Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Conceitos científicos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e da aprendizagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Romeiro, Sandra Macedo, Santos, Valdiene de Lima; Santos, Valdiene de Lima; Silva, Darto Vicente da; Pereira, Neiva dos Santos, França, José Benício dos Anjos; França, José Benício dos AnjosA presente pesquisa objetivou investigar o uso de dispositivos digitais como (des)potencializador do processo de ensino e de aprendizagem. Para este fim, buscamos de antemão conceituar o processo de ensino e de aprendizagem, assim como o papel do professor e da instituição escolar nesses processos, subsequentemente, discutimos a educação formal e tecnologia na contemporaneidade. Para fundamentar nossa pesquisa nos baseamos nas contribuições de Reinach (2013), Savater (1998), Libâneo (1994), Saviani (2011) e Tardif (2014). Optamos pela abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa bibliográfica. Podemos apontar os seguintes resultados da pesquisa: o processo de ensino e de aprendizagem se dão via conceitos; o papel da escola é de socialização do saber sistematizado, sendo o professor responsável pela socialização; a aquisição dos conceitos ou conteúdos por parte dos alunos acontece de maneira ativa; por fim, identificamos dispositivos digitais que podem potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, principalmente, quando o professor têm domínio do conceito ou do conteúdo que está trabalhando e acrescenta intencionalidade à sua prática pedagógica.