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- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemVagas para relações públicas do perfil profissional e da profissão nos concursos públicos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Costa,, Diego Roberto Barreto; Cordeiro, Tânia Regina FernandesA inserção no mercado de trabalho relaciona-se com um processo de identificação dos profissionais e da importância de sua função. Em se tratando das Relações Públicas, profissão marcada por um frágil reconhecimento social, instaura-se a dúvida a respeito dos contornos adotados nas solicitações do mercado para a identificação deste agente. A presente monografia, então, se inscreve nesta discussão buscando entender o perfil do profissional de Relações Públicas configurado nas seleções para o mercado, especificamente nos concursos com vagas para empresas públicas. Tendo como metodologia a Análise de Discurso, tomaram-se as provas específicas de Relações Públicas como objeto, de modo a enxergar as características que definem a representação deste profissional. Como resultado, percebeu-se um profissional “genérico”, composto por uma multiplicidade de atributos operacionais. O requisito básico exigido para a admissão deste agente é a habilidade de organizar e executar eventos. A observação desta representação fez ver, por outro lado, o papel da profissão na construção do perfil. O próprio campo profissional estabelece os contornos do perfil encontrado e o adota como estratégia para a inserção no contexto das organizações.
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemPlanejamento de relações públicas Forte São Marcelo(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Trindade, Samia; Aragão, CláudiaEste trabalho de conclusão de curso foi construído para a disciplina Projeto Experimental, ministrada no oitavo semestre, como pré-requisito para a obtenção do diploma de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. A categoria escolhida foi o Planejamento de Relações Públicas para a organização Forte São Marcelo com o objetivo de aperfeiçoar, através da comunicação, o relacionamento da organização analisada com os seus públicos de interesse.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemPlanejamento de relações públicas da biblioteca prof. Edivaldo Machado Boaventura(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Argôlo, Yasmin Santos de; Aguiar, RuyO projeto aqui exposto trata-se de um Planejamento de Relações Públicas realizado para a Biblioteca Prof. Edivaldo Machado Boaventura, biblioteca universitária central da Universidade do Estado da Bahia. Constitui-se portanto no relato e análise dos contextos externos e internos onde a Biblioteca se insere, revelando as diversas variantes que interferem na organização – políticas, sócio econômicas, demográficas, tecnológicas e culturais – como também seus aspectos administrativos, físicos, processuais e comportamentais, cujas informações foram adquiridas através de pesquisa bibliográfica, observação diária e constantes entrevistas. O projeto conclui-se com a utilização destas informações para a construção de um diagnóstico, reconhecendo as potencialidades e fragilidades da organização, e a sugestão de estratégias que reforcem as relações da Biblioteca Central com seus públicos, aumentando sua valorização e representatividade social.
- ItemBaianidade, imagem e as políticas públicas de turismo: uma análise dos PPAS da Bahia e Salvador de 2016 a 2021(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Mastrangeli , Flaminia; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José Veiga; Sá, Natália Silva Coimbra de; Amazonas, Archimedes RibasO presente trabalho consiste em analisar de que forma o conceito de baianidade é utilizado pelas políticas públicas da Bahia e de Salvador, com intuito de alavancar a atividade turística. A análise é feita por intermédio da leitura dos Planos Plurianuais vigentes em 2019, do Estado e do Município. A pesquisa desenvolvida analisa o conceito de cultura, identidade cultural, imagem e turismo cultural, que são tidos como pontos contextualizadores do trabalho, visto que o elemento norteador, a baianidade, que se refere a Salvador e ao Recôncavo, é uma construção identitária firmada por intermédio de instrumentos simbólicos e estéticos de uma localidade. Desse modo, é necessário conhecer a história e fases desse ethos do povo baiano, identificando o que influenciou e ressignificou o termo e analisando como é abordado nos discursos oficiais atuais. Para a elaboração deste estudo, a metodologia utilizada foi de base bibliográfica, descritiva, interpretativa e documental. Desse modo, a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento de dados já elaborados e análise de documentos oficiais, levando a conclusões preliminares que a baianidade ainda é estratégia oficial, presente nas ações dos gestores públicos, para promover a atividade turística.
