Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Inclusão"
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- ItemA inclusão e acessibilidade de crianças com transtorno espectro autista nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de São Desidério – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-10) Soares, Isabella Monteiro; Souza, Joseana de Jesus; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar a análise da inclusão e acessibilidade de alunos com Transtorno do Espectro Autista, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola localizada no município de São Desidério-BA. Para tanto, investigamos por meio da pesquisa de campo, de base qualitativa o processo de inclusão e acessibilidade a partir do diálogo estabelecido pelas discussões referenciadas pela Declaração Salamanca (1994), Constituição Federal (1988), Campbell e Oliver (2003), Reis (2010), Santana (2012), LBI (2015), Mantoan (2015), Mazzota (2012), Canja e Apodoca (2008), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a inclusão não deve ser apenas um ideal, mas uma prática cotidiana que reflita o respeito à diversidade e a dignidade humana. A inclusão e acessibilidade de pessoas com TEA demandam um esforço coletivo e contínuo que não se limita à inserção física no ambiente escolar, mas envolve a participação ativa e significativa das crianças em todas as atividades escolares.
- ItemO processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Nascimento, Rosania Vieira do; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.
- ItemOs profissionais de apoio e o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino médio técnico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Modesto, Karla Kesia de Oliveira; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deA presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as contribuições do profissional de apoio no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista no ensino técnico. Para tanto foi discutido, contexto histórico, conceito e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o processo de inclusão escolar desses estudantes, a educação especial e os profissionais de apoio escolar (PAE). Os principais teóricos que embasaram a pesquisa, foram: Oliveira e Souza (2021); Beyer (2008); Lopes (2018); Batista e Barbosa (2022); Magalhães (2021); Kokkonen, Barbosa e Batista (2022); Brito e Vasconcelos (2016); Serra (2017), além de aportes legais (regulamentações, termos de referências e notas técnicas) que asseguram uma educação de qualidade e o acesso ao mercado de trabalho para todos sem qualquer distinção. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa foi bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que há significativos avanços no processo de inclusão do estudante com transtorno do espectro autista no ensino técnico quando há a presença do profissional de apoio em uma atuação conjunta com professores, família, gestores dos núcleos de apoio e da instituição.