Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 146
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfroempreendedorismo: histórias de afroempreendedores periféricos(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-19) Sales, André Luis de Jesus; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Bomfim, Felipe Rodrigues; Albuquerque, Katia Silene Lopes de SouzaA presente investigação trata-se de um estudo de caso guiado pelo método biográfico cujo tema é o Afroempreendedorismo no Nordeste de Amaralina, bairro periférico localizado em Salvador/BA. O Afroempreendedorismo é uma subcategoria do Empreendedorismo Negro que tem como escopo a partir da divulgação da cultura afro brasileira, ser ferramenta de luta e resistência no combate ao racismo em todas as formas e os preconceitos que acometem o povo negro. O Nordeste de Amaralina apesar de estar geograficamente bem localizado, ter uma produção cultural relevante e boa infraestrutura, é conhecido apenas por conta da violência. No bairro há um comércio local forte, explorado principalmente por pessoas negras, chamadas de afroempreendedoras. O estudo de abordagem qualitativa e caráter exploratório partiu do seguinte questionamento: como os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina concebem o afroempreendedorismo? O objetivo geral foi investigar se os empreendedores negros do Nordeste de Amaralina, concebem as suas atividades como afroempreendedoras. Os resultados mostram que para os entrevistados, as atividades desenvolvidas são afroempreendedoras, uma vez que visam fortalecer a cultura afro-brasileira, ser um instrumento de combate ao racismo, além de fundamental para o empoderamento econômico e social dos mesmos e da comunidade onde vivem. Conclui-se que o afroempreendedorismo é concebido pelos participantes da pesquisa, como um movimento que fornece subsídios para que a população negra que vive num bairro estigmatizado pela marginalidade, tenha orgulho da sua identidade étnico-racial e tenha condições de enfrentar as vulnerabilidades e os preconceitos que a assola, visando uma sociedade justa, igualitária, antirracista e sobretudo, inclusiva.
- ItemRepresentações sociais sobre o afroempreendedorismo na cidade de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0024-06-20) Soares, Leonardo Luciano Bastos; Souza, Sofia Silva de; Araujo, Rosângela; Santos, Dina MariaO presente trabalho aborda as representações sociais sobre o afroempreendedorismo na cidade de Salvador-BA. A pesquisa investiga como o contexto histórico e as condições socioeconômicas influenciam a atuação das(os) empreendedoras(es) negras(os), destacando as dificuldades e possibilidades enfrentadas por este grupo. A Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978) foi utilizada como base teórica e o estudo baseou-se em um referencial teórico que abrange o histórico da escravidão no Brasil, a resistência das(os) negras(os) escravizadas(os), o empreendedorismo e suas diversas abordagens, e as perspectivas do afroempreendedorismo. A metodologia adotada consistiu em uma análise qualitativa baseada em entrevistas com empreendedoras(es) negras(os) da cidade de Salvador, cujos dados foram tratados mediante análise de discurso e categorização das respostas. Os resultados revelam que, apesar das dificuldades históricas e estruturais, o afroempreendedorismo se destaca como uma importante via de emancipação econômica e social para os integrantes da pesquisa,ancorando suas atividades no longo histórico de resistência, resiliência e criatividade dapopulação negra para superar as dificuldades impostas pela sociedade. Concluiu-se que asrepresentações sociais acerca do afroempreendedorismo são moldadas por fatores históricos,ideológicos e contextuais, sendo essencial compreender essas dinâmicas para promoverpolíticas públicas eficazes e inclusivas.
- ItemA análise dos processos gerenciais na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações do Batalhão de Polícia de Choque(0024-12-13) Rodrigues , Tiago Santos; Albuquerque , Jader Cristiano Magalhães deO presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura acerca dos processos gerenciais da coordenação, conhecida também como modelagem de processos de negócios, é uma abordagem sistemática para criar uma representação visual e descritiva de atividades, fluxos de trabalho e interações no contexto de gestão de uma organização. A modelação processual é vital para a gestão adequada de uma organização porque dá uma compreensão total do processo de atividades, nutre uma cultura de melhoria. este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas durante a prática laboral realizada na Coordenação de Gestão Orçamentária, Financeira e Licitações - CGOFL, do Batalhão de Polícia de Choque - BPChq, unidade esta pertencente à Polícia Militar da Bahia. O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória. O estudo sobre o lócus deste projeto consistiu na análise in loco, com foco nos métodos da observação e da pesquisa documental das rotinas administrativas utilizadas na Coordenação de Gestão Orçamentária Financeira e Licitações acerca da aquisição de bens e serviços até a liquidação das Notas Fiscais destes. O estudo tem como objetivo geral apresentar a modelagem de processos gerenciais com vistas a contribuir para a melhoria das atividades atinentes ao setor financeiro de uma UG no microssistema público da Polícia Militar da Bahia. Foi possível concluir que, tanto a notação BPMN quanto a ferramenta BizAgi são apropriadas para essa modelagem.
