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- ItemO ensino de língua inglesa nas escolas públicas e a construção da autonomia.(Universidade do Estado da Bahia, 0012-12-19) Bispo, André Nunes; Sodré, Fernando da Conceição; Santana, Neila Maria Oliveira; Borges, Mônica VelosoEste trabalho aborda o ensino de inglês e a construção da autonomia proporcionada em duas escolas do município de Queimadas, no estado da Bahia. Tendo como objetivo geral analisar como tem acontecido o ensino de língua inglesa e a construção da autonomia nas escolas públicas, no ensino fundamental, enfatizando métodos e estratégias de ensino utilizadas pelos professores nas salas de aulas. E, como objetivos específicos 1) fazer um levantamento das práticas de ensino adotadas por professores da escola pública; 2) discutir o processo de formação do professor de Língua Inglesa (LI) a partir de suas experiências; 3) indicar fatores que interferem no processo de construção da autonomia; e 4) propor estratégias de ensino que sejam significativas para o desenvolvimento do aprendiz de LE autônomo. Esta análise se baseia na linguística aplicada ao ensino de língua, fundamentando-se principalmente em (PAULO FREIRE, 1996), (DIÓGENES LIMA, 2009), (MICCOLI, 2010) e (PAIVA, 2009). Os dados coletados nesta pesquisa de campo, através de questionários e observações foram descritos e analisados a partir de abordagens qualitativas e quantitativas, que viabilizaram compreender que os professores participantes da pesquisa possuem um grau de escolaridade considerável, entretanto ainda se utilizam de métodos e estratégias que não contemplam as quatro habilidades do inglês e não desenvolvem a autonomia satisfatoriamente. Isto acontece, por não conhecer técnicas adequadas como: o uso do portfólio, do diário de bordo, o uso de self study Project a partir de músicas, revistas e filmes. Além disso, as instituições de ensino estão desprovidas de recursos didáticos e tecnológicos, seus projetos políticos pedagógicos estão desatualizados, não abordando o ensino de LI com foco na autonomia, dificultando assim a prática de seus profissionais. Tudo isso mostra-nos a necessidade de qualificação profissional e inovação pedagógica nessas escolas no que se refere ao uso de métodos e estratégias de ensino com foco na autonomia dos sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento.
- ItemLispector, subjetividade e representação: amor e felicidade clandestina sob a interface psíquico-literária(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Cruz , Maiara Santos da; Chagas , Maria de Fátima Santos Barros das; Valverde , Luiz Antônio de Carvalho; Oliveira , Saionara Amaral deDiante da percepção acerca da relação mantida pela Literatura com outras áreas do conhecimento humano, surgiu o questionamento, após conhecimento da escrita de Clarice Lispector, de como essa relação se efetivava em seus textos e de como sua escrita comprovava essa relação. Dessa forma, o presente estudo tem o propósito de discutir a relação percebida entre a teoria literária e a teoria psicanalítica, a partir da escrita de Clarice Lispector, tendo como corpus de análise dois de seus contos: Amor e Felicidade Clandestina. A autora, que possui como característica própria uma estética narrativa intimista, situa-se como limiar entre a subjetividade e a representação do real. Frente a essas questões, o estudo voltou-se, primeiramente, para a conceituação geral de Literatura e Psicanálise e a relação mantida entre elas, buscando, em seguida, essa relação no âmago da escrita de Lispector, para só então analisar internamente os contos escolhidos, sob a interface psíquico-literária. Os contos são representações de cotidianos comuns e neles pode-se observar marcas da literatura intimista e da subjetividade, características do amor e da felicidade no viés psicanalítico, assim como ações do inconsciente sobre as personagens. Para tais conclusões, utilizou-se como ferramenta de análise uma pesquisa bibliográfica, tanto sobre a obra de psicanalistas renomados e teóricos literários, como sobre estudiosos da obra clariceana, visando uma contribuição pertinente do trabalho, ao mundo acadêmico, aos estudiosos da literatura e aos amantes leitores de Clarice.
