Campus VII - Departamento de Educação (DEDC) - Senhor do Bonfim
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VII - Departamento de Educação (DEDC) - Senhor do Bonfim por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 167
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMotivos que levam os homens a não procurarem assistência preventiva em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 0012-03-30) Almeida, Maryla Pinto; Almeida, Eliana do Sacramento de; Souto, Maria de Fátima Brazil dos Santos; Sampaio, Antonia Adonis CallouA Saúde do Homem é uma abordagem muito importante para a saúde Pública, porém por muito tempo foi um tema esquecido, o presente estudo consiste em uma revisão de literatura de publicações que abordam a saúde do sexo masculino e sua relação com a Assistência Preventiva em Saúde. Para isso, procurou-se descrever o processo de formação do ser masculino psicológica e culturalmente, os motivos justificados para a ausência de homens nas unidades de saúde da Atenção Básica, os índices de morbidade e mortalidade demonstrando a situação de saúde vivida pelos homens e as novas e fundamentais mudanças ocorridas em elação ao tema Saúde do Homem. O trabalho teve como objetivo de descrever os motivos que levam os indivíduos do sexo masculino a não procurarem a Assistência Preventiva em Saúde. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estado foi a revisão bibliográfica em artigos cientifico, revistas e dados no período de 2005 a 2011 disponíveis nos espaços eletrônicos. Embasados nos estudos realizados podem ser mencionados alguns motivos importantes para essa ausência nas unidades de saúde como a forte influência cultural, o homem por décadas foi estereotipado pela sociedade como ser forte, resistente, outros motivos observados foram o ambiente vinculados ao sexo feminino: seu corpo de profissionais e seus programas de atuação de maior abrangência para esse sexo, a demora do atendimento, a falta de unidades, especificas ao homem, os horários de funcionamento da unidade incompatível com a jornada de trabalho, o medo da patologia e vergonha de se expor fortaleceram o afastamento de homem nas unidade de Atenção Preventiva em Saúde.
- ItemA matemática silenciosa: o entrelace de dois mundos(Universidade do Estado da Bahia, 0211-09-30) Silva, Ivone Ferreira da; Carvalho, Norma Leite Martins de; Brito, Mirian Ferreira de; Souza, Pascoal Eron Santos deEste estudo tem como objetivo investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, acreditando ser este um fator includente no ensino aprendizagem. A realização deste trabalho aconteceu com os alunos da turma do 1.º ano G no Colégio Estadual Roberto Santos, na cidade de Campo Formoso, Bahia, utilizando-se da pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário, os quais nos deram maior segurança no processo de coleta e análise dos dados que subsidiaram a discussão da questão em tela. Com base em autores como Mazzota (1996), Quadros (1997), Rabelo (2002), entre outros, construímos o referencial teórico. Os resultados deste trabalho demonstram que a falta da língua brasileira de sinais (LIBRAS) por parte dos docentes, assim como falta de interprete em sala de aula, implica em sérios prejuízos no ensino da matemática.
