Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 96
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemA Sala do Coro do Teatro Castro Alves sob a ótica do turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-15) Almeida , Bruno Eduardo Vinhas de; Bandeira, Ariadna da Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dosO teatro é uma das mais antigas linguagens da arte exercida pelo ser humano, como tal é reconhecido como parte da cultura mundial e traz em seus textos, montagens e apresentações especificidades do local onde ocorre. O turismo, atividade econômica em voga na sociedade moderna, utiliza-se da cultura como forma de atrativo para um destino, alia-se à economia da cultura para fomentar os produtos culturais de uma localidade e, então, apropriar-se desta cultura como oferta para o desenvolvimento de suas atividades. O presente estudo apresenta uma análise do público dos espetáculos teatrais apresentados na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e do seu público potencial visando a avaliação destes como atrativo potencial para o turismo cultural da cidade de Salvador. O trabalho visa ressaltar a importância de se rever o teatro (espetáculo) como forma de manifestação cultural e analisá-los como opção à diversificação da oferta do turismo cultural na capital baiana.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemVagas para relações públicas do perfil profissional e da profissão nos concursos públicos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Costa,, Diego Roberto Barreto; Cordeiro, Tânia Regina FernandesA inserção no mercado de trabalho relaciona-se com um processo de identificação dos profissionais e da importância de sua função. Em se tratando das Relações Públicas, profissão marcada por um frágil reconhecimento social, instaura-se a dúvida a respeito dos contornos adotados nas solicitações do mercado para a identificação deste agente. A presente monografia, então, se inscreve nesta discussão buscando entender o perfil do profissional de Relações Públicas configurado nas seleções para o mercado, especificamente nos concursos com vagas para empresas públicas. Tendo como metodologia a Análise de Discurso, tomaram-se as provas específicas de Relações Públicas como objeto, de modo a enxergar as características que definem a representação deste profissional. Como resultado, percebeu-se um profissional “genérico”, composto por uma multiplicidade de atributos operacionais. O requisito básico exigido para a admissão deste agente é a habilidade de organizar e executar eventos. A observação desta representação fez ver, por outro lado, o papel da profissão na construção do perfil. O próprio campo profissional estabelece os contornos do perfil encontrado e o adota como estratégia para a inserção no contexto das organizações.
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemPlanejamento de relações públicas Forte São Marcelo(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Trindade, Samia; Aragão, CláudiaEste trabalho de conclusão de curso foi construído para a disciplina Projeto Experimental, ministrada no oitavo semestre, como pré-requisito para a obtenção do diploma de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. A categoria escolhida foi o Planejamento de Relações Públicas para a organização Forte São Marcelo com o objetivo de aperfeiçoar, através da comunicação, o relacionamento da organização analisada com os seus públicos de interesse.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemA qualidade do serviço no Terminal Rodoviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Souza , Marizete Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Ana Paula Costal da; Silva, Flavia Souza daAs pessoas estão sempre em busca de bens e serviços que atendam as suas necessidades, exigindo cada vez mais do mercado a excelência na prestação destes serviços. Neste contexto insere-se a qualidade de serviços constituindo-se em um aspecto determinante para a manutenção de qualquer organização frente ao mercado competitivo. Deste modo, esta monografia aborda a qualidade de serviços no Terminal Rodoviário de Salvador sob a percepção dos usuários com relação aos serviços que são prestados pelos estabelecimentos existentes no mesmo. O Terminal Rodoviário de Salvador é administrado pela organização Sinart e começou a ser construído em 1972 para atender a demanda de crescimento da cidade. Construído em arquitetura moderna condizente ao desenvolvimento a qual a cidade passava, foi inaugurado em 1974, e ao longo dos anos passou por vários processos de reformas e ampliações de suas instalações visando oferecer maior comodidade aos seus usuários. Para a contribuição deste estudo monográfico, discutiu-se a relação entre o turismo e os meios de transportes, onde o Terminal Rodoviário de Salvador encontra-se inserido, apresentando sua história e características, bem como a gestão da qualidade de serviços em suas instalações. O objetivo que norteou este trabalho foi o de avaliar o Terminal Rodoviário e se os serviços que são ofertados pelo mesmo estão atendendo as necessidades de seus usuários. Para a consolidação desse objetivo, foi definida a qualidade em si, e como ela se torna um elemento importante para o desenvolvimento da qualidade de serviços na área do Turismo, assim como a qualidade de serviços ofertados no Terminal mediante a ótica de seus usuários. Com esta pesquisa pôde-se observar que a satisfação do consumidor está ligada a maneira de como a administração atua para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemA hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Dias , Maria Jerusa de Jesus; Reis, Rosana Santana dos; Muniz, Moema de Souza Silva; Cypriano, Carlos Alex de CantuáriaNa busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.
