Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - DEDC1
URI Permanente para esta coleção
O Curso de Ciências Sociais – Licenciatura ou Bacharelado do Departamento de Educação do Campus I da UNEB atende aos dispositivos da legislação do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Educação Superior, através da Resolução CNE/CES 17, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia. O curso busca formar profissionais capazes de analisar a realidade social e cultural nas dimensões referidas, mas também compreender que as citadas categorias deverão estar sempre atualizadas com os acontecimentos e mudanças em curso no mundo contemporâneo, em seus múltiplos aspectos, o que possibilitará uma atuação competente dos profissionais formados.
Navegar
Navegando Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais - DEDC1 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 29
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA atuação da rede de mulheres do subúrbio ferroviário de Salvador nos movimentos sociais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Raimunda Oliveira de; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Costa, Patrícia Lessa Santos; Silva, Valdélio SantosEsta pesquisa analisa a formação política e cidadã da Rede de Mulheres do Subúrbio Ferroviário no período de 2012 a 2016. Questiona-se de que maneira a formação da rede de mulheres pelo controle social das políticas públicas impactou na vida social e principalmente na emancipação política e cidadã das mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador? Dessa forma, objetiva conhecer como ocorre o processo de formação política para essas mulheres e de que forma a rede se articula para promover essas formações, considerando a realidade delas. É um estudo de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso, em que utilizou-se da técnica da entrevista com uso de um roteiro previamente organizado. Pode-se inferir da rede de Mulheres desenvolveu um Projeto Ético-Político em prol da emancipação das mulheres visando participação política no exercício da cidadania plena, enquanto ser humano, nesse processo, buscou via formação pedagógica, incorporar diferentes enfoques que contribuíssem na defesa de uma vida com reconhecimento enquanto pessoa preta e de periferia, no sentido de fortalecer a emancipação humana dessas mulheres. A pesquisa também evidencia traços das suas identidades, situações de negação, de ocultamento, de invisibilidades como parte da vida dessas mulheres. Também reafirma a necessidade de defesa de um processo emancipação social e política, como estratégia para o processo de superação das contradições de classe social, de gênero e raça.
- ItemA formação para o trabalho no Brasil: vivência e experiência na educação profissional(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Silva, João Roberto de Jesus; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Costa, Patrícia Lessa SantosEste trabalho analisa a formação para o trabalho no Brasil; uma reflexão das dimensões dos processos educativo-formativos no campo da educação e do trabalho com base na minha vivência profissional. Busca-se compreender: quais foram às bases legais que institucionalizaram a formação para o trabalho profissional em escolas de Salvador-BA. Com o objetivo de conhecer a origem dessa modalidade de educação verificando as bases legais que institucionalizaram a educação profissional no Brasil; identificar as várias etapas do processo de institucionalização da formação para o trabalho; apresentar as Leis, Normas e Documentos que fundamentam o processo de formação para o trabalho e conhecer as formas de qualificação profissional que foram e são operacionalizadas na contemporaneidade. É um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e documental considerando a natureza do objeto. A pesquisa apontou que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é um processo de formação geral, envolve estudos de caráter técnico, aquisição de conhecimentos e aptidões práticas, portanto, atividades teóricas e práticas, metodicamente organizados em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho e está voltada para formar indivíduos para o exercício do trabalho e na vida em sociedade. Percebe-se que no Brasil, demorou-se para que surgisse uma escola, destinada à formação para o trabalho nem uma pedagogia do trabalho propício para oficinas pedagógicas, não tinha metodologia para o ensino industrial.
- ItemAngu de quitandeira: um trabalho sócio-histórico da obra a arte culinária na Bahia de Manoel Querino(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Laytynher, Monyra Nunes; Oliveira, Fábio Nogueira de; Pacheco, Ana Cláudia; Silva, Antônio Cosme L. daA pesquisa em questão tem como objetivo realizar um estudo sócio-histórico da obra "Arte Culinária na Bahia" do professor Manoel Raymundo Querino. Publicado pela primeira vez em 1928, o texto é examinado como um documento biográfico e histórico, visando refletir sobre as contribuições de Querino para a produção de um discurso-território relacionado à culinária baiana. Manoel Querino viveu em Salvador, uma das maiores cidades do Brasil no final do século XIX. O contexto histórico envolvia intensas políticas higienistas nas ruas da cidade, impulsionadas pelo paradigma modernizador. Levando esse contexto em consideração, a monografia reflete acerca dos diferentes discursos sobre a circulação de alimentação afro-brasileira na cidade de Salvador desenvolvido, majoritariamente, por mulheres negras. Assim, buscamos compreender as ações intelectuais de Querino para positivar o trabalho ao pé do fogão respondendo às teorias raciais que via os elementos africanos na paisagem urbana como um problema. Parte-se da ideia de modernidade negra para entender a autodeterminação na produção de alimentação afro-brasileira.
