Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Palavras-chave "Bahia"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHigiene escolar e os cuidados com a infância nas teses da faculdade de medicina da Bahia (1889-1925)(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Oliveira, Cléia Regina de; Batista, Ricardo dos Santos; Santana, Cristiane Soares de; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoEste trabalho tem como objetivo analisar as proposições de médicos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) sobre a saúde e higiene infantil, entre 1889 e 1925. Para isso, foi necessário entender o contexto pelo qual a instituição passava, com as transformações relativas à Reforma do Ensino Médico, que apresentou uma educação com maior ênfase na perspectiva experimental. São utilizadas como fontes as teses da Faculdade de Medicina da Bahia, disponíveis no acervo da Biblioteca Gonçalo Moniz e periódicos como a Gazeta Médica da Bahia. Compreende-se que a medicina buscava ditar normas necessárias para uma educação que formasse os indivíduos que seriam o futuro da nação.
- ItemRiachão quer sambar! história e memória do samba de roda em Riachão do Jacuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Cordeiro, Elozane Carneiro; Silva, Marinélia Sousa da; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho tem como objetivo discutir a memória de alguns sambadores e cidadãos jacuipenses preocupados com a divulgação do samba de roda e de outras manifestações culturais de Riachão do Jacuípe, BA. A análise destes eventos culturais evidencia a importância deles como socialização e recreação. A metodologia utilizada para este estudo foi a História Oral, que coleta informações diretamente das fontes, por meio de relatos de experiências e entrevistas com os promulgadores dessas manifestações culturais. A análise dos relatos e depoimentos revelou que esses eventos têm papel importante na construção de um espaço de trabalho solidário e de lazer.
- Item"Tire seu terço do meu útero": histórias e lutas das católicas pelo direito de decidir na Bahia entre os anos 2000-2016(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Soares, Raquel Carneiro; Santana, Ediane Lopes de; Ferreira, Daniela de Jesus; Vasconcelos, Tânia Mara PereiraAs Católicas pelo Direito de Decidir (CDD) surgem no Brasil em 1993. O grupo feminista luta contra as ordens fundamentalistas que regem diversas instituições, é a favor dos direitos e da liberdade das mulheres, tendo como principal bandeira a descriminalização do aborto. Essa pesquisa nasceu devido ao Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em História, pela Universidade do Estado da Bahia – Campus XIV. O trabalho tem como recorte geográfico o Estado da Bahia, e como recorte temporal os anos 2000 a 2016. O objetivo geral foi compreender, desde o nascimento do movimento na Bahia, as relações e enfrentamentos vivenciados pelas CDD dentro da Igreja Católica e também fora dela, visto que há uma grande invisibilidade e desconhecimento sobre o grupo e sua trajetória. Foram utilizados os trabalhos da historiadora Scott (1990) para entender os significados em torno do gênero e suas relações de poder, Berth (2019) e Sardenberg (2006) conceituam o empoderamento como instrumento de fortalecimento a partir da Teologia Feminista construída pelo grupo, além dos trabalhos de Brites (2014) e CDD (2003) para compreensão da trajetória do movimento. O trabalho é uma pesquisa qualitativa, que tem como base o cruzamento de fontes escritas e documentais das próprias CDD, como por exemplo seus relatórios e folders, além das fontes orais, através de entrevistas cedidas pelas multiplicadoras na Bahia.