Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
O PPGEduC tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Concentração Educação e Contemporaneidade, considerado o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEduC preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisa, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo – disciplinas, pesquisas, dissertações / teses e publicações.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "Brinquedoteca Universitária"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemAs ações lúdico-formativas da brinquedoteca universitária e suas contribuições para o fazer dos pedagogos monitores egressos da UNEB - Campus I(UNEB, 2024-08-30) Ribeiro, Taís Viana Villa; Farias, Larissa Soares Ornellas; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva daO surgimento do espaço, denominado de brinquedoteca, principalmente às universitárias, traz uma configuração importante para a sociedade. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender de que forma a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire potencializa a formação dos educadores da Educação Básica, que foram monitores nesse espaço, através de suas ações lúdico-formativas. A metodologia se constitui em ser uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, empírica - bibliográfica e documental, amparada na base epistemológica da fenomenologia. Este trabalho traz como instrumento a entrevista, que optou-se por ser semi-estruturada. Para a análise de dados a escolha se deu pela análise do discurso. O lócus norteador foi a Brinquedoteca Universitária Paulo Freire, os sujeitos são pedagogos egressos que atuam na Educação Básica e foram monitores da referida brinquedoteca, onde receberam formações lúdicas durante o período da graduação. Teve como sujeito também um coordenador da brinquedoteca a fim de investigar como se dá o processo destas formações. Para orientar o processo reflexivo da discussão apresentada escolheu-se as contribuições dos estudos de Gilles Brougère (1998), Luckesi (2005), Kishimoto (1998), Moyles (2002), Tardif (2011), Fortuna (2010), Santos (2007), Pimenta (2005), Contreras (2010), dentre outros. Assim, foi possível através desta pesquisa mapear as atividades lúdico-formativas desenvolvidas na brinquedoteca universitária Paulo Freire - UNEB, entender como são desenvolvidas e de que forma impactam o fazer pedagógico dos professores monitores egressos. Logo, é possível concluir que tais formações promovem reflexões, habilidades e conhecimentos acerca das especificidades das infâncias e do brincar, além de possibilitar um olhar sensível e cuidadoso sobre o direito das crianças ao brincar. Percebeu-se ainda que tais ações lúdico-formativas são de suma importância para a constituição da identidade docente bem como para a atuação do professor da educação básica que foi monitor egresso desse espaço.