- ItemAs agricultoras camponesas vão a universidade: processos educativo-formativos da feira agroecológica da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Guimarães, Felipe Lopes Di Natale; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Rodrigues, Rosana Mara Chaves; Silva, Leomárcio Araújo daEsta pesquisa versa sobre o processo educativo-formativo das agricultoras feirantes da Feira Agroecológica da UNEB, sendo esse processo feito sobre os princípios da Agroecologia, desde os estudos técnicos de preparação do solo, até o preparo dos produtos para a venda ao consumidor final. Essa pesquisa analisa as aprendizagens ocorridas a partir da realização da própria feira, e do curso ministrado as agricultoras. E a partir disso, estabelece o questionamento, como a aprendizagem contribuiu para a realização da feira? É um trabalho de abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa bibliográfica e documental, que utilizou a Documentação como técnica de coleta de dados, a partir de documentos previamente cedidos pela equipe coordenadora da referida Feira. A partir da análise dos documentos cedidos, é possível inferir que o processo educativo-formativo de fato contribuiu para a realização da Feira, mas contou com algumas adversidades no caminho, que acabaram por interferir. O trabalho também expõe a Agroecologia e a Educação do Campo enquanto proponentes de outro modelo de desenvolvimento e de produção de condições de vida.
- ItemBatalha do final de linha: cultura hip-hop e articulação política-comunitária(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Oliveira, Matheus Araújo Ribeiro de; Miranda, Jorge Hilton; Beltrão, Olívia Nolasco; Messeder, Marcos Luciano LopesO Hip-Hop emerge historicamente como uma reação da juventude negra e latina submetida a condições de desigualdade, racismo e vulnerabilidade social, consolidando-se, ao longo do tempo, como uma manifestação político-cultural presente nas periferias urbanas em diferentes contextos nacionais. Mais do que uma expressão artística, o Hip-Hop constitui-se como prática social que articula dimensões culturais, educativas e políticas. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel do Hip-Hop na organização política da juventude negra periférica, a partir da análise das práticas desenvolvidas pelo Coletivo Batalha do Final de Linha, que atua no bairro de Itinga, no município de Lauro de Freitas (BA). O estudo parte da compreensão do Hip-Hop como instrumento de mobilização, conscientização política e articulação comunitária, dialogando com autores como Clóvis Moura (1988, 2014), ao tratar das noções de grupos específicos, resistência negra e quilombagem; Stuart Hall (2003), na discussão sobre identidade e cultura; Ana Lúcia Silva Souza (2009), ao analisar as práticas educativas inscritas no movimento hip-hop como linguagens de reexistência ao desafiar as narrativas socialmente legitimadas; Antonio Gramsci (1982, 2000), a partir das categorias de hegemonia e intelectuais orgânicos; e Abdias do Nascimento (2016), na análise do genocídio da população negra no Brasil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, orientada pelo método do estudo de caso, combinando entrevistas semiestruturadas realizadas com dois militantes do coletivo e observação participante, decorrente da inserção do pesquisador no campo empírico. A análise dos dados foi realizada prioritariamente por meio da análise de conteúdo, orientada por uma leitura crítica dos discursos produzidos, possibilitando apreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas práticas culturais, políticas e comunitárias (MINAYO, 2015; BECKER, 1999). Os resultados indicam que o Coletivo Batalha do Final de Linha atua como um importante espaço de socialização política, produção de consciência crítica e fortalecimento identitário da juventude negra periférica, articulando o Hip-Hop como metodologia de educação popular, mobilização comunitária e de enfrentamento às múltiplas formas de violência que atravessam o território. As batalhas de MC’s, os saraus, as oficinas e as ações comunitárias configuram-se, assim, como estratégias coletivas de resistência, produção de narrativas contra-hegemônicas e afirmação da vida nas periferias urbanas.