- ItemO gênero propaganda redimensionando as aulas de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 0015) Oliveira, Emanoel Arcanjo de; Silva, Jureia Maria Ferreira da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Souza , Janine Fontes deEsta pesquisa partiu da inquietação que me levou a discutir, o trabalho referente à gramática do texto a partir dos gêneros textuais, tendo como opção o gênero propaganda como propiciador do desenvolvimento das competências gramatical e textual. Traço como principal objetivo de pesquisa, uma demonstração de como funciona as práticas pedagógicas utilizando como recurso metodológico o gênero textual propaganda. Dentro dessa perspectiva, estabeleço um paralelo entre pressupostos teóricos referentes às competências comunicativas e ao gênero propaganda e sua pertinência nas práticas pedagógicas a partir de uma nova dimensão metodológica; identifico a posição que o gênero propaganda tem assumido nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências comunicativas e analiso alguns anúncios publicitários de propagandas e as possibilidades de estimular a competência textual e gramatical nas aulas de leitura, análise e produção textual. Esse trabalho surgiu da ênfase dada ao texto publicitário, que é bem pertinente ao uso comum entre os falantes da Língua Portuguesa no cotidiano e intensificou o projeto de pesquisa científica construído no decorrer dos estudos bibliográficos. As discussões contidas nessa monografia fazem alusões a autores bem conceituados em alguns pressupostos teóricos que definem o gênero textual, as competências comunicativas, o gênero propaganda e suas características mais adequadas às práticas pedagógicas. No decorrer do trabalho sustento a possibilidade de redimensionar as aulas de Língua Portuguesa, apresentando exemplos de propaganda e a possibilidade de desenvolver atividades motivadoras das competências linguística e textual. Outro aspecto considerado como fundamental para essa proposta com o gênero propaganda e as competências comunicativas, abordado nessa pesquisa, é a valorização dos aspectos histórico e social dos gêneros textuais, inclusive a propaganda.
- ItemRelações subjetivas sujeito-paisagem na obra As Pupilas Do Senhor Reitor, de Júlio Dinis(Universidade do Estado da Bahia, 0017) Jesus, Jackeline Ferreira de; Silva, Andréa do Nascimento Mascarenhas; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano EysenPor meio de investigação bibliográfica realizada em fontes impressas e eletrônicas, com abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa aqui organizada apresenta aproximação possível entre sujeito-paisagem que se constrói através do olhar e da percepção leitora. A partir de conceitos sobre paisagem/espaço estabelecidos principalmente por Collot (2005) e Bachelard (1978), que afirmam a relação indissociável entre paisagem e subjetivismo, buscou-se (re)conhecer construções literárias que mostram paisagens externas além de suas mais comuns ligações com a geografia, elementos simbólicos percebidos por pessoas que a elas acrescem seus significados subjetivos. Para tanto, dois recortes investigativos se fizeram necessários: 1) estudo de algumas paisagens (re)criadas pelo escritor português Júlio Dinis, no romance As pupilas do senhor reitor (1972) - a fim de compreender o processo literário por meio do qual o escritor se liga ao espaço de forma subjetiva; 2) análise da construção de duas personagens da obra (Daniel e Margarida), no sentido de perceber a ligação que estabelecem com o espaço. Com o estudo, compreendeu-se como a literatura de Dinis faz dialogar pessoas e paisagens externas e como o elemento natural pode ser constantemente impregnado de significados e se tornar, portanto, simbólico através da percepção ou de paisagens experimentadas.