- ItemHábitos de nidificação de abelhas nativas e princípios de conservação em áreas de caatinga no Povoado de Limoeiro, município de Campo Formoso, BA(2009) Nunes, Milene Rocha; Santos, Maria Elisa da Silva; Silva , Francisco Hilder Magalhães; Reis, Marcos dos SantosAs abelhas nativas sem ferrão são insetos eussociais, apresentando sociedades com várias gerações em um mesmo ninho, possuindo cuidado cooperativo com a prole e uma divisão de tarefas entre reprodutores e operárias. Entender a ecologia de nidificação desse grupo é uma estratégia que possibilita extrair informações, como diversidade de espécies existentes, abundância e raridade e susceptibilidade as ações antrópicas. Tais dados podem contribuir para o monitoramento de áreas naturais e elaboração de planos de manejo. Este trabalho teve como objetivos: Compreender a relação existente entre os hábitos de nidificação de abelhas nativas com princípios de conservação em áreas de caatinga no Povoado de Limoeiro, Campo Formoso BA; Estimar a abundância relativa dos ninhos encontrados; Identificar as espécies vegetais utilizadas como substrato para nidificação e Propor medidas que possibilitem a manutenção desses ninhos na natureza. As informações fornecidas a respeito da existência de abelhas nativas na região foram coletadas a partir de entrevistas junto aos meliponicultores do local e para verificar a presença de ninhos foram percorridas aleatoriamente trilhas pré-existentes. À medida que os ninhos eram encontrados marcavam-se seus pontos com GPS. Foram encontrados 31 ninhos pertencentes a 07 espécies. A espécie que apresentou maior número de ninhos e maior diversidade de substrato nidificado foi a Nannotrigona testaceicornis, conhecida na região como abelha Mosquito. O número de espécies encontrado se manteve na média quando comparado a estudos realizados na Bahia (7 a 18 espécies), e a quantidade de ninhos encontrados pode ser considerado um indicador de conservação. Das 07 espécies encontradas, Melipona anthidiodes e Tetragonisca angustula, são as mais criadas por membros da comunidade, no entanto essas espécies em ambiente natural quase não foram encontradas, o que se pode inferir que esses criadores as retiram da mata e as levam para compor suas criações. O conhecimento a respeito dos hábitos de nidificação das abelhas possibilitou formular ações em prol da sua conservação e das espécies de plantas. Entre essas recomenda-se a elaboração de planos locais para criação de abelhas nativas e manutenção no ambiente natural com a participação da comunidade a partir do conhecimento popular; As plantas nativas consideradas como bons substratos para fundação de ninhos das abelhas nativas devem ser incluídas em planos de recuperação ambiental na comunidade do Limoeiro aumentando assim os locais naturais de nidificação.
- ItemPlantas medicinais usadas como vermífugo na Comunidade Quilombola de Tijuaçu, Senhor do Bonfim-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pinheiro, Andréa Teixeira; Santos , Valdira de Jesus; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Lima, Artur Gomes DiasOs vegetais são utilizados na cura de doenças desde os primórdios da humanidade. Hoje em dia no Brasil seu uso é muito comum devido principalmente ao difícil acesso da maioria da população à assistência médica e ao alto custo dos remédios alopáticos. Por isto as plantas medicinais tem sido uma alternativa para o controle de algumas doenças principalmente as parasitarias que atingem grande parte da população. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento das plantas medicinais usadas como vermífugo na Comunidade Quilombola de Tijuaçu nos povoados de Alto Bonito, Lajinha, Olaria e Quebra Facão – Senhor do Bonfim – Bahia. Os dados foram obtidos através de entrevistas estruturadas com a aplicação de questionário e coleta botânica das plantas citadas pelos entrevistados no período de dezembro/2008 a janeiro/2009, foram entrevistados 23 mulheres (88%) e três homens (12%). Após esta etapa as plantas foram identificadas no Laboratório de Botânica sendo incorporada ao Herbário da Universidade do Estado da Bahia–Senhor do Bonfim (HUNEB-SB). Foram identificadas onze espécies pertencentes a dez gêneros e dez famílias. As espécies encontradas foram Aloe vera (L.) Brum. F (babosa), Carica papaya L. (mamão), Chenopodium ambrosioides L. (mastruz), Costus spicatus (Jacq.) S.W. (cana-de-macaco), Cucumis anguria L. (maxixe), Curcubita pepo L. (abóbora), Gossypium hersutum L. (algodão), Hybanthus (A.St.-Hil). Taub. (purga-do-campo), Operculina macrocarpaI (L) Urb. (batata-de-purga), Waltheria douradinha A.St.-Hil. (malva-branca), Neoglaziovia varigata (Arruda) Mez. (croá). Nos povoados mencionou-se o uso das plantas medicinais como vermífugos na forma de chá, sumo, banho, in natura e supositório, as partes mais utilizadas para o preparo dos remédios foram às folhas seguidas das raízes.
