Licenciatura em Pedagogia - DCH9
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Educação infantil"
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- ItemEducação antirracista: abordagens pedagógicas na sensibilização e combate ao racismo no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Lima, Karine Couto; Santos, Millena Amorim Antunes; Argolo, Gerson do Carmo; Santos, Josânia Silva; Hanashiro, Walker UmekiO presente TCC tem como objetivo identificar e analisar de que formas as abordagens pedagógicas antirracista podem ser desenvolvidas, para promover a conscientização, e a luta contra o racismo no ambiente escolar. Para tanto, foi elaborada uma atividade de intervenção pedagógica numa turma de Educação Infantil com a intenção de promover uma reflexão sobre racismo na atualidade, em um país, onde o preconceito étnico racial se expressa de diversas maneiras. Nesse contexto, sabe-se que docentes desempenham um papel fundamental e que devem possibilitar aos alunos, o conhecimento e a valorização da cultura negra e suas contribuições para os costumes e identidade do país. Tratou-se de uma abordagem qualitativa, em que uma atividade de intervenção pedagógica antirracista, foi planejada e implementada na educação infantil, com intuito de provocar reflexões a respeito da temática étnico racial afro-brasileira. A pesquisa-ação envolveu estudantes dos anos iniciais e constou de observações e avaliações de atividades propostas a partir da leitura, debate do livro “menina bonita do laço de fita” da autora Ana Maria Machado.
- ItemO processo de inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-07) Nascimento, Rosania Vieira do; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Santos, Jânia Cardoso dos; Melo, Sandra Cristina Lousada deO presente estudo busca provocar uma discussão salutar e profunda entre os profissionais da educação, acerca do processo de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Para tanto, discutimos os aspectos históricos sobre o autismo, suas características e conceitos, para além, das suas peculiaridades no contexto da educação inclusiva e infantil. Buscamos suporte teórico nas produções de: Oliveira (2021); Chiote (2011); Simão (2020); Schmidt (2014); Orrú (2016); Mendes (2010); Carvalho (2006) além de documentos legais voltados para a educação especial. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo os instrumentos e procedimentos para coleta de dados e informações foram a observação e a entrevista estruturada. Os resultados apontaram que existem ações que favorecem o processo de inclusão, no entanto, não de forma plena, cabendo ao professor/a da sala comum um olhar mais atento.