- ItemTurismo LGBT no Rio Vermelho: o caso das boates San e Amsterdam(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Bispo, Elis Renata da Paixão; Sá, Hanna Midlej Pimentel; Vieira, Salete; Viñal Júnior, José Veiga; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Sá , Natália Silva Coimbra deO turismo para o segmento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT) possui bastante relevância, tanto para o mercado brasileiro, quanto no âmbito acadêmico. É uma tendência de mercado, pois movimenta milhões na economia do país. Seu público, cada vez mais exigente, busca novas tendências, enquanto os empresários buscam atraí-los através de novidades. O presente trabalho acadêmico tem como objetivo refletir sobre o papel do turismo nas boates LGBT, no caso da Amsterdam e SAN, localizadas no bairro do Rio Vermelho em Salvador, Bahia. Dessa maneira, como objetivos específicos, o trabalho aponta a importância do turismo LGBT na cidade, traça qual é o papel das boates no avanço desse segmento do turismo em Salvador, descreve o funcionamento das duas casas noturnas e explica como elas se inter-relacionam. Para a sua metodologia, foram utilizados os métodos de abordagem qualitativo e quantitativo, além da observação direta, pesquisa bibliográfica, aplicação de entrevistas e questionários aplicados durante julho de 2019. Dessa forma, entende-se que o turismo LGBT possui grande importância para a economia da cidade de Salvador, e que as duas boates tentam atender a esse público através da inovação e avaliação minuciosa das tendências de mercado.
- ItemLazer e turismo: reflexões sobre sua interface nas publicações acadêmicas(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-27) Silva, Bruna Santos; Santana, Mauro Gutembergue dos Santos de; Vieira, Salete; Sá, Natália Silva Coimbra de; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues deEste estudo tem como objetivo investigar a interface entre lazer e turismo por meio da publicação de artigos científicos entre 2007 a 2016, tendo em vista os caminhos percorridos para tais relações, as possibilidades de estas serem trabalhadas, frente a dois universos dinâmicos e complexos. Nesta perspectiva questiona-se o significado de lazer, baseando-se nas concepções de tempo que o permeiam, o tempo livre, ócio, e o próprio lazer, além das visões que cercam o turismo, em seus aportes teóricos, históricos. Trata-se de uma investigação descritiva, pesquisa bibliográfica pautada em trabalhos, livros e artigos que tratam o sobre a interface entre lazer e turismo, possibilitando uma análise qualitativa dos artigos trabalhados. Foram selecionados artigos que pudessem trazer a temática sobre lazer e turismo, por meio dos seus títulos totalizando 23 artigos, no entanto, após a leitura destes apenas 5 foram considerados, pois seus conteúdos e títulos vinculavam-se diretamente com o tema interface entre lazer e turismo. A discussão do objeto desta pesquisa realiza-se ao entender a importância do turismo e do lazer na sociedade, desde quando surgiram, até os dias atuais, e a maneira como os dois temas se relacionam em termos de proximidades ao serem trabalhados, pois é perceptível a presença do lazer nos assuntos tocantes ao turismo, e vice-versa, ainda que resulte em entendimentos equivocados quanto à importância de cada um. Verificou-se com este trabalho que há necessidade de diálogo entre os estudos do lazer e os estudos do turismo para que seja possível o surgimento de pesquisas profundas sobre a interface entre ambos, pois estes temas por si já requerem atenção detalhada, além do apoio das universidades frente aos pesquisadores, uma vez que estes dentro de seu próprio contexto não podem promover as trocas de conhecimento com acadêmicos de outra região, ou outras áreas de atuação.