- ItemCapoeira e afrocentricidade: a articulação educativa da união preta afrikana de kapuera kilombola(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Nascimento, Diana Barros; Silva, Antônio Cosme Lima da; Peçanha, Cinézio Feliciano; Filho, Raphael Rodrigues VieiraNeste trabalho de conclusão de curso, apresento os precedentes afrodiásporicos, teóricos e práticos, que dialogam com as ações educativas da União Preta Afrikana de Kapuera Kilombola (UNPAK), dentre eles os conceitos de educação de base africana, afrocentricidade, panafricanismo, cosmopercepção, dentre outros. Assim, elejo a UNPAK como um campo privilegiado de pesquisa, tendo em vista possuir aspectos organizacioniais e formativos que possibilitam tatear sua ação educativa a partir da kapuera, que aqui, é concebida como uma criação interafricana que se expande para a diáspora como movimento de resistência dos africanos e descendentes em razão do contexto hostil de escravidão. Autores como Molefi Asante(2014, 2016, 2019), Renato Noguera(2010), Jorge Conceição(2009), Pedro Abib(2005) e Rosangela Araujo(2015) dentre outros, nos ajudam a compreender do ponto de vista teórico quais as bases orientadoras desta articulação educativa que se relacionam a uma perspectiva de educação afrocentrada. Do ponto de vista prático, ou seja, a partir da ação educativa privilegiada o Unpapuera, concluo que a organização possui um projeto político-educativo afroreferente que considera a linguagem das ações culturais e a experiência educativa, como um rito educativo interafricano de base ancestral, voltado à consciência étnico-racial, corporal e ancestral que dialoga com os problemas e desafios emergentes da pós-modernidade compreendidas a partir de uma revisão crítica do eurocolonialismo e o pensar sobre as contribuições africanas para a kapuera.
- ItemDiscursos em paralelo: análise crítica das narrativas da mídia conservadora Brasil Paralelo e a construção de indentidades políticas no Brasil contemporâneo(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Santana, Adriano Marques da Silva; Ramos, Núbia dos Reis; Barbosa, Alan Rangel; Costa, Cleber Lázaro JuliãoEste trabalho de conclusão de curso, intitulado "Discursos em Paralelo: Análise Crítica das Narrativas da Mídia Conservadora Brasil Paralelo e a Construção de Identidades Políticas no Brasil Contemporâneo", investiga o impacto das produções da Brasil Paralelo na formação da identidade política brasileira contemporânea. O estudo foca na análise das narrativas da empresa, que se destaca como uma voz influente na Nova Direita Brasileira, moldando opiniões públicas e influenciando a agenda política do país. Por meio de uma análise qualitativa dos conteúdos produzidos pela Brasil Paralelo, especialmente os vídeos do "Congresso Paralelo" de 2016, o trabalho explora como a empresa dissemina uma visão conservadora e ultraliberal, e, por vezes reacionária na perspectiva da demonização da democracia e das instituições. Utilizando a Teoria do Discurso Hegemônico de Laclau e Mouffe, o TCC decompõe os discursos da Brasil Paralelo, examinando como esses discursos contribuem para a construção de identidades políticas conservadoras no Brasil. O estudo revela que a Brasil Paralelo utiliza categorias analíticas vinculadas à tradição do pensamento político conservador de base anglo-saxã, promovendo a defesa da tradição, da hierarquia, da propriedade privada e do livre mercado. O TCC conclui que a narrativa da Brasil Paralelo tem um impacto significativo na construção de identidades políticas no país, contribuindo para a disseminação do instrumental ideológico da Nova Direita Brasileira. Este trabalho é relevante por lançar luz sobre o papel da mídia conservadora na sociedade brasileira contemporânea, destacando a influência das narrativas midiáticas na formação de discursos hegemônicos e na modelagem de identidades políticas. Sua pesquisa contribui para o debate crítico sobre a relação entre mídia, política e ideologia no Brasil atual.
