Licenciatura em Pedagogia - DEDC12
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC12 por Palavras-chave "Bebeteca"
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- ItemInterações entre bebês e crianças bem pequenas com os livros literários e mediadores de leitura nos espaços das bebetecas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-03) Guimarães, Ariana Maria da Silva; Pereira, Rosângela de Jesus; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Ladeia, Rayana Thyara de Lima Rêgo; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho tem como objetivo analisar como as interações dos bebês e crianças bem pequenas com os mediadores de leitura e os livros literários, nos espaços das Bebetecas, contribuem para a formação do leitor mirim. A pesquisa é fundamentada na abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, acerca da importância das práticas de leitura na primeira infância, com um recorte temporal de dez anos, que elenca o período de 2015 a 2025. Para isso, utilizamos como referencial teórico Lev Vygotsky (2001) que trata sobre a perspectiva sociointeracionista da aprendizagem, Freire ( 1989; 2013) que discute os saberes fundamentais que todo educador precisa ter e discute a leitura em um sentido amplamente mais crítico, (Reyes 2010; 2017) trabalha a importância da interação entre o bebê, livro e mediadores com a metáfora do triângulo amoroso, Escardó (1999) e Senhorini e Bertolini (2008) que conceituam o espaço da Bebeteca, Colomer (2017 ) e Parra (2011, 2015) ressaltam sobre como a leitura literária é fundamental para a formação cultural dos bebês e crianças bem pequenas, Paulino (2004), discorre sobre como a leitura é vista como literária quando a participação do leitor é predominantemente cultural, Munita (2024) reforça o papel fundamental do mediador de leitura como um agente intencional no processo de leitura, Bittens (2024; 2025) aborda o papel da mediação e da escuta ativa, Grossi (2014), traz como a contação de histórias é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, Saluto (2020), que evidencia a leitura literária primeira infância, Galvão (2016) que discorre sobre como a linguagem verbal habita na criança desde o seu nascimento e Batista (2017), que enfatiza como a leitura pode construir sentidos importantes na primeira infância. Os resultados apontam que as interações dos bebês com os livros nas Bebetecas, ocorrem inicialmente de forma sensorial, uma vez que neste momento o livro é visto pelos pequenos como um outro brinquedo qualquer. Mas, a partir da parceria estabelecida com o adulto durante a mediação literária, os/as bebês/crianças bem pequenas irão descobrir o livro como um artefato cultural e estético. Este estudo destaca a importância das ações do mediador ao propiciar o contato do bebê/criança pequena com o livro, e como esse convívio promove experiências importantes para a construção dos sentidos que envolvem a escuta e o afeto. Partindo desses pressupostos, percebe-se que as interações dos bebês/crianças bem pequenas com os livros, seus pares e o adulto mediador, nos espaços das Bebetecas, são fundamentais para despertar o interesse e a imaginação desses pequenos, tornando-se essenciais para a formação do leitor desde a primeira infância.