- ItemGestão ambiental no cenário hoteleiro de Salvador: a verificação de parâmetros da ISO 14001:2015 no Fiesta Bahia Hotel(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-28) Gomes, Paloma Santos de Lima; Estrela Filho, Ricardo da Silva; Santos, Scarllete Rastelli Amorim dos; Vieira, Salete; Viñal Júnior, José Veiga; Freitas, Jorge Antonio Alardo Rodrigues de; Sá, Natália Silva Coimbra deTratar da atividade turística e hoteleira atualmente, em cidades metropolitanas no Brasil e em outros países do mundo, tem ganhado bastante espaço. A gestão ambiental é um tema com destaque nos dias atuais, com isso os novos empreendimentos hoteleiros estão passando por reformas e melhorias, com intenção dos benefícios da gestão externa e interna da gestão ambiental. A ABNT traz a ISO 14001:2015, uma norma especifica que cuida das questões ambientais dentro das organizações como é o caso do Fiesta Bahia Hotel localizado na cidade de Salvador no bairro do Itaigara. Assim, o objetivo desta pesquisa é refletir a maneira com que o empreendimento hoteleiro Fiesta Bahia Hotel classificado com 5 estrelas, único funcionando na segmentação de eventos na cidade de Salvador trata das questões ambientais delegadas pela norma internacional que diz respeito a gestão ambiental, NBR ISO 14001:2015. Para realização da mesma, utilizou-se de uma metodologia dedutiva, histórica, comparativa através de procedimentos de forma básica, documental, levantamento, o caso e a utilização de instrumentos para a coleta de dados. Após a coleta foi registrado pelos pesquisadores que o Fiesta Bahia Hotel não segue à risca os requisitos da ISO 14001:2015, mas preocupa-se com questões ambientais salientadas neste trabalho em forma de redação final.
- ItemAcessibilidade para pessoas com deficiência visual na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Fernandes, Jaiza Costa Azevedo; Oliveira, Lais Apomplo de; Lima, Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior , José Veiga; Vieira, SaleteA acessibilidade é um assunto bastante discutido atualmente pela sociedade. No entanto, pessoas com deficiência, especificamente deficiência visual, encontram diversos obstáculos na visitação de monumentos e/ou nas instalações de equipamentos culturais, por falta de acessibilidade e adaptações apropriadas. A presente pesquisa tem como tema ‘Acessibilidade para deficientes visuais na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador/Ba’. Possui como objetivo caracterizar a acessibilidade para deficientes visuais na Arena Fonte Nova. Por ser um equipamento cultural bastante utilizado na cidade de Salvador e totalmente adequado para esta pesquisa, sendo o ponto de partida para despertar o interesse na elaboração de novas pesquisas e pode tornar-se sugestivo para melhorias de equipamentos culturais no que se referem ao atendimento as pessoas com deficiência visual. O método utilizado baseou-se em pesquisa básica, bibliográfica, documental, estudo de caso, qualitativa, descritiva, exploratória e dedutiva. Como principal conclusão, a pesquisa identificou que a Itaipava Arena Fonte Nova se encontra parcialmente acessível para os deficientes visuais, carecendo de pequenas adequações.