- ItemExperiências formativas no programa residência pedagógica- subprojeto formação docente, interculturalidade e perspectiva decolonial do curso de licenciatura em ciências sociais no período da pandemia COVID-19(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Silva, Djailton Santos da; Vieira, Regina Lúcia Bastos; Vieira, Roberto Carlos; Balogh, Iêda Rodrigues da SilvaEste trabalho tem por objetivo investigar as Experiências Formativas no Programa Residência Pedagógica-Subprojeto Formação Docente, interculturalidade e Perspectiva Decolonial no período da Pandemia COVID19. Subprojeto do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura, do Departamento de Educação do Campus I – UNEB. Me interessei por pesquisar o tema porque fui um dos residentes e vivenciei os desafios que nos foram impostos e que tivemos que vencê-los para continuar com o Programa. No Fundamentação Teórica falo do Programa Residência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, do Governo Federal, seus objetivos e metas e sobre a formação inicial de professores. Falo, também sobre a Subprojeto do Colegiado de Ciências Sociais aprovado para o período202/2021. É um trabalho de pesquisa, inicial é verdade, que procura através das vozes dos residentes, Coordenador do Subprojeto e do Preceptor que nos acompanhou no Colégio Thalles de Azevedo, entender os impactos da Pandemia nas nossas formações, considerando que éramos professores iniciantes. O caminho metodológico escolhido foi o da pesquisa qualitativa, o modo de pesquisa se assemelhou ao da Etnopesquisa. A Etnopesquisa no processo de construção do conhecimento não considera os sujeitos da pesquisa componentes descartáveis, mas implicados, pois se trata de um modo de pesquisar radicalmente situado, ao mesmo tempo que favorece uma perspectiva interativa. Os dados recolhidos nas entrevistas que realizamos com os sujeitos da pesquisa , contribuíram par as nossas reflexões sobre as experiências vivenciadas por esses sujeitos no desenvolvimento do PRP- Subprojeto Formação Docente, Interculturalidade e Perspectiva Decolonial, no período da Pandemia da Covid 19.
- ItemGênero e loucura: um estudo sobre mulheres internas no hospício são joão de deus, Salvador-Bahia (1919-1921)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Almeida, Maria Vitoria Coutinho e Silva Figueiredo de; Santos, Cleide Magali dos; Beltrão, Olivia Nolasco; Brandão, Jailson BragaEsta investigação tem como objetivo compreender de que forma a variável gênero pode ter influenciado nas internações de mulheres no Hospício São João de Deus, na década de 1920, na cidade de Salvador, Bahia. Para isso, busca-se apresentar, teoricamente, como se deu, de maneira histórica e social, a construção da loucura e suas atribuições ao sexo feminino. Pretende-se, ainda, identificar a influência do sexo e do gênero como fatores determinantes no processo de reclusão de mulheres, a partir da análise de relatórios do século XX. Os arquivos encontrados são de domínio público, ofertados pela Biblioteca Central do Estado da Bahia e pela Gazeta Médica da Bahia. Para a construção dessa análise, recorre-se a autores de distintas áreas do conhecimento que contribuem para a compreensão das temáticas abordadas.
- ItemImpactos do racismo no ambiente escolar: perspectiva dos líderes de sala do 3° ano do ensino médio do colégio Roberto Santos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Nery, Victor Van Santos Reis; Silva, Valdélio Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Balogh, Iêda Rodrigues da SilvaEste trabalho de conclusão de curso investiga os impactos do racismo no ambiente escolar através da perspectiva dos líderes de sala do 3° ano do ensino médio do Colégio Roberto Santos. Nesse sentido, tem como objetivo observar as consequências do racismo sobre a formação da identidade, autoconceito e autoestima desse grupo específico. Este estudo traz uma contextualização histórica para que possa ser possível uma compreensão mais ampla acerca dos termos raça e racismo, para que assim possa dialogar com os impactos citados. Além disto, o presente trabalho tem como finalidade observar se ocorrem debates em sala sobre a problemática racial pelo professor de Sociologia e se a escola apresenta projetos pedagógicos que valorizem intelectuais negros(as), além de analisar se há dificuldades sobre a aplicação da lei 10.639 pelo docente. Esta pesquisa é norteada por análises bibliográficas utilizando autores como Almeida (2019), Munanga (2004) entre outros, para compreender as nuances do racismo. Foi realizado um estudo de caso com utilização de questionário para identificar os posicionamentos dos estudantes sobre o tema racismo e uma entrevista com o docente da disciplina de Sociologia para verificar suas atuações e da escola diante a temática étnico-racial. Espera-se com esta pesquisa incentivar uma maior continuidade de debates que fortaleçam o processo de educação emancipador e antirracista na comunidade escolar para desestruturação dos impactos ocasionados pelo racismo.
