Licenciatura em Pedagogia - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH9 por Palavras-chave "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-15) Justo, Daniela de Souza; Oliveira, Caroline Campos da Silva de; Cunha, Débora Anunciação da Silva Bastos; Santos, Jânia Cardoso dos; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho de conclusão de curso se propôs a realizar um levantamento e análise das práticas pedagógicas de letramento literário no ciclo de alfabetização, tendo como referência os conceitos de alfabetização e letramento, as habilidades de letramento discutidas pela literatura da área e a proposta pedagógica de uma sequência básica apresentada por Rildo Cosson (2006) que apresenta quatro etapas para o trabalho pedagógico com o letramento literário. A pesquisa de campo de cunho qualitativo, foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental sendo uma de escola pública e outra de escola privada. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de observação. Os resultados da pesquisa mostraram uma grande defasagem no trabalho pedagógico da escola pública no que concerne às práticas de letramento literário que deveriam ser desenvolvidas no processo de alfabetização. Na escola particular, embora seja dada maior atenção ao letramento literário, ainda há necessidade de avanços. Os dados como um todo indicam a necessidade de atenção à formação de leitores desde do ciclo de alfabetização.
- ItemImplicações da consciência fonológica na alfabetização: desenvolvimento das habilidades de ler e escrever(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-07-15) Silva, Marília Alves da; Domingues, Vânia Carla dos Santos; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Darto Vicente da; Wanderley, Marta Maria Silva de FariaO presente trabalho tem por objetivo averiguar as implicações da consciência fonológica durante o ciclo de alfabetização, tendo como foco principal o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, complementada por um estudo de caso com professores alfabetizadores da rede pública de ensino de Barreiras-BA. O estudo fundamentou-se em autores como Morais (1995), Zabala (1998), Cagliari (1998-1999), Ferreiro (1999), Teberosky (1999), Capovilla (2000-2004), Soares (2004-2005), Kleiman (2008), além de alguns documentos como a BNCC, PNAIC e o PACTO, que discutem a relação entre alfabetização, letramento e a consciência fonológica. As informações analisadas evidenciaram que a consciência fonológica é essencial no processo de aprendizagem de leitura e escrita, ao favorecer a compreensão da relação entre grafemas e fonemas, como também, estimula a percepção sonora da linguagem com o sistema de escrita alfabética. A análise mostrou que todo trabalho docente é organizado a partir do uso de uma sequência didática, na qual tem o texto base como fio condutor de todo trabalho pedagógico e a utilização de diversos gêneros textuais e jogos sonoros que estimulam tanto o processo da alfabetização quanto o letramento.
- ItemPercursos para alfabetizar: análise dos métodos de alfabetização utilizados por uma professora de escola pública de Barreiras - BA(Universidade Do Estado da Bahia - UNEB, 2025-07-22) Santos, Telma Maria Rodrigues dos; Furtado, Rosa Maria; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de Almeida; Amaral, Emília Karla de Araújo; Santos, Jânia Cardoso dosEste estudo investiga os métodos de alfabetização utilizados por uma professora alfabetizadora no 1º ano do Ensino Fundamental I, que atua em uma escola pública de Barreiras-BA. A pesquisa parte da problemática do fracasso na alfabetização e da importância de compreender como ocorre o processo de aquisição da leitura e da escrita. Com base nos conceitos de alfabetização e letramento, buscou-se identificar o método de alfabetização utilizado pela professora participante, analisando suas características e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa realizada pretende contribuir para a compreensão da importância do uso sistemático de metodologias durante o processo de alfabetização, visando melhorar a prática pedagógica.