- ItemO uso de recursos audiovisuais em atrativos turísticos: o caso do Museu Casa do Rio Vermelho(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Nascimento , Amanda Saldanha; Alves, Ana Paula de Jesus; Santos , Yasmin Pereira dos; Viñal Junior, José Veiga; Lima, Carmen Lúcia Castro; Vieira, SaleteOs museus exercem um papel fundamental na promoção do turismo e na disseminação e preservação da história e cultura de uma localidade. São equipamentos que preservam a identidade cultural de uma sociedade, e possibilitam aos mais jovens um contato com a cultura e história vivenciadas em outras épocas do passado. Os museus desempenham uma função crucial dentro do turismo cultural e são, em muitos casos, o principal atrativo de uma localidade. Atualmente, uma nova tendência que agrega as ferramentas tecnológicas aos acervos dos museus tem tido expressivo crescimento, e muitos são os espaços que já aderiram a essas mudanças. A Casa do Rio Vermelho, museu e memorial localizado na cidade de Salvador (BA), é um exemplo a ser citado. O espaço que conta a história do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, adaptou seu acervo e ambiente as modernas ferramentas, caracterizando-se como um ambiente museal audiovisual. Por conseguinte, o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância dos recursos audiovisuais no museu Casa do Rio Vermelho. Os métodos utilizados envolvem pesquisa teórica e de campo, e metodologia básica, bibliográfica, documental, qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Para tratamento dos dados da pesquisa foram aplicados questionários. No universo do turismo, o uso dos recursos audiovisuais em museus ressignifica este atrativo, estimulando o hábito de visitação a estes ambientes, oferecendo uma oportunidade de um envolvimento mais profundo e real com a história.
- ItemParque São Bartolomeu: reflexões sobre a sua estrutura para visitação turística(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Silva, Catarina Tereza Neves Torres Barbosa da; Ferreira, Victor Emanuel dos Santos; Matos, Isaac dos Anjos; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Silva, Emília Maria Salvador; Vieira, SaleteO Parque São Bartolomeu está inserido em uma área de Mata Atlântica e faz parte da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Cobre. Ele está situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Por se tratar de uma área natural situada em Unidade de Conservação, alguns cuidados para a sua utilização devem ser tomados, e a estrutura deve estar adequada para o uso de visitantes, inclusive para visitações turísticas. Este trabalho busca descrever a estrutura do parque São Bartolomeu para a visitação turística, mostrando quais aspectos devem ser levados em consideração para a sua utilização de forma consciente, buscando a conservação desse parque que abriga um dos principais remanescentes de Mata Atlântica em zona urbana do Brasil. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica, documental e descritiva, utilizando como instrumentos de coleta a aplicação de questionário e realização de entrevistas na pesquisa de campo. Evidenciou-se que o Parque, após a reforma de requalificação concluída em 2014, se tornou mais bem estruturado e consegue atender de forma mais adequada os seus visitantes, bem como a comunidade local. Porém, alguns aspectos ainda devem ser melhorados, sobretudo a questão da segurança, a conscientização por parte dos autóctones a respeito do sentimento de pertencimento que o Parque remete, além de uma maior promoção deste local por parte do poder público, incluindo a sua valorização e divulgação como um patrimônio da cidade.
- ItemO programa de fortalecimento da produção associada ao turismo cultural: o caso do grupo Botica Rhol(2020-03-16) Silva, Pablo Henrique Oliveira da; Conceição, Vinicius Silva da; Santos, Tadeu Bello dos; Vieira, Salete; Silva, Emília Maria SalvadorA produção associada ao Turismo, ou somente PAT, é uma ramificação da atividade turística que contribui para a melhoria de produtores que vivem no entorno dos locais onde essa atividade ocorre. O objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso é analisar a aplicação do PRODETUR/BTS, por meio do programa PAT, no grupo Botica Rhol. Utilizando das metodologias de pesquisa básica e bibliográfica, ela também é uma pesquisa documental e uma pesquisa-ação, além de possuir uma abordagem qualitativa. E por fim, é uma pesquisa descritiva. O Botica Rhol é um grupo produtivo que se localiza na região do centro histórico de Salvador. O material de trabalho do grupo são cosméticos medicinais produzidos com materiais naturais coletados em terreiros de candomblé. O grupo iniciou sua participação no programa PAT com fragilidades a serem superadas, principalmente no que diz respeito às ações de marketing e produtividade, visto que o grupo possuía dificuldades para a coleta de matéria prima para a produção dos seus produtos. Ao longo do programa, o grupo se mostrou bastante assíduo e participativo, obtendo alguns dos melhores resultados do programa como um todo, e fazendo com que os seus pontos fracos fossem superados através das ações propostas pelo programa.
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