- ItemInfluência da família na motivação escolar dos alunos do primeiro ano do centro estadual de educação profissional em tecnologia informação e comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Coura, Thales Hércules de Almeida; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Balogh, Ieda Rodrigues S.; Costa, Patrícia Lessa SantosO presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que busca compreender como a família influencia na motivação escolar dos alunos do primeiro ano do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação. Utilizamos uma metodologia qualitativa e entrevistas abertas para captar a percepção dos alunos sobre essa influência. Este trabalho se divide em cinco partes: a sessão metodológica, três sessões teóricas que discutem, respectivamente, a motivação, a família e o sistema de ensino no campo da sociologia, correlacionando a motivação com os tipos de capital de Bourdieu; por último, a sessão de análise e discussões e a conclusão. Os resultados da pesquisa indicam que o capital cultural familiar e uma relação familiar compreensiva potencializam a motivação escolar. Além disso, os relatos apontam o sistema de ensino como um elemento desmotivador.
- ItemLuz, câmera, reflexão: o cinema como aliado no ensino de sociologia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Ferreira, Lais Alves; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima; Vieira, Regina Lúcia BastosEsta pesquisa discute o uso do cinema, enquanto ferramenta pedagógica, para o ensino de Sociologia na Educação Básica, com foco especial na análise do filme Central do Brasil. Nesse contexto, questionamos: Qual é a contribuição que o uso de filmes enquanto ferramenta pedagógica pode trazer para o ensino de Sociologia na Educação Básica? Como o filme Central do Brasil (1998) apresenta perspectivas sociais para discutir a formação crítica do sujeito? Busca-se analisar como o cinema pode contribuir para assimilação dos conteúdos de sociologia no ensino médio e como o filme Central do Brasil (1998) apresenta perspectivas que podem contribuir para a formação crítica do educando. Investigou a maneira como o cinema pode tornar as aulas de Sociologia mais dinâmicas, significativas, conectadas à realidade dos estudantes; como o uso de filmes poderá contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, da reflexão social e da empatia entre os alunos e, ainda, propõe práticas pedagógicas, com a utilização do filme citado. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e numa perspectiva crítica da cultura visual. A metodologia apoiou-se na análise fílmica, articulada a práticas pedagógicas antes, durante e após a exibição do filme, valorizando a mediação do professor e o engajamento sensível dos estudantes. Os resultados mostraram que o cinema, quando planejado de forma intencional e pedagógica, constitui um recurso potente para conectar os alunos às questões sociais e estimular a imaginação sociológica. O uso de filmes torna as aulas mais envolventes e significativas, amplia o repertório cultural dos estudantes e favorece a empatia ao permitir que se coloquem no lugar do outro. Em particular, a narrativa sensível e simbólica de Central do Brasil possibilitou discussões sobre desigualdade social, cidadania, afetos, abandono e solidariedade, ajudando os educandos a refletirem sobre a sociedade e sobre si mesmos como sujeitos sociais. Conclui-se que o cinema pode ser uma ponte entre a experiência cultural dos alunos e os conteúdos da Sociologia, ampliando horizontes e promovendo uma aprendizagem mais humana e contextualizada. Além disso, destaca-se o papel do professor como mediador capaz de articular as linguagens midiáticas aos objetivos formativos da disciplina, transformando a escola em um espaço de reflexão crítica e construção coletiva do saber.
- ItemNão teve não: uma análise sobre a participação social no projeto nova orla Salvador – Amaralina/Pituba(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Costa, Evandro Matheus Augusto Bomfim da; Bomfim, Helder Freitas do; Catalan, Lucas Barreto; Pena , João SoaresEsta pesquisa analisa a relação entre participação popular e grandes projetos urbanos, com foco no Projeto Nova Orla Salvador, especificamente no trecho Amaralina–Pituba. O estudo investiga como a participação popular influencia a execução de intervenções urbanas, identificando os impactos sociais, estratégias e instrumentos mobilizados. Adotou-se como metodologia o estudo de caso, utilizando cartografia sociopolítica, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas. Fundamentada em autores como David Harvey, Emília Maricato e Henri Lefebvre, a pesquisa aborda conceitos de neoliberalismo, grandes projetos urbanos e direito à cidade. Os resultados revelam que, apesar dos mecanismos formais de participação, houve baixa mobilização comunitária, resistência institucional e predominância de interesses econômicos, resultando no preterimento das vozes locais, bem como no aprofundamento das desigualdades socioespaciais e na marginalização de comunidades vulneráveis.
