Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Contemporaneidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemReligiosidade e formação na prática docente da escola contemporânea(2021-10-26) Braga Neto, José Ribeiro; Santos, Luciano Costa; Costa, Livia Alessandra Fialho da; Almeida, Vanessa Sievers deNeste trabalho procuro identificar, compreender e refletir como professores(as) de uma escola confessional, oriundos de diferentes áreas de conhecimento, constituem e elaboram o saber de base religiosa no cenário contemporâneo. Neste sentido, a pesquisa é sobre os processos de ensino-aprendizagem conduzidos por docentes que se implicam com uma educação marcada pela perspectiva da religiosidade e seu influxo na formação discente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base fenomenológica, envolvendo 5 professores e 5 estudantes concluintes do Ensino Médio de uma escola católica de Salvador. Foram executados grupos focais com docentes e discentes, separadamente, e aplicação de questionários individuais semiestruturados. Inicialmente, o fator religioso é aqui apresentado a partir dos contornos fornecidos por Libânio (2002), que vincula religiosidade, religião e fé percebidas no espaço público. Na esteira de Santos (2013), o texto situa criticamente a racionalidade moderna e a pertinência da revisitação a fontes fecundas de sentido não alinhadas à lógica utilitarista, que invade os campos da religião e da educação. Amplia-se esta abordagem pela perspectiva de Scannone (1990) com uma racionalidade de caráter “sapiencial” enraizada na América Latina. Em seguida, articula-se a base fenomenológica da religiosidade com o conceito de “formação” trabalhado por Edith Stein e Adair Aparecida Sberga (2014). Logo, insere-se a percepção da religiosidade que acontece na educação formal com as ideias do “saber de experiência”, descrito por Larrosa Bondía (2002) e da “educação como iniciação”, de Peters (1979). Por fim, com apoio de Emmanuel Levinas e Gadamer (1997), Vieira e Placco (2013) e os irmãos Boff identificam-se, os critérios fornecidos pela religiosidade como pertinentes à escola contemporânea e notabilizam uma educação em que acontece a espiritualidade, o cuidado ou responsabilidade com os outros e a Terra (ética), a aprendizagem da reverência aos mestres formadores (autoridade) e a transmissão de um legado de sabedoria (tradição). O trabalho ainda apresenta aspectos hegemônicos da religião no Brasil urbano contemporâneo discutidas por Oliveira (2013) e suas implicações no contexto sociocultural latinoamericano, anotadas por Löwy (2016), bem como busca refletir o núcleo éticomítico de nossa cultura latino-americana, desde uma perspectiva decolonial movida por Dussel (2016). O fio condutor deste trabalho, portanto, será o estudo da religiosidade enquanto dimensão formativa, que não é capturada pela lógica pragmática da produção de conhecimentos ou ensino de competências e habilidades, mas se implica com um “saber que” e “saber como” que fornece critérios à formação dos estudantes e ao papel social da escola contemporânea. A inspiração teórica fundante desta pesquisa leva em conta o sentido da educação, com base nos trabalhos de Arendt (2002) e Almeida (2011), enquanto responsabilização dos adultos pela produção de vínculos de crianças, adolescentes e jovens com o mundo comum.