- ItemA meliponicultura nos municípios de Senhor do Bonfim e Campo Formoso-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Batista, Nilza Carla Santos; Santos, Maria Elisa da Silva; Santos, Marcos Reis dos; Silva, Francisco Hilder Magalhães eEm virtude da importância econômica dos meliponíneos, tanto pelos serviços ao ecossistema, através da polinização, quanto pela comercialização dos seus produtos e pelo custo relativamente baixo do seu manejo, essas abelhas vêm sendo alvo de interesse de cientistas e produtores para criação, produção de mel e mais recentemente em polinização, biologia, genética e evolução. Este trabalho mostra a importância da meliponicultura como fator econômico em Campo Formoso e Senhor do Bonfim, BA e contribui para a sistematização de dados sobre meliponicultores e meliponicultura; o conhecimento das técnicas empregadas na manutenção de colônias e na extração de mel; e a contribuição da meliponicultura para a conservação da vegetação nativa. O objetivo geral desse trabalho foi investigar a relação existente entre a meliponicultura e a conservação da vegetação nativa e propor estratégias para um manejo sustentável das abelhas da tribo Meliponini, visto que a criação dessas abelhas de maneira racional oferece subsídios para fortalecimento de uma atividade econômica na região. O trabalho foi desenvolvido nos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim, Norte da Bahia, no período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2009. Os dados foram coletados a partir de observação e entrevista que permitiram o entendimento dos seguintes aspectos: A abelha mandaçaia é a espécie preferida pelos criadores da região, em virtude da produção de mel e facilidade no manejo; A maioria dos criadores de Campo Formoso e Senhor do Bonfim- BA não pratica a criação de meliponíneos como renda principal, mas como atividade de lazer. Para um manejo adequado de meliponíneos é fundamental: A aquisição de caixas próprias para a criação dessas abelhas; o fortalecimento das espécies com a administração da alimentação artificial, principalmente na época de estiagem; a diminuição de captura de novos ninhos existente na natureza através das caixas–iscas e a realização da divisão de colônias. Para fortalecimento da meliponicultura faz-se as seguintes recomendações: A conservação da vegetação nativa na região e enriquecimento com árvores frutíferas para a manutenção dos meliponíneos no seu habitat; Recuperação de áreas degradadas; Melhoria na atualização dos meliponicultores a partir da realização de congressos, feiras sobre as abelhas sem ferrão e acompanhamentos dos produtores pelos órgãos responsáveis como, por exemplo, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA) da região em parceria com as Escolas Agrotécnicas e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
- ItemLudicidade na Educação Infantil: O Desafio de Aprender Brincando(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Oliveira, Georgia Batista de; Gonçalves, Maria da Conceição CuraçáO presente estudo monográfico objetivou identificar a compreensão que os professores de educação infantil tem sobre ludicidade. Dentro desse contexto buscamos vários autores para subsidiar nossa pesquisa, dentre outros: Ferreira (1986); Ximenes (2000); Freire (1992); Dallabona e Mendes (2004); Gentilli e Alencar (2005); Almeida (2003); Kulisz (2004); Maturana (2004); Luckesi (2008). Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo e como instrumentos de coleta de dados o questionário aberto, fechado e a observação. Os resultados obtidos através das análises e interpretação dos dados apontam que as professoras pesquisadas possuem um conhecimento significativo sobre ludicidade e que contribui de forma importante na construção do novo saber de seus alunos, pois através de seus discursos transmitiu conhecer que o lúdico é algo inerente a criança e faz o processo de ensino-aprendizagem torna-se prazeroso, significativo, divertido e facilitador e ainda reconhecem-se como mediadores nesse processo.
