Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
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O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemJogos de tabuleiro em sala de aula(2025-04-03) Santos , Irlane Moreno; Rocha , Gabriela SilveiraLivro elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade ( PPGELS/ UNEB - Campus VI), como resultado da pesquisa de mestrado com o propósito de contribuir com a prática pedagógica do professor da educação básica. Este livro está divido em duas partes. Na parte I você encontrará um conjunto de oito temas contemporâneos que foram construídos para trabalhar com questões que conectam diferentes áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e sociais Aplicadas, Matemática e suas tecnologias e S T Linguagens e suas Tecnologias todas voltadas para os temas contemporâneos transversais. Na parte II, você encontrará oito kits de jogos, um para cada tema que foi apresentado parte I desse livro. Para um melhor planejamento das aulas, estes temas estão organizados em Discutindo o tema (texto), Proposta didática (plano de aula) e um kit de jogo para ser reproduzido e aplicado em sala de aula com o seu aluno.
- ItemPotencialidades da utilização da cidade de Rio do Antônio– BA como espaço de aprendizagem na Educação Básica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-28) Oliveira, Noélia Carvalho de; Rocha, Gabriela Silveira; Cunha, Ana Luiza Salgado; Gusmão, Adriana David FerreiraAs mudanças na sociedade demandam novas abordagens no ensino, integrando o cotidiano dos estudantes aos conteúdos escolares. Uma estratégia eficaz é usar aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais da cidade em que o aluno vive, permitindo que os alunos se conectem com experiências reais, tornando a aprendizagem eficaz. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática de ensino de professores da Educação Básica sobre o uso da cidade de Rio do Antônio – Bahia como recurso pedagógico em sala de aula. Para isso, busca investigar como a cidade pode se tornar um espaço de saber no ambiente escolar, analisar as principais práticas de ensino utilizadas pelos professores da Educação Básica para promover uma aprendizagem significativa, bem como sistematizar propostas didáticas e experiências educacionais da prática docente relacionadas à cidade de Rio do Antônio – Bahia. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, realizada no Colégio Estadual do Rio do Antônio, na cidade de Rio do Antônio, tendo como sujeitos da pesquisa seus professores. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2024, por meio da aplicação de questionários aos docentes. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: na primeira, foi feita a apresentação da proposta de pesquisa aos professores; na segunda, foi realizada a aplicação do questionário com os docentes e a análise das respostas; na terceira, foi feita a coleta das atividades que já tinham sido desenvolvidas pelos professores e foram elaboradas outras atividades pela pesquisadora e pelos professores; na quarta, as atividades foram organizadas e compiladas no livro intitulado "Rio do Antônio: saberes e ensino", abordando diversos aspectos da cidade juntamente com as atividades desenvolvidas. De acordo com as informações coletadas, foi possível identificar que a maioria dos professores já havia desenvolvido alguma atividade envolvendo a cidade de Rio do Antônio; no entanto, não há muitos registros sobre as atividades descritas, sendo necessária, assim, a criação de estratégias para que propostas que envolvam a cidade possam ser consultadas por outros professores, como é o caso do livro “Rio do Antônio: saberes e ensino”, que apresenta as propostas sobre como a cidade pode ser trabalhada em sala de aula como forma de contextualizar o ensino. A pesquisa revela que há vários locais como a feira livre, igrejas, espaços culturais, ruas históricas, além dos aspectos históricos e culturais da cidade de Rio do Antônio que são excelentes potencialidades pedagógicas.
- ItemRio do Antônio - BA: saberes e ensino(2025-04-28) Oliveira, Noélia Carvalho de; Rocha, Gabriela SilveiraEste livro tem como objetivo auxiliar o estudo da cidade de Rio do Antônio – BA, ampliando a compreensão das cidades enquanto espaços dinâmicos de aprendizagem. Aqui você encontrará suporte para discutir diversos aspectos da cidade sob uma perspectiva local. O livro Rio do Antônio: saberes e ensino permite conhecer um pouco da história, da cultura, das tradições e das riquezas naturais de Rio do Antônio, além de apresentar propostas didáticas adaptáveis a diferentes realidades, contribuindo significativamente para os processos de ensino e aprendizagem. É um material importante para o reconhecimento das práticas de ensino dos professores e a valorização da cidade de Rio do Antônio como um espaço de saber, aprendizado e construção de conhecimento. Além disso, promove o reconhecimento da história e da cultura local, proporcionando uma educação mais contextualizada e significativa para os alunos, pois conecta os conteúdos curriculares à realidade em que vivem. Também facilita a integração de diferentes disciplinas ao abordar a cidade de maneira interdisciplinar e fomenta o compartilhamento de práticas educacionais e ideias de atividades que incentivem os professores a adotar novas estratégias e a adaptá-las às particularidades de cada escola, contribuindo, assim, para a melhoria da educação básica. Este livro é fruto da colaboração de diversas pessoas – professores, moradores e representantes de órgãos públicos – que cooperaram para concretizar esta iniciativa. Ele está estruturado em cinco capítulos, cada um abordando um aspecto único de Rio do Antônio – BA. No capítulo 1, Minha Cidade Tem História, são explorados os eventos históricos da cidade; no capítulo II, Aspectos Culturais, Tradição e Memórias, destacam-se as manifestações culturais, tradições e festividades, além das homenagens às personalidades locais que marcaram a história do município; o capítulo 3, Aspectos Ambientais, retrata as belezas naturais e os desafios ambientais da região; o capítulo 4, Explorando os Cenários Urbanos de Rio do Antônio – BA por m, o capítulo 5, Propostas Didáticas, apresenta locais com potencial educativo; , reúne sugestões pedagógicas alinhadas aos temas apresentados nos capítulos anteriores, ideais para serem incorporadas em sala de aula. Utilizar os diversos aspectos da cidade como recursos pedagógicos pode ser uma abordagem prática e envolvente para a aprendizagem. Este livro propõe algumas ideias de como realizar essa conexão! Esperamos que a leitura inspire novas formas de ensinar, valorizando o conhecimento local e servindo como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisa envolvendo alunos, professores e a comunidade em investigações mais profundas sobre a cidade. Assim, convidamos você a explorar Rio do Antônio por meio de uma verdadeira viagem pelas páginas desta obra. Que os conhecimentos aqui compartilhados sejam uma ferramenta valiosa na construção de saberes sobre a cidade em sua prática docente.