educação Infantil e analisar o que as pesquisas científicas evidenciam sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. A investigação é de natureza qualitativa, na forma de um estudo bibliográfico. A análise foi realizada à luz da revisão de literatura sobre o tema da pesquisa e dos documentos orientadores. A geração de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, através da seleção, leitura e análise sistemática de livros, pesquisas científicas do campo da Educação Infantil e documentos orientadores sobre a organização dos espaços. Desse modo, os dados evidenciam que a organização dos espaços não é neutra e esse espaço físico e relacional deve atender às necessidades e interesses das crianças, a fim de que promovam possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento, exigindo do educador um olhar atento, sensível e ético, visto que os documentos que regem a Educação Infantil, asseguram aos bebês e crianças o direito a espaços de qualidade, que garantam a segurança, igualdade de acesso e respeito à diversidade.
- ItemCultura escrita na educação infantil: uma análise contrastiva entre programas e práticas(2023-07-07) Brito, Milena de Sousa; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Prado, Jany RodriguesO trabalho com a escrita na Educação Infantil tem sido comumente ligado a práticas escolarizantes, antecipatórias do ensino fundamental. Por outro lado, o discurso construído pelos documentos que orientam a Educação Infantil atualmente, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontam caminhos para um trabalho que assegure práticas que garantam a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental (BRASIL, 2010). No ano de 2020, foi publicado o Edital nº 2/2020 do Plano Nacional do Livro Didático, que inclui pela primeira vez, a etapa da Educação Infantil para o recebimento de livros didáticos. Desta maneira, é passível de investigação se esses materiais respeitam as individualidades, os modos de ser, os locais em que vivem, a cultura, e principalmente os documentos orientadores da etapa. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender de que modo a cultura escrita é abordada no Edital nº 02/2020 do PNLD (2022) a partir de uma análise contrastiva com as práticas educativas observadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do Proinfância, no município de Guanambi-BA, que não aderiu a esse Edital. A observação nesta EMEI foi feita a partir da experiência como residente no Programa de Residência Pedagógica em Pedagogias e culturas da infância na Educação Infantil, desenvolvido pela UNEB – Campus XII. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da Universidade do Estado da Bahia em março de 2022 e é de abordagem qualitativa. Os instrumentos de geração dos dados incluem uma análise dos documentos nacionais e regionais da Educação Infantil; levantamento bibliográfico de pesquisas que abordaram a temática do Edital nº2/2020 do PNLD (2022), sobre o uso de livros didáticos na Educação Infantil e a cultura escrita. Foi realizada também duas entrevistas com uma professora da EMEI na qual foi realizada a pesquisa e a observação participante durante dez dias, entre os meses de maio a junho, em uma turma de crianças com faixa-etárias entre 36 a 48 meses de vida. Os dados da observação foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. Por fim, foi feita a análise das respostas dadas por coordenadores e secretários da Educação Infantil de 36 municípios da Bahia ao questionário aplicado na pesquisa do Observatório da Infância e Educação Infantil no primeiro semestre de 2023. A pesquisa evidenciou como as práticas com a cultura escrita são imprescindíveis com as crianças da Educação Infantil, em um trabalho que deve ser desenvolvido cotidianamente como um direito das crianças. Sendo assim, a cultura escrita deve integrar a brincadeira e as atividades cotidianas de forma que faça sentido para as crianças e que parta dos seus interesses. Para além disso, o trabalho ratifica como a literatura infantil, oral e escrita, integram as condições fundamentais para aproximar as crianças das culturas do escrito, em um ambiente que possibilite estas relações pelas crianças, a partir de uma intencionalidade pedagógica.
- ItemPalavras que encantam: a arte literária na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Caires, Laura Aluyse de Araújo; Santos, Miqueias Ramos dos; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Carneiro, Profª Dra. Giane Araújo Pimentel; Freitas, Profª. Ma. Ana Cláudia de Oliveira; Reis, Dra. Sônia Maria Alves de OliveiraOs primeiros encontros dos bebês, das crianças bem pequenas e crianças pequenas com a literatura infantil e sua estética se dão através do diálogo, de uma canção de ninar, da mudança de entonação da voz do pai, da mãe ou de outro adulto responsável. As vivências com essas manifestações da cultura são essenciais na vida da criança e repercute na construção da linguagem, do pensamento, por todo o período da primeira infância e quiçá, pela vida afora. Neste viés, este trabalho de conclusão de curso visa compreender o que as produções acadêmicas revelam acerca da concepção da literatura como arte e sua função estética, na educação infantil. A metodologia adotada pautou-se na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, com o uso da revisão de literatura sobre o tema. A base teórica deste estudo pauta-se em conceitos como a cultura infantil, que envolve a alteridade e a linguagem, o brincar, a imaginação e a beleza, através da perspectiva de Gouvêa (2007); além de discutir aspectos introdutórios acerca da literatura infantil, por meio dos estudos de Colomer (2017) e tecer debates acerca da leitura literária na escola, embasados na obra de Reyes (2012). Os resultados da pesquisa demonstram que há pouca produtividade, especificamente sobre essa temática no país, além do fato de que as pesquisas existentes acerca do tema são historicamente recentes. As produções sobre o tema revelam que a relação dialógica é essencial, desde o início da vida, nas experiências com os bebês e as crianças. Os estudos afirmam ainda que a literatura infantil precisa fazer parte da vida das crianças nas escolas da infância, de forma intencional, respeitando a estética presente na arte literária, pois essas mesmas pesquisas também apontam que a escolarização negativa da literatura ainda se faz presente e, dessa forma, é muito relevante estudar possibilidades de experiências estéticas com o texto literário. A arte não é só pintura com tinta guache e uso do pincel, é também literatura, manifestações populares, contação e leitura de história, composição com materiais não estruturados, entre outras linguagens que nutrem a infância. A estética e a arte presentes na literatura proporcionam o tratamento de assuntos relevantes com as crianças de forma leve, pois a estética se faz presente no encontro com tudo que nos rodeia, como por exemplo, na natureza, na cultura, nas relações sociais, na escuta ativa.