Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Palavras-chave "aplicabilidade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemErre se possível! O desafio da função quadrática(Universidade do Estado da Bahia, 2018-03-05) Araújo, Aparecido oliveira; Oliveira, João victor silva; Silva, Daniel de Jesus; Felipe, Francisco Flávio Alves; Rocha, Júlio Max Xavier daEste trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, onde apresentaremos o produto educacional por nós intitulado como “Erre se possível!”, o qual tem funcionamento intimamente ligado às propriedades da parábola. No seu decorrer analisamos a relevância deste tipo de produto através de respaldos teóricos encontrados durante um estudo bibliográfico em que se buscou autores que defendem este tipo de método de ensino, como Lara (2005), Lorenzato (2006), Mendes (2011), além de materiais de instrução como os PCNs (1997) organizados por órgãos competentes. De modo geral pode se notar o respaldo da teoria construtivista no uso desta proposta, que vem em produção crescente nos trabalhos de mestrado e em eventos de educação matemática. Com a aplicação do produto objetiva-se construir o conhecimento de alunos do 1º ano do ensino médio no que se refere a funções de segundo grau e seu gráfico, pois sua metodologia de aplicação é fundamentada principalmente na capacidade reflexiva da parábola, sendo possível a partir daí, trabalhar vários outros conceitos pertinentes ao conteúdo. Nos capítulos aqui presentes, são apresentados a visão de estudiosos sobre a importância da utilização de jogos em sala de aula as quais nos possibilitou perceber que estes, quando bem planejados, enriquecem o ensino, muitas vezes dando significação e aplicabilidade ao conteúdo. Consta também uma revisão sobre as funções quadráticas, parábolas e suas propriedades deixando claro a presença destas implicações matemáticas no jogo, há ainda a apresentação do aparato em si, analisando em quais aspectos sua utilização seria relevante para criar um ambiente que favoreça a aprendizagem. Este estudo levou em consideração os posicionamentos dos pesquisadores estudados e as metas educacionais que circundam o exercício da docência. Acreditamos estar dando além de uma contribuição teórica sobre a aplicação deste recurso à comunidade acadêmica, uma pesquisa que pode ser estendida a campo efetuando a aplicação e análise de resultados haja visto que já se tem este estudo no campo teórico.