- ItemDiversidade e inclusão na saúde: influência da participação no índice de diversidade IDVERSA B3 na variação do preço das ações de organizações de saúde listadas na B3(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-18) Jesus, Maiara Santos de; Pereira, Aliger dos Santos; Pereira, Aliger dos Santos; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Silva, Rosana Cruz Marques daEsta pesquisa objetiva verificar o impacto da participação no Índice de Diversidade IDIVERSA B3, no preço das ações de empresas da área de saúde listadas na Bolsa de Valores Brasileira B3. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, e se utilizou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de internet, visando responder à problemática “quais foram os impactos no preço das ações de empresas da área de saúde, no primeiro semestre dos anos de 2022 a 2024, diante da participação ou não dessas empresas no IDIVERSA B3?”. Assim, foram analisadas as médias dos valores de cotação das ações das empresas estudadas, no período descrito, para, de forma qualitativa, entender os potenciais desdobramentos da Diversidade e Inclusão no valor das ações dessas organizações. Obteve-se como resultado o desempenho dessas organizações perante o mercado, e em comparação umas com as outras, foi possível perceber constância e sinais de valorização pelo mercado das empresas participantes do índice, em relação às não participantes. Concluiu-se que há indícios de impacto positivo no desempenho das organizações listadas no IDIVERSA B3, em comparação com as que não o fazem.
- ItemOs desafios das micro e pequenas empresas ante o avanço de políticas neoliberais no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 0024-12-19) Barreto, Carolina Souza Costa; Pellegrino , Egnaldo Barbosa; Pellegrino , Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Nascimento , Giovana Souza Soares doEste estudo aborda a relevância das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na economia brasileira, analisando criticamente os desafios implicados a essas organizações diante do avanço da tendência neoliberal na fase vigente do capitalismo. A pesquisa se caracteriza pelo uso do método bibliográfico. Pensando no papel que têm as MPEs para o fortalecimento do tecido social e econômico, a questão norteadora investiga como os entraves derivados de processos econômicos marcados pelas políticas neoliberais, apesar de impulsionarem a propagação das MPEs, estabelecem restrições quanto ao desenvolvimento e crescimento das mesmas. Nesse sentido, discute-se fatores determinantes para o fracasso das MPEs, com ênfase no ambiente externo, incluindo dificuldades de adaptação tecnológica, concorrência desigual e falta de suporte governamental. Esses aspectos são analisados em conjunto com a identidade socioeconômica complexa das MPEs e as peculiaridades da região latino-americana, onde condições estruturais impõem desafios específicos às pequenas empresas brasileiras. Os resultados indicam que apesar das iniciativas de incentivo, as MPEs ainda sofrem limitações relacionadas à inserção do país em uma dinâmica global que privilegia o grande capital. A interpretação de tais processos revela que, embora sejam essenciais na economia, as MPEs enfrentam barreiras enraizadas nos moldes do mercado globalizado que acabam por restringir sua competitividade e determinar a perpetuação de desigualdades.
- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemA Sala do Coro do Teatro Castro Alves sob a ótica do turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-15) Almeida , Bruno Eduardo Vinhas de; Bandeira, Ariadna da Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dosO teatro é uma das mais antigas linguagens da arte exercida pelo ser humano, como tal é reconhecido como parte da cultura mundial e traz em seus textos, montagens e apresentações especificidades do local onde ocorre. O turismo, atividade econômica em voga na sociedade moderna, utiliza-se da cultura como forma de atrativo para um destino, alia-se à economia da cultura para fomentar os produtos culturais de uma localidade e, então, apropriar-se desta cultura como oferta para o desenvolvimento de suas atividades. O presente estudo apresenta uma análise do público dos espetáculos teatrais apresentados na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e do seu público potencial visando a avaliação destes como atrativo potencial para o turismo cultural da cidade de Salvador. O trabalho visa ressaltar a importância de se rever o teatro (espetáculo) como forma de manifestação cultural e analisá-los como opção à diversificação da oferta do turismo cultural na capital baiana.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemVagas para relações públicas do perfil profissional e da profissão nos concursos públicos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Costa,, Diego Roberto Barreto; Cordeiro, Tânia Regina FernandesA inserção no mercado de trabalho relaciona-se com um processo de identificação dos profissionais e da importância de sua função. Em se tratando das Relações Públicas, profissão marcada por um frágil reconhecimento social, instaura-se a dúvida a respeito dos contornos adotados nas solicitações do mercado para a identificação deste agente. A presente monografia, então, se inscreve nesta discussão buscando entender o perfil do profissional de Relações Públicas configurado nas seleções para o mercado, especificamente nos concursos com vagas para empresas públicas. Tendo como metodologia a Análise de Discurso, tomaram-se as provas específicas de Relações Públicas como objeto, de modo a enxergar as características que definem a representação deste profissional. Como resultado, percebeu-se um profissional “genérico”, composto por uma multiplicidade de atributos operacionais. O requisito básico exigido para a admissão deste agente é a habilidade de organizar e executar eventos. A observação desta representação fez ver, por outro lado, o papel da profissão na construção do perfil. O próprio campo profissional estabelece os contornos do perfil encontrado e o adota como estratégia para a inserção no contexto das organizações.