- ItemO Pibid e o ensino de leitura em Língua Inglesa: Parceria e desenvolvimento na escola básica de Conceição do Coité(Universidade do Estado da Bahia, 0017-12-13) Carneiro, Derlon dos Santos; Borges, Mônica Veloso; Maia, Marilene de souza; Côrtes, Anna Karyne TorresO ponto de partida dessa pesquisa foi o pressuposto de que a leitura em língua inglesa (LI) é uma importante habilidade para a aquisição de novos conhecimentos e assim uma pesquisa sobre o seu desenvolvimento nas escolas públicas de Conceição do Coité-BA foi necessária para identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. Como suporte indispensável para a realização deste trabalho, os professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que assumiram o papel de revelarem suas percepções acerca da escola e práticas pedagógicas pelos professores regentes. Para a coleta dos dados necessários a pesquisa foi dividida em duas partes, a primeira com a observação de aulas, com objetivo de buscar entender a realidade dos alunos e fazer um levantamento inicial de como a escola funciona e por fim, através de um questionário os professores em formação puderam fornecer informações, levando em conta suas experiências em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura em LI e as dificuldades que os alunos encontram na hora da leitura. Verificou-se que o corpo docente das escolas precisa dar mais importância a língua inglesa, com uma prática pedagógica que motive seus alunos no aprendizado e que a leitura seja assim contemplada, os professores precisam conhecer mais seus alunos e suas dificuldades e a partir daí trabalhar na elaboração de aulas que melhore o ensino/aprendizagem do inglês. Assim sendo, pode-se concluir que como ponto inicial para a mudança, para o aprimoramento do ensino de inglês, da leitura, a formação de professores é a chave, ou seja, quanto mais preparados os professores estiverem, melhor serão suas aulas, neste ponto o PIBID exerce uma grande contribuição, auxiliando e inserindo futuros professores na rede de ensino para que ganhem experiência e possam assim contribuir cada vez mais com a educação.
- ItemTecendo uma história de fibra: atuação de pequenos agricultores de valente e o surgimento da Apaeb (1973-1997)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Lima, Cleidiane de Oliveira; Santana, Jorge Luiz Nery de; Silva, Kelman Conceição da; Teixeira Neto, Eurelino CoelhoO presente trabalho teve como objetivo analisar fragmentos do processo histórico das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Valente, interior da Bahia, ocorridas entre 1973 e 1997 com o engajamento de representantes clérigos da Igreja Católica valentense e que resultaram na tomada da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na construção das lutas que dariam origem à construção da APAEB (uma associação de pequenos agricultores). Mediante um corpus variado de fontes, desde documentos oficiais, jornais, cadernos de atas de instituições locais, fotografia, documentos pessoais, obras memorialísticas e, em especial, depoimentos de sujeitos que vivenciaram o período analisado, destacamos a trajetória da associação, as hierarquias e conflitos dentro da instituição e os desdobramentos em torno da construção e consolidação da indústria de carpetes de sisal que a APAEB implementou em Valente no ano de 1996. O trabalho possibilitou perceber que a formação da APAEB se configura como uma tentativa de uma camada da população empobrecida de Valente, e região, que se organizou e se mobilizou em busca de melhores condições de vida e de trabalho para inúmeros agricultores e agricultoras que, no caso valentense, dependiam do cultivo do sisal para sobreviver.
- ItemViolência contra a mulher no território do sisal: Conceição do Coité em foco (2013-2018)(Universidade do Estado da Bahia, 0018) Silva, Laylla Raphaela Santos Cardoso da; Silva, Zuleide Paiva da; Maraux, Amélia Tereza Santa Rosa; Oliveira, Ilzimar Glória Ferreira; Simões, Kleber José FonsecaO presente trabalho pretende expor a violência contra a mulher no território do sisal, tendo a cidade de Conceição do Coité como o foco, o recorte temporal deste estudo é de 2013 á 2018. Para a composição deste trabalho analisamos a rede de enfrentamento a violência contra a mulher do município. Discutimos como a violência contra a mulher é tratada pelos poderes públicos e o que está sendo feito para combatê-la. Trazemos para a discussão o Centro de Referência a Mulher Professora Donga, como ele auxilia as vítimas de violência e quais encaminhamentos são feitos a partir dele. Buscamos enfatizar o surgimento dos movimentos de mulheres em conceição do coité e como ele ajuda no combate a violência contra as mulheres.