- ItemO protagonismo das mulheres negras nas políticas de ações afirmativas no Brasil: narrativas e memórias de Ivete Alves Sacramento(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-08) Brito, Laís Cristina dos Santos; Santos, Carla Liane Nascimento; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o papel das Mulheres Negras para a conquista das Ações Afirmativas no Brasil. Para tanto, contextualiza o papel do movimento negro brasileiro na luta por direitos e equidade para população negra considerando o legado histórico de discriminação e preconceito racial dirigidos a esse segmento. Nesse cenário, situa o Protagonismo das lideranças femininas na disputa e conquista das ações afirmativas na educação superior, como forma de promover a discriminação positiva nas políticas públicas educacionais. A Universidade do Estado da Bahia é o lócus de pesquisa, tendo por colaboradora a primeira Reitora Mulher e Negra desta universidade, Prof.ª Ivete Alves do Sacramento. O desenho metodológico utilizou da pesquisa do tipo aplicada com abordagem de cunho qualitativo, tendo característica descritiva e estratégia para produção de dados a narrativa autobiográfica, a pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento utilizado para a produção das informações foi o roteiro biográfico e a técnica para análise dos dados utilizada foi a análise narrativa. Como produto educacional a pesquisa gerou uma entrevista da primeira reitora negra do Brasil que protagonizou a aprovação do sistema de cotas raciais de forma pioneira na UNEB.
- Item"Para mim, a bíblia está em primeiro lugar, antes mesmo da constituição": um estudo da atuação da frente parlamentar evangélica em audiências sobre o estatuto da família(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Souza, Deise Gabriela Carmo de; Ramos, Núbia dos Reis; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Costa , Cleber Lázaro JuliãoO presente trabalho investiga como a Frente Parlamentar Evangélica, formada na 55ª Legislatura (2015-2019), atuou no Projeto de Lei nº 6583/2013 – Estatuto da Família, quais as estratégias e práticas discursivas para sua aprovação. Embasado teoricamente nos conceitos de Pierre Bourdieu (1930-2002), como habitus, campo e capital, (Bourdieu, 2015), Bourdieu (2007), Bourdieu (1999), com apoio de autores como Trevisan (2013); Gonçalves (2016); Vital e Lopes (2013); Almeida (2017); Santos e Sampaio (2015); Dip (2019); Bezerra, Silva e Peixoto (2018); Vieira (2020); Prandi e Santos (2017); Santos e Velôso, 2021), Cunha (2020), dentre outros autores, esta análise qualitativa aborda como a FPE mobiliza seus capitais na estrutura que ocupa nas correlações de forças e como atua em pautas específicas dos seus interesses para manutenção de privilégios e mudanças sociais baseadas em seus valores confessionais, empregando uma performance discursiva religiosa para alcançar interesses políticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Gibbs, 2009), sendo um estudo de caso (Yin, 2005) no qual se adotou como técnica de coleta de dados a análise documental (Alves-Mazzotti,1999) e a análise de mídia de vídeo (Lozos, 2008); para a sistematização e compreensão dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (Bardin, 2004). Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que existe um habitus, que é a predisposição na forma de ver, ser e pensar que a pessoa vai adquirindo durante a vida em diversas áreas, no caso dos parlamentares da FPE, o habitus religioso, que é aproveitado nas atuações no campo político como estratégia nas disputas dentro desse espaço social com finalidade meramente política. Essas atuações estão ligadas a doutrinação cristã (católica e evangélica) que impõem mudanças baseadas em valores eclesiásticos em assuntos de conteúdo moral/sexual. Foi verificado, portanto, que as justificativas de votos favoráveis ao projeto tiveram fundamentação majoritariamente cristã.
