Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC14 por Palavras-chave "autonomia"
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- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemAs estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do sexto ano de língua inglesa no contexto da escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Luma Jarlan Ferreira; Bastos, Juliana; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoO presente trabalho tem como intenção primeira investigar como as estratégias de aprendizagem podem facilitar o aprendizado de língua inglesa (doravante LI). O objetivo da pesquisa não está apenas em mostrar as estratégias de aprendizagem (doravante EA) utilizadas por alunos do 6º ano, mas em observar também o desempenho desses alunos em sala de aula, ao usar EAs, e identificar quais são as mais eficazes no processo de assimilação da LI. Os registros feitos neste trabalho reúnem informações coletadas através da análise das observações da prática docente e de questionários aplicados com alunos e professores de uma escola pública. Apesar de utilizarem um número razoável de EAs, os alunos nem sempre estão atentos à adequação e à produtividade delas. Nesse sentido, parece interessante que o foco do professor não esteja apenas no conteúdo ensinado, mas também na forma com que os alunos respondem à sua proposta pedagógica e encaram a aprendizagem. Neste sentido, o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem sua metaconsciência e a se tornar responsáveis pela sua aprendizagem. Assim, eles poderão desenvolver a habilidade de selecionar, implementar e avaliar as EAs mais apropriadas para suas necessidades.
- ItemEstratégias utilizadas na compreensão dos diversos usos gramaticais do sufixo –Ing.(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Araujo, Jamile de Oliveira Lima; Oliveira, IrenilzaEsse trabalho tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelos aprendizes brasileiros da Língua Inglesa como Língua Estrangeira na compreensão dos diferentes usos do sufixo ing; levando em consideração as semelhanças e distinções existentes entre o gerúndio do Português e do Inglês. Para isto, foi realizada uma pesquisa com os estudantes do curso de Letras-Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, da UNEB CAMPUS XIV, Conceição do Coité. Considerando a teoria da interculturalidade, defendida por Byram (2001), Brock (2010), ressalta-se o quanto a língua materna do aprendiz interfere no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira. Diante disso e das respostas obtidas através dos questionários, percebeu-se que a grande maioria dos estudantes sempre associa o ing ao gerúndio da Língua Portuguesa, desconsiderando seu uso em outras classes gramaticais. A minoria que demonstrou compreender a amplitude de seus usos apresentou diferentes estratégias utilizadas nesse processo: recorrer a seus conhecimentos sintáticos já internalizados, tentando compreender o sentido das sentenças; ou recorrer a seus conhecimentos sintáticos-morfológicos, levando em consideração as regras dos usos dos tempos verbais e os elementos sintáticos presentes em cada sentença.
- ItemMobile learning: o uso do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de língua inglesa na comunidade de Conceição do Coité – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Sacramento, Douglas Santos do; Eluf, Cristina Arcuri; Eneas, Brisa; Gertrude, LíbiaO presente trabalho propôs-se apontar como a utilização das TIC’s(tecnologias da informação e comunicação) nesta pesquisa especificamente o uso do aparelho celular smartphone que pode auxiliar os estudantes de Língua Inglesa (LI) a alcançarem um nível maior de autonomia utilizando-se dos recursos de maneira autônoma. Foi analisado quais as potencialidades do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia da LI por estudantes graduandos do Curso de Letra/Inglês da UNEB – Departamento de Educação –Campus XIV , que faziam utilização do aparelho, bem como as questões relativas a aprendizagem de LI no contexto universitário e fora dele com o auxílio desse gadget. A escolha do tema que norteia a pesquisa desse trabalho, surgiu em virtude da relevância que esses aparelhos estão adquirindo na vida das pessoas, dos estudantes em geral, no âmbito acadêmico, neste sentido procuramos investigar as maneiras pelas quais o estudante de LI pode utilizar o aparelho para aumentar a autonomia na aprendizagem, para assim poder aperfeiçoar as quatro habilidades presentes no processo de ensino/aprendizagem da LI: speaking, listening, writing e reading. Objetivamos, assim demonstrar como aprendizes de LI podem inserir essa tecnologia (Smartphone) em sua “rotina” de aprendizado da LI de modo mais efetivo e eficaz, fazendo uso dessa tecnologia a seu favor na aquisição da LI. Tornar-se mais independente e autônomo em seus estudos e não somente utilizar o aparelho como meio de comunicação. Isto posto vale salientar que o uso das tecnologias para o aprendizado não “elimina”, ou descarta a necessidade de um professor presencial.
- ItemWhatsApp na aprendizagem da LI: uma nova proposta para o ensino público em Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Neves, Fabiana Araújo; Eluf, Cristina Acuri; Enéas, BrisaNesta trabalho foi feito um pequeno esboço histórico de quando surgiu os primeiros aparatos tecnológicos e quando passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, até chegar nas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho propõe apresentar aos professores novas práticas pedagógicas através do uso de ferramentas digitais, como também sugerir aos estudantes autônomos novos meios de adquirir uma segunda língua de forma mais rápida e prática. Além do mais, apresenta opiniões de teóricos dando seu ponto de vista sobre a questão da autonomia na aprendizagem. Apresentamos também a pedagogia de multiletramentos, onde sugere aos professores novas práticas educacionais. Através de questionários aplicados a alguns estudantes foi possível conhecer a opinião deles em relação a eficácia do uso da ferramenta whatsapp na aprendizagem da língua inglesa.