Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Base Nacional Comum Curricular"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições da literatura para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC para Educação Infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Sá, Jéssica de Jesus da Silva de, Lopes, Sandra Valéria Souza; Lopes, Sandra Valéria Souza; Pereira, Neiva dos Santos; Silva, Darto Vicente da, Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaEste trabalho tem como objetivo geral investigar de que maneira a literatura pode contribuir para a efetivação da proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o trabalho pedagógico na educação infantil. Destacamos aqui também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB e as orientações da BNCC. Neste estudo, ressaltamos ainda a importância de trabalhar com os campos de experiências segundo a BNCC e a importância da literatura infantil para o desenvolvimento dos campos de experiências, favorecendo a imaginação, a criatividade e os aspectos físicos, afetivos e sociais. A metodologia desenvolvida foi inspirada na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa utilizando-se de produção e análise de uma proposta elaborada baseada em 4 livros de Literatura Infantil. Assim com os livros realizamos uma síntese da história em seguida planejamos de forma interdisciplinar os 5 campos de experiências e por fim fizemos uma discussão fundamentada a luz dos teóricos e documentos estudados. O estudo mostrou a importância da literatura associada aos campos de experiências para efetivar o trabalho pedagógico de qualidade na educação infantil.
- ItemAs contribuições dos jogos e brincadeiras para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santana , Aitana Pereira de Souza; Azevedo, Ananda Naraiana Sara Santos Régis de; Pereira , Neiva dos Santos; Silva , Darto Vicente da; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar de que maneira os jogos e brincadeiras podem contribuir para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil. Para isso, enfatizamos a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo essa última que apresenta os campos de experiência que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Assim, destacamos nesse estudo Kishimoto (2017) e, de forma breve, o desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras de acordo com Piaget (1980) e Vygotsky (1991). Salientamos ainda a importância dos jogos e brincadeiras na educação das crianças, ressaltando que ambos são ferramentas/recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, além de favorecer a imaginação, criatividade, empatia e socialização fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Assim sendo, apresentamos a proposta de trabalho com jogos e brincadeiras vinculando aos 5 campos de experiência propostos pela BNCC, elaborando um planejamento com discussão fundamentada. Para realização do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras são ferramentas indissociáveis para a efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil alinhado aos 5 campos de experiência, haja vista que proporcionam estratégias eficazes para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Vale destacar que os professores podem ajustar as práticas pedagógicas utilizando os jogos e as brincadeiras em todos os campos de experiências estabelecidos pela BNCC, propiciando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças da creche e da pré-escola.