Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemPercursos para alfabetizar: análise dos métodos de alfabetização utilizados por uma professora de escola pública de Barreiras - BA(Universidade Do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-22) Santos, Telma Maria Rodrigues dos; Furtado, Rosa Maria; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Amaral, Emília Karla de Araújo; Santos, Jânia Cardoso dosEste estudo investiga os métodos de alfabetização utilizados por uma professora alfabetizadora no 1º ano do Ensino Fundamental I, que atua em uma escola pública de Barreiras-BA. A pesquisa parte da problemática do fracasso na alfabetização e da importância de compreender como ocorre o processo de aquisição da leitura e da escrita. Com base nos conceitos de alfabetização e letramento, buscou-se identificar o método de alfabetização utilizado pela professora participante, analisando suas características e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada pretende contribuir para a compreensão da importância do uso sistemático de metodologias durante o processo de alfabetização, visando melhorar a prática pedagógica.