Licenciatura em Matematica - DCH6
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCH6 por Palavras-chave "adição e subtração"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemModelagem matemática: o uso do material dourado como forma lúdica de ensinar adição e subtração no Fundamental I(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Ferreira, Danila dos Santos; Pereira, Roméria Guedes; Sousa Neto, José Brilhante de; Sousa Neto, José BrilhanteAtualmente o ensino da matemática requer uma renovação de metodologia, a qual é aplicada aos discentes. É importante ofertar conteúdos e conceitos ampliando seu significado e sua importância para a vida do aluno. Perante o desafio do docente em aliar a teoria à prática, esse trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do material dourado como ferramenta para o ensino da adição e subtração em uma turma de ensino fundamental I da Escola de aplicação Anexo ao IEAT. Pode-se citar o material dourado como um dos recursos que auxiliam na aprendizagem e que possui fácil aplicação e manipulação. Abordaremos neste trabalho de cunho qualitativo, o uso do material concreto para as aulas de matemática, o histórico do material dourado , a manipulação do material dourado e cálculos de adição e subtração. Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se como base teórica principal Costa (2005), Kishimoto(1993), Vygotsky, (1984), Kamii (1990),entre outros. A partir do objetivo, pretendendo esclarecer a importância em trabalhar com materiais manipuláveis, optamos demonstrar a eficácia do material dourado através da aplicação de uma oficina a fim de ensinar adição e subtração por meio de um material concreto. Os resultados preliminares o uso do material concreto, desde que utilizado de forma de forma dirigida pode melhorar o ensino da matemática e a compreensão dos conteúdos por parte dos educandos.