Bacharelado em Ciências Sociais - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Sociais - DEDC1 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSegredos Revelados Circo Troca de Segredos: um Espaço de Aprendizado como Formação Cultural da Década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina deEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.
- ItemTaquaril dos Fialhos: parentesco, produção, fé e território em uma comunidade camponesa na Bahia(UNEB, 2023-12-15) Pereira,, Jéssica Caroline Moura Conceição; Costa, , Lívia Alessandra Fialho da; Messeder,, Marcos Luciano Lopes; Silva,, Valdélio SantosEsta pesquisa é resultado de um estudo etnográfico que teve como objetivo interpretar conhecimentos e práticas que emanam das memórias de Taquaril dos Fialhos, uma comunidade camponesa situada no município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano. Para tanto, o trabalho de campo, realizado em julho de 2023, fez emergir categorias analíticas fundamentais para a compreensão dos mecanismos que projetam a memória como elo entre o passado e presente e, por assim dizer, as conexões simbólicas, materiais e imateriais, entre as diferentes gerações na comunidade. Taquaril dos Fialhos tem, hoje, 85 habitantes, distribuídos em 32 famílias nucleares que mantém, há cinco gerações, uma descendência comum. É banhada pelo rio do Salto e possui terras férteis que são cultivadas tradicionalmente pelos seus moradores. Ao longo de mais de 100 anos, a comunidade é símbolo de auto-organização e coletividade. Recentemente, essas características têm se mostrado importantes no processo de resistência às atividades de mineração que se estabelecem na região, com características antagônicas aos modos de vida tradicional. Gestado coletivamente, por mim e pelos filhos de Taquaril dos Fialhos, a pesquisa que origina esta monografia emerge com vistas a valorizar e evidenciar as memórias dessa comunidade, que são construídas simbolicamente na oralidade, nos objetos de herança, nas normas de parentesco e de acesso à terra, na solidariedade, na fé e na defesa pelo direito ao território em que vivem.
- ItemTaquaril dos Fialhos: parentesco, produção, fé e território em uma comunidade camponesa na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Pereira , Jéssica Caroline Moura Conceição; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Silva, Valdélio SantosEsta pesquisa é resultado de um estudo etnográfico que teve como objetivo interpretar conhecimentos e práticas que emanam das memórias de Taquaril dos Fialhos, uma comunidade camponesa situada no município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano. Para tanto, o trabalho de campo, realizado em julho de 2023, fez emergir categorias analíticas fundamentais para a compreensão dos mecanismos que projetam a memória como elo entre o passado e presente e, por assim dizer, as conexões simbólicas, materiais e imateriais, entre as diferentes gerações na comunidade. Taquaril dos Fialhos tem, hoje, 85 habitantes, distribuídos em 32 famílias nucleares que mantém, há cinco gerações, uma descendência comum. É banhada pelo rio do Salto e possui terras férteis que são cultivadas tradicionalmente pelos seus moradores. Ao longo de mais de 100 anos, a comunidade é símbolo de auto-organização e coletividade. Recentemente, essas características têm se mostrado importantes no processo de resistência às atividades de mineração que se estabelecem na região, com características antagônicas aos modos de vida tradicional. Gestado coletivamente, por mim e pelos filhos de Taquaril dos Fialhos, a pesquisa que origina esta monografia emerge com vistas a valorizar e evidenciar as memórias dessa comunidade, que são construídas simbolicamente na oralidade, nos objetos de herança, nas normas de parentesco e de acesso à terra, na solidariedade, na fé e na defesa pelo direito ao território em que vivem.