Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Palavras-chave "Educação"
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- ItemEntre artigos e acordes: a música nos anos iniciais do ensino fundamental e as políticas públicas municipais de Iuiu - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Nogueira, Lidiane Rodrigues; Freitas, Ana Cláudia de Oliveira; Conceição, Isaías Ribeiro da; Fernandes, Marinalva NunesEsta pesquisa possui como objetivo identificar o que consta nos documentos legisladores quanto à presença da educação musical nas escolas de Iuiu-Ba, bem como nos documentos de uma escola pública dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município. Visando compreender como este componente é abordado nas políticas públicas municipais, realizou-se uma análise documental do Referencial Curricular Municipal de Iuiu (RCMI) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola objeto deste estudo. Esta pesquisa foi pautada nas abordagens dos teóricos que tratam sobre a educação musical em suas obras, relacionando estas reflexões ao proposto nos dispositivos legais que orientam as atividades docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Perpassando brevemente pela história da música no Brasil, procuramos identificar os caminhos traçados na legislação educacional para a educação musical nas instituições de ensino em busca da compreensão do lugar que esta ocupa nos dias atuais em nossas escolas. A educação musical é um direito garantido a todos os educandos pela Lei n° 13.278 de 02 de maio de 2016, que requer o reconhecimento como conteúdo no currículo escolar. Ademais, a partir das diretrizes municipais que orientam o trabalho pedagógico realizado em sala de aula, foi possível o aprofundamento da compreensão do processo de construção e implementação da referida Lei e obter o acesso às propostas de um lócus específico, ampliando a assimilação da potencialidade de se adotar a educação musical como um dos requisitos fundamentais na formação humana. Concluímos que, dentre os documentos analisados, o RCMI garante a Educação Musical na disciplina Arte, em contrapartida, o PPP apenas menciona este ensino dentro das atividades realizadas em oficinas no contraturno. Deste modo, esta pesquisa contribui para que haja o conhecimento da existência de normas referentes à educação musical que podem ser aprimoradas na prática para que todos os sujeitos possam ter a oportunidade de experenciar a música e ter o acesso à cultura nas escolas.
- ItemPensamento pós-moderno e racionalidade neoliberal: implicações nas Diretrizes Curriculares para a formação de professores no século XXI(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Trindade, Lucas Tarcísio Rodrigues da; Silva, Adelson Ferreira da; Silva, Elenice de Brito Teixeira; Silva, Josias Benevides daO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) resultou de uma pesquisa iniciada no Programa de Iniciação Científica (IC), no ano de 2023, por meio da linha de pesquisa: Sistemas filosóficos, Ciência da Educação e processos formativos. Os resultados da pesquisa foram apresentados na jornada de iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2024. Após esta data, diante do extenso volume de dados, iniciamos a conversibilidade do IC ao formato de Trabalho de conclusão de curso (TCC). O trabalho tem como objetivo identificar possíveis implicações do pensamento pós-moderno na definição dos referenciais normativos da formação inicial de professores no século XXI, no Brasil, tomando como objeto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores, instituídas por meio das seguintes resoluções: CNE/CP nº 1/2002, CNE/CP nº 1/2006, CNE/CP nº 2/2015, CNE/CP nº 2/2019 e CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024, considerando a hipótese de uma possível aliança com os ditames da racionalidade neoliberal. Trata-se de pesquisa qualitativa cuja metodologia foi desenvolvida em três etapas: a primeira organizou por ordem cronológica, todas as diretrizes promulgadas para a formação inicial de professores no século XXI. Determinada a fonte documental, seguiu-se a análise dos documentos, buscando encontrar as principais categorias analítico-temáticas. A segunda etapa, pesquisa bibliográfica, ocorreu por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento pós-moderno, procurando identificar os discursos hegemônicos, padrões ideológicos e possíveis contrassensos e/ou divergências com as tendências crítico-progressistas da educação, no Brasil. Dentre os autores da crítica pós-moderna, que foram usados destaca-se: Bauman (1998), Harvey (2016), Latour (2013), Lyotard (2018) e Vattimo (1996). A terceira etapa, pesquisa bibliográfica, foi por meio da investigação teórico-conceitual e epistemológica, tendo como fonte alguns dos referenciais do pensamento neoliberal. Cabe destacar os seguintes autores que discutem a temática: Ball (2010), Dardot e Laval (2016), Harvey (2014), Libâneo (2014) e Silva (2022). O trabalho aponta para a necessidade de uma posição crítica diante do alcance dos discursos hegemônicos implicados nos documentos prescritivos que regem a formação de professores no Brasil. Constata-se também, que os marcos normativos têm sofrido fortes determinações da condição pós-moderna e da racionalidade neoliberal.