- ItemFracasso escolar: um estudo das representações sociais docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08) Pereira, Odeane Camila Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaPerceber as representações sociais docentes sobre o fracasso escolar se constitui um desafio, visto que, o presente trabalho busca representar esta temática nos aspectos políticos, sociais e educacionais. Diante disso, verificou-se a necessidade de pesquisar quais as representações sociais que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental do município de Filadélfia têm sobre fracasso escolar. A partir dessa inquietação, buscamos vários autores para elucidarem nossa pesquisa, com a conceituação das palavras-chave que nortearam a fundamentação teórica, assim, nos respaldamos em: Anádon e Machado (2003), Almeida (2003), Dotta (2006), Minayo (2005), Tardif (2002), Carvalho (1999), Soares (1999), Chaui (2007), Alencar (2005), Gentili (2002), Freire (1996), Patto (1996), Bossa (2000), Collrese Moysés (1996), Ferrianie Gomes (1997), Frigotto (1989), Arroyo (2007), Connel (1995).Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo, e como instrumentos de coleta de dados, o questionário fechado e o questionário aberto. Os resultados alcançados através das análises e interpretação dos dados expressam as representações sociais identificadas, que apresentam a culpabilização dos alunos pelo seu fracasso, as explicações organicistas e patologizantes do insucesso escolar dentre outras que se fazem presentes na pesquisa. Vale ressaltar que de forma inusitada aparece a representação social docente que incorpora elementos críticos e políticos sobre a produção do fracasso escolar, identificando-o de forma contextualizada na sociedade. Desta forma, percebemos as representações sociais que se legitimam através do pensamento liberal, entendendo o indivíduo de maneira racional e desvinculada dos fatores sociais, políticos e educacionais. Assim é pertinente repensar as relações opressoras de perceber o mau êxito escola.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: a importante participação da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09) Silva, Ana Lúcia Barbosa Pinto; Cruz, Ozelito Souza; Ozelito SouzaLudicidade infantil é um tema que gera entendimentos diversos de autores variados, ao trabalhar o lúdico o educador abre espaço para que o conhecimento seja de fato efetivo na vida da criança, uma vez que tudo que ela aprender levará para vida. A brincadeira por ser uma atividade própria da infância na nossa compreensão cria possibilidades novas para o mundo infantil e ao mesmo tempo estimula a capacidade da criança de relacionar-se com o meio onde vive começando a construir as relações sociais que lhe serão peculiares. Assim este trabalho se baseia no estudo tanto bibliográfico quanto de campo em relação ao emprego da ludicidade na educação infantil em específico da rede municipal de Senhor do Bonfim, algumas professoras foram selecionadas para responder ao questionário proposto. Este trabalho acadêmico justifica-se na busca da compreensão do lúdico na educação infantil e tem como objetivos repensar a educação lúdica na infância bem como destacar o papel do professor que inova ao trabalhar com brincadeiras em sala de aula. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa destacando autores que darão suporte as idéias estabelecidas dentro do contexto da pesquisa.
- ItemO contabilista, sua formação acadêmica, o mercado de trabalho e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-17) Silva, Alandones Moreira da; Pereira , Daniel de Jesus; Sampaio, Márcio SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar como as Instituições de Ensino Superior estão se comportando no cumprimento do seu papel na formação do profissional de contabilidade. Para tal analisou-se a formação acadêmica dos contadores abordando-se todos os aspectos e estágios exigidos para formar-se um bom profissional. Logo após, foi feita uma análise a cerca da importância da contabilidade como meio de informação para as empresas e por fim relatou-se a grande gama de oportunidades que os graduandos têm logo após saírem da universidade. A metodologia desenvolvida foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica através de livros, revistas, artigos, pesquisas na internet. Em virtude de tudo que foi relatado e analisado, pode-se constatar que a formação obtida pelos graduandos dentro das universidades é de fundamental importância para o seu sucesso no mercado, pois diante de um mercado tão competitivo não se admite mais profissionais só com conhecimento técnico, devendo os mesmos estar capacitados e atualizados e assim passarem a entender a contabilidade em sua essência, qual seja, disponibilizar informações para os mais diversos níveis das organizações; por fim também se constatou-se que realmente é fundamental a capacitação contínua dos docentes e a adequação das grades curriculares do curso de bacharelado em ciência contábeis à região em que está implantado, pois dessa forma o profissional terá mais facilidade de ingressar no mercado de trabalho bem como, contribuir para a melhoria sócio-econômica da população.
- ItemLevantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Santos, Renilson Pereiro dos; Bastos, Adson dos Santos; Cruz, Ozelito Souza; Santana , Cristiana de Cerqueira SilvaO trabalho focaliza estudo sobre levantamento das condições do Rio Ipueira e percepção socioambiental por moradores do entorno em Andorinha-Bahia. O grupo de pesquisa está situado no entorno do Rio – Fazenda Terra Dura – localizada a 23 km da sede do município. Diante dessa pesquisa, podem ser analisadas as visões de pessoas que tem sua relação estreita com o recurso hídrico em seu cotidiano por residirem próximas ao mesmo. Esse grupo permitirá uma análise dos resultados da pesquisa de campo. Constatou-se que o perfil dos moradores do entorno apresenta uma comunidade com menor nível de escolaridade, renda familiar abaixo de dois salários mínimos, maioria apenas trabalha e a maioria do sexo masculino. Tendo uma percepção socioambiental do Rio com riquezas de detalhes, principalmente quando se trata do conhecimento da realidade, através da interação direta com o mesmo. Cabe salientar a percepção dos moradores onde enfatizaram o potencial de impactos ambientais negativos afetando o Rio como: assoreamento do Rio; degradação das matas ciliares; queimadas e poluição provinda do lixão da cidade. Também é importante sublinhar que são poucas as discussões sobre questões ambientais na comunidade, porém existe um grande grau de afetividade por parte dos pesquisados pelo Rio
- ItemSistema educativo e sistema prisional: aproximações e distanciamentos, á luz dos estudos de Foucault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice Lima AlmeidaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos
- ItemExperiências e saberes artísticos na formação estética do artista/educador(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Oliveira, José Benedito Andrade de; Lins, Claudia Maisa A.; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir a formação, os conceitos e saberes do\da professor\a de arte dentro de uma perspectiva social. Tendo como maior interesse a formação docente. Utilizo para isto, minha própria historia como artista e educador puxando da memória uma sorte de lembranças, prazeres e dores em busca de minha formação. A partir do primeiro capítulo tento descrever o porquê desta pesquisa, o interesse pela área de conhecimento artes e a minha relação com a educação como aluno, educador e artista. Buscando em Nietzsche (LARROSA, 2005) os sentidos do tornar-se. Em Colli (2007), Read (2001), Duarte Júnior (1996 e 1998) Barbosa (1975) e Fischer (2000) as questões sobre arte e a arte em espaços de educação formal e não formal, encontrando nestes autores bases para fortalecer minha critica acirrada ao sistema de educação ao qual estamos atrelados e aparentemente desconfiados da existência do um ultimo elemento preso na caixa de Pandora. No entanto, procuro descrever a partir do etnometodo o caminho desenhado com as pedras e flores das vivências em comunidade. Tendo como suporte para esta busca a etnopesquisa, traçando as experiências com arte desde minha tenra idade em um relato emocionalmente comprometido com o fazer artístico e docente sem fazer distinção entre o artista na sala de aula e o educador no palco ou vice-versa, pedindo licença aos meus antepassados e agradecendo a herança poética de uma vida vivida em busca da compreensão de si e do meio para a construção de um mundo melhor.
