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- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemVagas para relações públicas do perfil profissional e da profissão nos concursos públicos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Costa,, Diego Roberto Barreto; Cordeiro, Tânia Regina FernandesA inserção no mercado de trabalho relaciona-se com um processo de identificação dos profissionais e da importância de sua função. Em se tratando das Relações Públicas, profissão marcada por um frágil reconhecimento social, instaura-se a dúvida a respeito dos contornos adotados nas solicitações do mercado para a identificação deste agente. A presente monografia, então, se inscreve nesta discussão buscando entender o perfil do profissional de Relações Públicas configurado nas seleções para o mercado, especificamente nos concursos com vagas para empresas públicas. Tendo como metodologia a Análise de Discurso, tomaram-se as provas específicas de Relações Públicas como objeto, de modo a enxergar as características que definem a representação deste profissional. Como resultado, percebeu-se um profissional “genérico”, composto por uma multiplicidade de atributos operacionais. O requisito básico exigido para a admissão deste agente é a habilidade de organizar e executar eventos. A observação desta representação fez ver, por outro lado, o papel da profissão na construção do perfil. O próprio campo profissional estabelece os contornos do perfil encontrado e o adota como estratégia para a inserção no contexto das organizações.
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemPlanejamento de relações públicas Forte São Marcelo(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Trindade, Samia; Aragão, CláudiaEste trabalho de conclusão de curso foi construído para a disciplina Projeto Experimental, ministrada no oitavo semestre, como pré-requisito para a obtenção do diploma de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. A categoria escolhida foi o Planejamento de Relações Públicas para a organização Forte São Marcelo com o objetivo de aperfeiçoar, através da comunicação, o relacionamento da organização analisada com os seus públicos de interesse.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemPlanejamento de relações públicas da biblioteca prof. Edivaldo Machado Boaventura(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Argôlo, Yasmin Santos de; Aguiar, RuyO projeto aqui exposto trata-se de um Planejamento de Relações Públicas realizado para a Biblioteca Prof. Edivaldo Machado Boaventura, biblioteca universitária central da Universidade do Estado da Bahia. Constitui-se portanto no relato e análise dos contextos externos e internos onde a Biblioteca se insere, revelando as diversas variantes que interferem na organização – políticas, sócio econômicas, demográficas, tecnológicas e culturais – como também seus aspectos administrativos, físicos, processuais e comportamentais, cujas informações foram adquiridas através de pesquisa bibliográfica, observação diária e constantes entrevistas. O projeto conclui-se com a utilização destas informações para a construção de um diagnóstico, reconhecendo as potencialidades e fragilidades da organização, e a sugestão de estratégias que reforcem as relações da Biblioteca Central com seus públicos, aumentando sua valorização e representatividade social.
- ItemPráticas integrativas complementares e o stress ocupacional na classe bancária de Salvador(2022-12-01) Silva, Lucas Souza daEste artigo tem como objetivo analisar as Práticas Integrativas Complementares (PICs) e o stress ocupacional da classe bancária de Salvador. Foi realizado uma pesquisa tipo survey de caráter predominante qualitativo com aspectos quantitativos, feita através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para verificar o nível de stress da subpopulação da pesquisa e o uso das PICs, foi aplicado um questionário através do Google forms a 90 bancários de salvador no período de junho a outubro de 2022. Os resultados dessa pesquisa mostram que apesar da classe bancária conviver com índices elevados de stress, apenas 30% da subpopulação estudada usam as PICs como auxiliares na gestão do stress ocupacional. Conclui-se que as ações de intervenção para melhoria desse fenômeno são insuficientes, acarretando nos indivíduos sintomas de esgotamento mental e físico que trazem prejuízos a saúde e a produtividade dos colaboradores.
- ItemA adaptação dos usuários de um setor do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (INEMA) ao Sistema Eletrônico de Informações Estaduais (SEI)(2022-12-01) Boa Morte, Michelle SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
- ItemEstilos de liderança no cargo de diretor de operações: influências e resultados nas organizações startups no ano de 2022(2022-12-07) Virgens, Michele Farias dasDiante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo buscou identificar o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (C6 Bank, Neon e Nubank). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas, os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hardskills) na área não é o suficiente, as habilidade e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como softskills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar a equipe. Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as SoftSkills requisitadas por essas organizações.
- ItemPlano integrado de gestão de resíduos sólidos para o Departamento de Ciências Humanas (DCH I) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): uma proposta para otimizar a gestão de resíduos sólidos(2022-12-20) Ribeiro, Felipe da SilvaO presente estudo na área de gestão ambiental e sustentabilidade, sobre a gestão de resíduos sólidos do Departamento de Ciências Humanas do Campus I da UNEB, localizado no município Salvador, no recorte temporal 2020 – 2022, propõe um plano integrado de gestão de resíduos sólidos para a otimização da gestão de resíduos sólidos do Departamento, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) de 2010 e no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) de 2022. Para o desenvolvimento da pesquisa, por meio de estudo de caso que resultou neste artigo científico, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a observação direta intensiva, por observação participante, e a entrevista semiestruturada. Configurou-se como sujeitos dessa pesquisa profissionais envolvidos nos processos de gestão do Departamento. Após a análise dos dados coletados, concluiu-se que a ausência de um plano de gestão de resíduos sólidos dificulta a otimização da gestão dos resíduos, pois não há critérios e metas a seguir, validando a importância da proposta deste estudo. O plano proposto tentou ser o mais fiel possível a atual realidade da gestão de resíduos sólidos do Departamento constatada através do estudo, esboçando um diagnóstico o qual levou ao levantamento de alguns possíveis cenários, e estabelecimento de 5 metas a se atingir em curto, médio e longo prazo, a partir das diretrizes, estratégias, programas e ações estabelecidos.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.
- ItemUma análise de Fundos de Investimentos em Ações com Gestão Ativa e o Mercado Eficiente(2022-12-22) Quadros, Vítor MatosO presente artigo tem como objetivo avaliar a performance de fundos de investimentos em ações com gestão ativa e investigar a Hipótese do Mercado Eficiente (HME), com vistas a sua validade acadêmica conceitual. Este trabalho permeia a visualização do desempenho de fundos de ações com histórico igual ou superior há 10 anos da sua data de criação, a partir do levantamento público (quantitativo) das informações a eles relativas na plataforma Mais Retorno, relacionando-os à benchmarks financeiros do cenário econômico nacional, bem como índices e demais indicadores de desempenho do mercado de ações. Os resultados indicam evidências concretas em 22 (37,30% da amostra) fundos no limiar de tempo, do registro de rentabilidades consideravelmente superiores ao Ibovespa – mas eles não consideram a soma dos intervalos em que o crescimento foi menor que benchmark.
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
- ItemPlano de negócio na empresa familiar Gaika(2022-12-22) Bastos, Mariana FilgueirasEste trabalho de conclusão de curso tem o intuito de desenvolver o plano de negócios da Gaika Queijaria, uma empresa familiar que tem como público-alvo pessoas que buscam uma alimentação natural, artesanal, de qualidade e com sustentabilidade. As análises do ambiente, tanto interno como externo, ajudarão a empresa a analisar suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, definindo estratégias que auxiliarão a superar as ameaças e fraquezas e potencializar as forças e oportunidades. Com base nessas informações, juntamente com toda a parte financeira da empresa, alcançaremos a viabilidade da empresa e o seu crescimento.