- ItemSeguindo a trilha: dos braços de Castro Alves ao Largo do Pelourinho(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Santos , Liziane Ferreira dos; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisO lazer e o turismo são assuntos que se complementam, visto que este se caracteriza como uma das atividades de interesse do lazer em que, também, é possível vivenciar e praticar outras opções de lazer. Para que sejam aproveitadas pela população e por visitantes de outras cidades é necessário que haja um planejamento por parte das instituições públicas, sempre observando os interesses dos moradores, que sofrerão as conseqüências da realização das atividades. O Centro Histórico de Salvador, por ser um espaço que durante seu processo de revitalização foi pensado para o lazer e o turismo é um exemplo de como as políticas públicas agem e se relacionam em um local. O estudo de caso dessa área tem a finalidade de demonstrar a relação entre as políticas públicas para lazer e as de turismo que são pensadas e praticadas no Centro Histórico de Salvador, seu uso como equipamento de lazer para a população e atrativo turístico para os visitantes. Empregando, para isso, a combinação entre pesquisa descritiva e exploratória, o estudo fez uso de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Esta, realizada no objeto de estudo, através da aplicação de formulários para a população e turistas passantes pelo local e a realização de entrevistas com órgãos competentes para se entender melhor o objeto. Dessa forma, são discutidas ao longo do trabalho conceitos, definições, ações empregadas e o uso do Centro Histórico. Agrega, enfim, a conclusão que identificou nos eventos a principal relação existente entre as políticas públicas na área. Percebeu-se, também, a importância em um maior investimento na divulgação e incentivo ao uso de equipamentos culturais e de lazer da área, pela população, que de certa forma poderiam contribuir para a formação de uma identificação cultural com o local, e com a atividade do turismo.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemTurismo pedagógico: potencialidades e práticas no Centro Histórico de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-13) Amorim , Jamille de Santana Miranda; Silva, Francisca de Paula Santos da; Beltrão, Olívia Nolasco; Vieira, Regina Lucia BastosO Turismo Pedagógico configura-se como ferramenta utilizada por instituições de ensino com finalidade de alargar o conhecimento adquirido pelo estudante em sala de aula, constituindo-se como um nicho de mercado para agências de viagens, principalmente em cidades históricas. Diante disto, o presente estudo de caso tem por objetivo analisar o Centro Histórico de Salvador como locus para o Turismo Pedagógico, avaliando sua potencialidade e práticas desenvolvidas no local. Para tanto, foram levantados alguns atrativos com potencial para o desenvolvimento de atividades educativas, além de entrevistas realizadas em instituições de ensino que executaram visitas com este fim e em agências de viagens e turismo, no caso, operadoras de receptivo, que atuam no mercado de Turismo Pedagógico em Salvador. Identificou-se que o Centro Histórico de Salvador é um local em potencial para atividades educativas devido aos seus atrativos, que permitem a abordagem de variadas áreas do conhecimento como história, arte, cultura, literatura, dentre outras. Concluiu-se que este atrai instituições de ensino fundamental e médio de municípios baianos e outros estados, bem como a presença de agências de viagens que desenvolvem práticas educativas de forma ampla e interdisciplinar.