- ItemNível de conhecimento sobre sexualidade dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho município de Campo Formoso-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Josenilde Ferreira de Sousa; Bastos, Adson dos Santos; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Cruz, Ozelito SouzaA sexualidade é parte integrante do ser humano, é própria do individuo, está relacionada ao gênero, a identidade sexual, ao amor, ao envolvimento emocional, a reprodução, e porque não dizer a própria vida. Ela é experimentada e expressada de várias maneiras através de sentimentos, atitudes, pensamentos, valores, direitos, respeito, desejos, práticas, fantasias, crenças, papéis e relacionamentos. Está relacionada ao envolvimento do nosso corpo, a capacidade de reproduzir, de sentir prazer, aos costumes, as escolhas, a cultura, aos nossos relacionamentos afetivos entre outros. Tratando-se de um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta, a sexualidade nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é o traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas. Apresentaremos, neste trabalho, uma análise do nível de conhecimento que os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Rural Gilcina Carvalho têm sobre a sexualidade de maneira geral e sobre a sua própria. Para isto, procederemos, inicialmente com um breve levantamento histórico, onde procuraremos evidenciar as definições de sexualidade ao longo dos principais períodos históricos, fazendo uma analise de como as sociedades, no decorrer dos tempos, trataram deste tema, suas concepções, crenças e as implicações para estas sociedades. Trataremos também, da disparidade entre as concepções de educação sexual entre o ambiente familiar e a escola. Procuraremos demonstrar os malefícios e benefícios desta relação complexa e dicotômica, enfatizando, desde as diferenças de linguagem e conceitos até o despreparo dos agentes de ambas as realidades ao tratar de tal tema. Neste aspecto, abordaremos a precocidade cada vez maior da vida sexual dos nossos jovens e as implicações para sua saúde física e psicológica, os perigos de uma vida sexual mal planejada, a indicação sexual feita de maneira inadequada, os prejuízos de uma gravidez na adolescência, a prática do aborto, as doenças sexualmente transmissíveis, a falta de dialogo na família e a influência da mídia sobre todos estes fatores. Por fim, procederemos aos aspectos metodológicos, enfatizando a localização e caracterização da área de estudo e do perfil dos pesquisados, bem como o tipo de pesquisa que pretendemos, a coleta e o tratamento dos dados, finalizando com a análise e discussão.
- ItemReflexões sobre a violência no âmbito escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Eurides Carneiro da Araújo; Cruz, Ozelito SouzaO presente trabalho monográfico, reflexões sobre a violência no âmbito escolar, se propõe a identificar como as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos. Os suportes teóricos utilizados para embasar esta pesquisa foram estudos desenvolvidos junto a autores como: Abramovay (2002), Colombier (1989), Foulcoult (2009), Xavier (2002), Silva (2004), D‟Antola (1989) dentre outros, com o intuito de fundamentar epistemologicamente a pesquisa, colaborando desta maneira para uma reflexão crítica nesse estudo sobre violência no âmbito escolar, obtendo assim, uma melhor constatação dos fatos. A metodologia teve um enfoque qualitativo, com os seguintes instrumentos: observação participante para obtermos um contato direto com o contexto observado; o questionário fechado no intuito de traçar o perfil das professoras o questionário aberto para identificar a compreensão dos sujeitos sobre a violência manifestada por seus alunos. A partir da análise dos questionários, da observação, foi possível identificarmos que as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos de várias maneiras, a violência é um ato prejudicial para quem é vitima; que as conversas, aconselhamentos, orientação diminui a violência na escola; compreendem o diálogo como meio para resolver as violências causadas por os alunos; apontam a parceria dos pais com a escola para a diminuição da violência no processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos e participativos na tessitura de suas histórias e de sua cultura. Como considerações finais, enfatizamos que a escola não pode abrir mão de sua árdua tarefa de educar frente à violência manifestada por seus alunos, também a relevante parceria entre a escola e a família buscando com os alunos uma atuação no campo da prevenção da violência