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemTrote telefônico: sua diversão pode custar uma vida!(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Maria Isabel de Oliveira; Paim, ZildaOs trotes telefônicos direcionados ao Corpo de Bombeiros, realizados na sua maioria por crianças e adolescentes, trazem problemas tanto para a sociedade quanto para a instituição, como a ocupação das linhas telefônicas, que impede o contato de quem tenta solicitar socorro, causa demora no atendimento, deslocamentos desnecessários de viaturas e consequente gasto de combustível, utilização de um efetivo maior de atendentes para suprir a demanda, e estresse nos bombeiros que trabalham no call center e nas viaturas. Através de uma campanha de conscientização, este planejamento visa diminuir o quantitativo de ligações indevidas para o número 193, atenuando assim, o tempo de espera das vítimas até a chegada dos profissionais do fogo.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemPlanejamento de relações públicas Forte São Marcelo(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Trindade, Samia; Aragão, CláudiaEste trabalho de conclusão de curso foi construído para a disciplina Projeto Experimental, ministrada no oitavo semestre, como pré-requisito para a obtenção do diploma de bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia -UNEB. A categoria escolhida foi o Planejamento de Relações Públicas para a organização Forte São Marcelo com o objetivo de aperfeiçoar, através da comunicação, o relacionamento da organização analisada com os seus públicos de interesse.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemA qualidade do serviço no Terminal Rodoviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Souza , Marizete Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Ana Paula Costal da; Silva, Flavia Souza daAs pessoas estão sempre em busca de bens e serviços que atendam as suas necessidades, exigindo cada vez mais do mercado a excelência na prestação destes serviços. Neste contexto insere-se a qualidade de serviços constituindo-se em um aspecto determinante para a manutenção de qualquer organização frente ao mercado competitivo. Deste modo, esta monografia aborda a qualidade de serviços no Terminal Rodoviário de Salvador sob a percepção dos usuários com relação aos serviços que são prestados pelos estabelecimentos existentes no mesmo. O Terminal Rodoviário de Salvador é administrado pela organização Sinart e começou a ser construído em 1972 para atender a demanda de crescimento da cidade. Construído em arquitetura moderna condizente ao desenvolvimento a qual a cidade passava, foi inaugurado em 1974, e ao longo dos anos passou por vários processos de reformas e ampliações de suas instalações visando oferecer maior comodidade aos seus usuários. Para a contribuição deste estudo monográfico, discutiu-se a relação entre o turismo e os meios de transportes, onde o Terminal Rodoviário de Salvador encontra-se inserido, apresentando sua história e características, bem como a gestão da qualidade de serviços em suas instalações. O objetivo que norteou este trabalho foi o de avaliar o Terminal Rodoviário e se os serviços que são ofertados pelo mesmo estão atendendo as necessidades de seus usuários. Para a consolidação desse objetivo, foi definida a qualidade em si, e como ela se torna um elemento importante para o desenvolvimento da qualidade de serviços na área do Turismo, assim como a qualidade de serviços ofertados no Terminal mediante a ótica de seus usuários. Com esta pesquisa pôde-se observar que a satisfação do consumidor está ligada a maneira de como a administração atua para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemA hospitalidade como instrumento de humanização dos hospitais: o caso do Hospital da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Dias , Maria Jerusa de Jesus; Reis, Rosana Santana dos; Muniz, Moema de Souza Silva; Cypriano, Carlos Alex de CantuáriaNa busca pela humanização dos serviços, as instituições de saúde se revestem dos atributos da hospitalidade praticadas na hotelaria tradicional. A humanização é uma forma de tornar os serviços diferenciados, oferecendo aos clientes um ambiente mais confortável e seguro. Tomando por base a similaridade do hotel com o hospital, os gestores deste investem nas estruturas arquitetônicas, em tecnologia e nos recursos humanos para desmitificar a impressão pavorosa que se tem de um hospital. O paciente passa a ser tratado como um cliente, participando e decidindo sobre o seu tratamento. A hotelaria hospitalar é então, um conjunto de atividades, serviços e equipamentos que contribuem para que o ambiente do hospital se torne mais humanizado e com serviços de qualidade. O objetivo desse trabalho é verificar quais são os atributos da hospitalidade que contribuem para a humanização dos serviços oferecidos pelo Hospital da Bahia, através da pesquisa de campo, com observação e aplicação de questionários. Este trabalho contribuirá cientificamente para o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a melhoria das instalações físicas e da qualidade dos serviços prestados, melhorando a percepção por parte dos clientes e oferecendo uma nova compreensão de hospitalidade. Considera-se que o Hospital da Bahia reveste-se dos atributos da hotelaria tradicional para oferecer aos clientes um tratamento mais humanizado.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.