- ItemParticipação: um estudo de caso da Associação de Mulheres Baixagrandense - Bahia (AMBG)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Bastos, Ramile Silva; Santos, Cleide Magáli dos; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Espírito Santo, Sandro Roberto Santa Bárbara doA investigação aborda a Associação de Mulheres de Baixa Grande Bahia (AMBG), mais nomeadamente: analisa como se dá sua atuação social e política no município de Baixa Grande-Bahia no período de 2010 a 2019. Para tanto, tem como objetivos específicos: identificar a estrutura e organização da AMBG; identificar as ações de articulação da associação com outros atores sociais e compreender a atuação da associação dentro da perspectiva de gênero. Como aportes teóricos, pauta-se em autores tais como: Putnam (1970, 2006) e Luchman (2000) sobre associativismo; Ganança (2006), Avritzer (1997), Martins (2019) sobre a ação coletiva institucionalizada associativa (o associativismo) no Brasil; Sales (2007), Serrano (2014), Heredia e Cintrão (2006), Bruno (2011) e Mélo, Moraes e Costa (2014) sobre associativismo e participação feminina rural no Brasil dentre outros/as; Sardenberg (2009). sobre empoderamento. Metodologicamente caracteriza-se por uma abordagem qualitativa (André, 1995), tendo o Estudo de Caso (Yin, 2001) como modo de investigação privilegiado, recorrendo a triangulação de técnicas de coleta de dados, tais como: análise documental (Alves-Mazzotti,1999); análise de conteúdo (Bardin,2004; Rocha e Deusdara, 2005; Moraes,1999); observações de reuniões e ações (Minayo, 2016) e realização de entrevistas semiestruturadas com informantes chaves (Triviños, 1987). Como principais resultados, a investigação verificou que quanto à questão da Participação, nos dez (10) anos da AMBG, se deu de forma concisa, salientando-se que as associadas se dispersam em diversas formas de Participação que não apenas em assembleias/reuniões, caracterizando por participação em feiras, na produção, nas vendas, na organização de eventos, Participação em Formações etc., tudo isso considerando a realidade dessas mulheres - marcada pela maternidade e pela divisão sexual do trabalho. Assim, na maioria dos anos de sua existência, não houve enfrentamento intensivo dos motivos para a baixa participação e apenas nos anos mais recentes a AMBG instituiu estratégias para aumento do número de associadas e consequente amadurecimento e fortalecimento da Participação na e pela AMBG. De tal modo, a investigação identificou ainda o caráter pedagógico da participação e das ações desenvolvidas pela AMBG.
- ItemPerspectivas de ascensão social de jovens negras periféricas estudantes de uma escola pública de Salvador: uma análise a partir do colégio estadual Alípio Franca(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Sousa, Jéssica de Faria; Miranda, Jorge Hilton de Assis; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Pacheco, Ana Cláudia LemosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga as perspectivas de ascensão social e os desafios enfrentados por jovens negras periféricas estudantes do Colégio Estadual Alípio Franca, em Salvador, a partir de uma análise fundamentada nas teorias de Pierre Bourdieu sobre capital cultural e habitus. O estudo buscou compreender como as condições estruturais e sociais interferem na construção das trajetórias educacionais dessas jovens, destacando as barreiras impostas por desigualdades históricas de gênero e raça. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizou-se a metodologia de entrevistas semiestruturadas para captar as vivências e percepções de oito jovens negras estudantes do Colégio Estadual Alípio Franca, situado em Salvador, no bairro do Bonfim. Os resultados apontam que, apesar das limitações do ensino público e das opressões estruturantes interseccionadas por raça, gênero e classe, a educação é vista por elas como um meio de mobilidade social e de superação das desigualdades. Entretanto, as lacunas no acesso a recursos educacionais e à valorização de suas identidades culturais evidenciam a reprodução de exclusões no campo escolar. O presente estudo ressalta a importância de políticas públicas voltadas à equidade educacional e ao fortalecimento do protagonismo das jovens negras, destacando o papel transformador da escola na desconstrução de barreiras sociais e na promoção da justiça social.
- ItemPolíticas públicas de permanência escolar no ensino médio: uma análise do programa bolsa presença a partir das percepções dos líderes de classe territoriais da rede estadual da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Reis, Lorena Santana dos; Silva, Antônio Cosme Lima da; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Vieira , Regina Lúcia BastosO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as políticas públicas de permanência escolar, especialmente, o Programa Bolsa Presença, a partir das percepções dos líderes de classe territoriais da rede estadual de ensino da Bahia. A pesquisa se insere no contexto das políticas sociais implementadas durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva, que promoveram transformações significativas nas áreas de educação e combate à pobreza, como o Programa Bolsa Família. O programa Bolsa Presença, do governo da Bahia, visa incentivar a permanência dos estudantes na escola, combater a evasão escolar e as desigualdades sociais, além de oferecer apoio financeiro para alimentação dos estudantes. Dessa forma, o TCC, motivado a partir de uma experiência do estágio que realizei na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em 2021, em um contexto de ensino híbrido devido à pandemia da COVID-19, revela como o auxílio financeiro do Bolsa Presença, contribuiu para a redução da evasão escolar, melhoria no desempenho acadêmico e no desenvolvimento social dos alunos, de acordo com as percepções dos estudantes líderes de classe.