- ItemA literatura na educação infantil: significados atribuidos pelos docentes do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança - Jaguarari/ BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Viviane Santos de; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraO presente trabalho monográfico parte da compreensão que a literatura na primeira infância constitui-se como um espaço de prazer e emoção, que influencia significativamente a criança em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e criticidade. Neste sentido, o professor de Educação Infantil deve buscar, em sua prática educativa, uma ação transformadora e significativa que proporcione à criança um contato mais frequente com os livros e as atividades literárias. A construção, por parte do professor, de uma concepção que considere a importância da literatura na educação infantil é fruto da sua formação acadêmica e, também, de sua vivência com a literatura. Desta forma resolvemos pesquisar a concepção e os significados que os educadores da primeira infância dão para a literatura infantil em sala de aula e sua influência na prática educativa. O locus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança – Jaguarari/Ba, e os sujeitos pesquisados foram as seis(06) professoras que trabalham nesta instituição. Elegemos como conceitos-chave Infância, Educação Infantil, Professor e Literatura Infantil, a partir do pensamento de autores como Steinberg (2001), Oliveira (1992 e 2001), Kramer (1992, 2002 e 2005), Silva (1985), Fazenda (1991), Gárcia (2003), Freire (1996), Coelho (2000), Lajolo (2002), Borges (1994), Costa (2006), Mizukami (1986), Abramovich (1997), Palo e Oliveira (2001), Bettelheim (1996) e Referencial Curricular Nacional (1998), que possibilitou-nos uma discussão teórica e fundamentou a nossa análise da concepção sobre literatura na Educação Infantil e sua influência na ação educativa dos sujeitos pesquisados. Na perspectiva da pesquisa qualitativa utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário fechado e a entrevista semi estruturada. Os resultados apontam que a forma como é concebida a literatura pelo educador tem influência significativa em sua prática, e os significados atribuídos pelas docentes à literatura são frutos de sua formação e da vivência destas com a literatura infantil ao longo da vida profissional, desta forma a literatura é percebida apenas enquanto instrumento pedagógico empobrecendo-a enquanto arte.
- ItemO educar-cuidar na educação infantil: dilemas e desafios da profissão docente(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Carvalho, Jaciara Santos; Melo, Rita de Cássia Braz ConceiçãoEste trabalho visou identificar e analisar as concepções que os professores da educação infantil da creche Tia Maria em Jacobina-Ba tem sobre a relevância das interrelações entre cuidado e educação. Partindo desse pressuposto, identificamos e analisamos as interfaces do cuidar e do educar para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, trazemos um breve histórico acerca das concepções de infância, referenciando em seguida a criança como sujeito social de direitos e a importância das relações do cuidar e do educar no que tange a educação infantil, mostrando o quanto essa relação é fundamental na aprendizagem. Para isso, buscou-se suporte teórico em Kramer (2002), Craidy & Kaercher (2002), Oliveira (2001), Montenegro (2001), Boff (2004), entre outros, os quais também trazem contribuições de grande importância para essas construções. Os caminhos metodológicos construíram-se sob um enfoque qualitativo, através da observação, do questionário fechado para traçar o perfil dos sujeitos, e da entrevista semi-estruturada para identificar as concepções dos mesmos. Assim, os resultados desta pesquisa revelam ainda uma confusão no entendimento do que é cuidar e educar. Percebemos ainda a tendência de compreender o cuidado como função relativa ao zelo enquanto o educar a ensino aprendizagem. Diante disso, compreendemos que torna-se imprescindível para atender as necessidades infantis que o professor de educação infantil entenda essa relação educar cuidar como indissociáveis, que ocorrem em todos os momentos peculiares à infância.
- ItemAspectos Educativos Construidos em uma Filarmônica(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Lima, Rayne Libório de; Machado, Paulo BatistaEsse trabalho de conclusão de curso tem como objeto a Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, considerada enquanto espaço histórico-educativo. Destacam-se como principais objetivos o resgate histórico da Filarmônica nascida e mantida em um bairro nascido em torno da então Rede Ferroviária Federal realizada a partir de um paradigma qualitativo. Utilizam-se como estratégias de pesquisa a pesquisa bibliográfica, a história oral e o questionário semi-aberto. Os resultados colhidos ressaltam uma entidade que torna a música um fenômeno educativo cultural, contribuindo para o enraizamento cultural e histórico, tanto do bairro da Gamboa quanto do município de Senhor do Bonfim.