- ItemMuito mais além do Carmo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-16) Guimarães, Gisele da Silva; Reis, Rosana Santana dos; Bina, Eliane Dourado; Barbosa, Antônia ReisA globalização e a massificação fazem com que as pessoas procurem conhecer as particularidades dos grupos sociais. O turismo e a cultura estão inter-relacionados, já que o primeiro utiliza o segundo como recurso para a sua realização. Neste contexto o turismo cultural é um segmento da atividade que cresce gradualmente. Sendo o patrimônio cultural o principal atrativo dos destinos considerados culturais, é necessário que exista um planejamento da atividade, para assegurar a continuidade da comunidade e seu patrimônio, pois estes são os que sofrem diretamente os resultados das atividades. O Centro Histórico de Salvador passou por diferentes momentos e suas áreas evoluíram de maneiras diversas, até parte dele ser revitalizado, principalmente para fins turísticos e lazer, sendo um dos principais destinos culturais brasileiro. Todavia, sua sub-região, Santo Antônio/Carmo manteve sua população local e uma consequente conservação do patrimônio cultural material e imaterial. A análise desta localidade tem o objetivo de investigar seu patrimônio cultural e sua relação com a comunidade e o turismo local. Adotando, portanto, a pesquisa bibliográfica, a descritiva e a de campo; esta última realizada no objeto de estudo, com a realização de entrevistas com agentes sociais e entidades relativas à área, também através da aplicação de formulários com os moradores e os turistas e visitantes da localidade. Comenta-se ao longo da pesquisa, conceitos, definições, a utilização da sub-região e seu patrimônio pelo turismo. Por fim, conclui-se que a manutenção da comunidade no local foi importante para a conservação do seu patrimônio, porém não foi apenas este potencial que influenciou os investimentos turísticos na região, a revitalização do centro histórico e as facilidades para esses investimentos pelo governo, também motivaram, esta procura para negócios na área. Portanto, faz-se necessário a organização da atividade junto a gestão participativa para que não ocorra a descaracterização do seu patrimônio cultural.
- ItemA prática do mergulho recreacional como atividade turística(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Santos , Paulo Jorge da Hora dos; Feitosa, Ana Paula; Guaré, Sandra Regina Corrêa; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva , Francisca de Paula Santos daA costa litorânea de Salvador, principalmente a Baía de Todos os Santos, possui elementos favoráveis à prática do mergulho recreacional. Este estudo buscou a caracterização destes elementos através de levantamentos bibliográficos e técnicas exploratórias de pesquisa a fim de possibilitar uma abordagem relacionando o turismo sustentável, o lazer, a recreação e o mergulho recreacional; evidenciar elementos naturais e artificiais submersos, favoráveis à prática do mergulho de lazer na Baía de Todos os Santos e demonstrar a importância das práticas sustentáveis para o desenvolvimento do mergulho recreacional nesta baía. Desta forma, verificou-se que apesar de a área estudada possuir características naturais e elementos artificiais que se configuram em pontos atrativos para mergulhadores recreacionais, o reconhecimento legal da atividade e a utilização de práticas sustentáveis são necessários para o desenvolvimento do mergulho recreacional na área investigada.
- ItemMarketing em destinos turísticos: uma análise das ações promocionais do projeto Praia 24 Horas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-17) Souza , Karoliny Lacerda de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães de; Oliveira, Fabiano VianaO presente trabalho trata da investigação dos segmentos turísticos considerados pelas ações promocionais do projeto Praia 24 Horas com o propósito de elevar o tempo de permanência de turistas na Bahia após o Carnaval de 2008. Para tanto, foram levantadas abordagens acerca do marketing em destinos turísticos, em especial as ações promocionais voltadas ao público já presente na localidade promovida, e, como base para o objeto de análise, a Bahia foi identificada turisticamente, junto ao seu órgão responsável pelas ações de marketing. Para atingir os resultados esperados, o estudo foi pautado no método descritivo e exploratório, através da pesquisa documental e bibliográfica, com destaque para o case Praia 24 Horas, elaborado pela Bahiatursa, em 2008, com o propósito de concorrer ao prêmio Top Turismo da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB). Diante de tal investigação, identificou-se que o Praia 24 Horas considerou o turismo de sol e praia e o turismo cultural como essenciais para o estímulo à permanência de turistas até o fim do verão no destino Bahia, mais especificamente em Salvador, já que na edição 2008 o evento só foi realizado nesta cidade. Partindo dessa premissa, notou-se que a Bahia por suas diversas potencialidades, merece destaque e direcionamento de esforços em outras modalidades turísticas que não apenas o sol e praia. A inserção do turismo cultural foi uma idealização louvável, mas ainda há outras possibilidades de exploração na Bahia durante a alta estação, afinal, como o próprio Estado defende, a Bahia é muito mais verão.