- ItemRacismo Ambiental e espoliação urbana: dois lados de uma mesma moeda. Uma análise sobre os deslizamentos de terra na cidade de Salvador a partir do Programa Municipal " Operação chuva" (2015-2020)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-08) Nascimento, Marina Amaral; Santos, Cleide Magáli dos; Nunes, Eduardo josé Fernandes; Silva, Valdélio SantosA presente pesquisa, constitui-se como uma investigação do tipo exploratória e de caráter qualitativo. Tem como objetivo geral, analisar a interseccionalidade raça/classe, caracterizando os processos sociais de deslizamentos de terra na cidade de Salvador (Bahia), a partir do Programa Municipal Operação Chuva. Para tanto, se examinam os relatórios do referido Programa entre os anos de 2015 a 2020, apontando as localidades atingidas pelos deslizamentos de terra, investigando a sua composição racial com base no banco de dados do Observatório dos Bairros de Salvador e assim, identificando as relações ambientais, sociais e raciais nos processos de deslizamento de terra na capital baiana. Como aporte teórico, utilizou-se as categorias centrais de Racismo Ambiental e Espoliação Urbana, além dos aportes do Marxismo e da Sociologia Urbana e seus desdobramentos a partir das relações étnico raciais. Assim, pauta-se em autores tais como: Kowarick (2009); Harvey (2011, 2016); Capella (1996); Acselrad (2004); Maricato (1996, 2001), Carvalho (2008, 2011); Pacheco (2008); Mèszàros (2001); Marx e Engels (1977), dentre outros igualmente importantes. Como principal resultado, foi confirmada a hipótese de que devido a relação orgânica entre Estado e capital, o planejamento urbano não é pensado de forma democrática na cidade de Salvador, e sim, a partir dos interesses capitalistas, da especulação imobiliária e da elite privilegiada. Por isso, a imensa maioria dos deslizamentos de terra na capital baiana ocorre nos territórios em que vivem a população pobre e negra, espoliadas do direito à cidade, enquanto nos bairros de maioria branca e classe alta, que praticamente não aparecem nos relatórios sobre deslizamento de terra, estão os melhores serviços e habitações seguras. Dessa forma, conclui-se a importância de incluir as categorias raça e classe nos relatórios da Operação Chuva e demais documentos e dados oficiais, a fim de elaborar políticas públicas específicas para esses segmentos, assim como, para a necessária e urgente reforma urbana que precisa ser elaborada com um planejamento democrático que abarque a maioria da população.
- ItemReligiosidade na escola: um estudo da convivência entre os estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos(Universidade do Estado da Bahia, 2017-08-18) Prado, Denilson Brasileiro do; Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Costa, Patrícia Lessa; Vieira, Regina Lúcia BastosEste trabalho monográfico tem como tema a “Religiosidade na escola”, questionando como se dá a convivência entre os estudantes no Colégio Estadual Governador Roberto Santos (CEGRS) em razão das diferentes opções religiosas e de que modo a orientação religiosa interfere (ou não) no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas grupais e de observação não participante, analisadas à luz do conhecimento teórico produzido por diversos autores clássicos e contemporâneos que tratam dos temas religião e religiosidade, diversidade religiosa, identidade, intolerância religiosa e sobre a relação entre religião e educação em nossa sociedade em seu processo histórico e social. A partir da análise dos diversos aspectos relativos ao tema evidenciados durante as entrevistas, em sua relação com a teoria estudada, concluímos que os estudantes do CEGRS entendem de modos diferentes e, por vezes, divergentes, o que se passa no colégio, tendo, desse modo, apurado que a escola vive situações de conflitos entre os estudantes em razão das diferenças religiosas, porém, nem sempre entendidas dessa forma. Concluímos, ainda, que a orientação religiosa interfere no cotidiano escolar ao intervir no exercício da liberdade dos estudantes em suas relações com os colegas e, por conseguinte, na constituição do espaço escolar como um ambiente democrático.