- ItemEnsinar e aprender matemática na educação de jovens e adultos: em busca de um sentido(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Edval da Silva; Santos, Assivânia Lucia Cavalcante dos; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Costa, Ivan Souza CostaAs mudanças e transformações ocorridas na sociedade contemporânea exigem um repensar da educação, novos paradigmas se fazem necessários diante do contexto complexo e diversos que nos encontramos. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, são pilares de extrema importância para direcionar os novos princípios educacionais. O ensino da Matemática durante muito tempo era considerado como conhecimento específico dos bancos escolares, não possuindo relação com a realidade do educando, porém hoje, pesquisas apontam para a importância de um ensino contextualizado oportunizando a construção de uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa teve como objetivo é analisar se a matemática ensinada na escola possui relação no contexto dos alunos, sendo que essa clientela possui especificidades diferenciadas das demais, pois na sua maioria retornam aos bancos escolares para adequar-se as exigências do mundo do trabalho. A metodologia trata-se da abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa foram os alunos de 03 (três) turmas da EJA III, dos referidos Colégios Estaduais: Júlio César Salgado, Cazuza Torres e Teixeira de Freitas, na cidade de Senhor do Bonfim. Os dados foram coletados através da utilização da observação livre e de questionário aberto semiestruturado. A análise indica que os alunos sentem-se mais motivados a aprender matemática quando o seu conhecimento prévio é valorizado, percebem aplicabilidade do conteúdo aprendido e têm as suas expectativas atendidas. Observamos, porém que os professores pesquisados não estão totalmente preparados para atuarem com essa modalidade de ensino, necessitando de uma formação específica na área.
- ItemSistema educativo e sistema prisional : aproximações e distanciamentos, à luz dos estudos de Foulcault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice LimaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos.
- ItemLevantamento florístico da Serra da Fumaça, Pindobaçu, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Sousa, Luzicléia Araújo; Saba, Marileide; Silva, Francisco Hilder Magalhães e; Marques, Marcos Fábio de OliveiraO conhecimento da biodiversidade, através de levantamentos florísticos, constitui importante embasamento para a conservação, bem como para exploração racional dos recursos das áreas naturais ainda existentes. Este trabalho trata-se de um levantamento florístico realizado nas trilhas existentes na Serra da Fumaça município de Pindobaçu, Bahia. A Serra está localizada na ecorregião da Depressão Sertaneja Meridional do bioma Caatinga, no município de Pindobaçú, Bahia, integra a cadeia de Serras da Jacobina, dentro do complexo de serras da Cadeia do Espinhaço, e que na Bahia recebe o nome de Chapada Diamantina. Na presente pesquisa realizadam-se coletas de material vegetal durante dois anos. Todo o material coletado foi processado, conforme procedimentos padrões e depositados no herbário (HUNEB-SB) e só então identificado. Foram amostradas 219 táxons, pertencentes a 53 famílias. As famílias com maior número de espécies foram: Orchidaceae (33 spp.); Asteraceae (17 spp.); Rubiaceae (16 spp.); Melastomataceae (13 spp.); Bromeliaceae (10 spp.), as quais representam 35% das espécies amostradas. Considerando os tipos vegetacionais, Campo rupestre (62%) foi o de maior representatividade, seguido de Floresta Semidecídua e Floresta Ciliar (17%). Caatinga (12%) e Campo limpo (3%). Algumas espécies como Spigelia pulchella (Polygalaceae), Encyclia alboxanthina (Orchidaceae) Tapirira guianensis (Anacardiaceae), Paepalanthus spathulatus (Eriocaulaceae) são endêmicas da Chapada Diamantina e as mesmas foram encontradas nestre trabalho, ampliando assim, a distribuição dessas espécies. Paepalanthus sp. (Eriocaulaceae), constiui uma provável nova espécie.