- ItemMendes 1984 - Literatura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 0019-12-12) Reis, Airan Monalize; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Rita, SacramentoO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemA importância da motivação no desenvolvimento das inteligências múltiplas no ensino de língua inglesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Lopes, Marlon Nunes; Santiago, Orleide de Souza; Santos, Priscila Novaes dos; Resende, Luis RobertoEste trabalho monográfico traz como temática uma discussão sobre as possibilidades pedagógicas do uso da Teoria das Inteligências Múltiplas no desenvolvimento da motivação em sala de aula. Tivemos como objeto geral avaliar como as inteligências múltiplas são estimuladas na disciplina de Língua Inglesa. Ensinar uma língua é sempre uma experiência muito rica, mas, a maneira como se aprende torna-se algo ainda mais enriquecedor. Aprender Inglês significa falar com naturalidade, sentir-se à vontade na presença de estrangeiros, acompanhar notícias do mundo na internet, ler grandes obras conhecidas mundialmente e o mais importante: poder conhecer outra cultura. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como os professores da rede pública do ensino fundamental estão desenvolvendo, em suas práticas pedagógicas, algum tipo de metodologia que estimule o uso das inteligências múltiplas dentro da sala de aula, e que leve em consideração as diferenças individuais de cada aluno. Além disso, como essas inteligências são motivadas e ou estimuladas no processo ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. O trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho teórico-empírico, de abordagem quantitativa, focalizando a realidade da Escola Durval da Silva Pinto, localizada na cidade de Conceição do Coité – BA. Temos como referência a teoria de Inteligências Múltiplas sustentada por Gardner e os trabalhos de alguns autores: Sternberg, Krashen, Antunes, Fonseca, Buarque e outros. Como os trabalhos de campo a as discussões teóricas constatam os sujeitos ouvidos pela pesquisa na unidade escolar que, de certa forma, utilizam a teoria para motivar o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas na sala de aula da Língua Inglesa.
- ItemProcessos ditatoriais do Brasil no século XX: a escola como elemento alienador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-02-03) Souza Filho, Luís Raimundo de; Ferreira, Sheila de OliveiraO trabalho aqui apresentado tem como elemento fomentador as dúvidas sobre o campo educacional desse país. Buscando dessa forma esclarecer alguns dos mais importantes pontos responsáveis pelo caos atual no qual se encontra essa área. O levantamento das características sobre os modelos educacionais adotados em cada um dos regimes não democráticos pelos quais o Brasil atravessou no século XX é de fundamental importância para revelar o quadro de abandono que a educação passou devido aos interesses governamentais em diferentes épocas de nossa breve história. O pensamento ao qual chegamos resulta da completa análise dos dados possíveis levantados e aos sentimentos de desesperança de alterações fundamentais nos próximos tempos.
- ItemComunicação e participação: os caminhos que levaram a sociedade civil organizada do território do Sisal à 1ª confecom(UNEB, 2009-09-21) Oliveira, Bruna Luana Bessa de; Moraes, Kátia; Sampaio, Tiago; Rizzo, NísiaO processo de organização da sociedade civil no Brasil tem um longo histórico de atuação. Na busca por melhores condições de vida, esses grupos começam a dialogar com o Estado, propondo ações de abertura política, que se intensificam após a Constituição de 1988. Nesse novo quadro, em que o Estado permanece como pólo de poder e a sociedade civil não é vista apenas como virtuosa, a comunicação social assoma como um direito reivindicado pela sociedade civil organizada na busca por liberdade de expressão. Buscando atender essa demanda, o Governo é pressionando a convocar a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde empresário, poder público e sociedade civil se juntam para discutir os rumos da comunicação para o país. Nesse cenário, o Território do Sisal, localizado no semiárido da Bahia, espaço que tem a comunicação comunitária como ferramenta de contra discurso, procurou se organizar para garantir sua representação neste evento. Esse trabalho discute e analisa de que forma a sociedade civil organizada, do Território do Sisal, mobilizou a região para garantir sua representação na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. Para tal, usamos o método qualitativo de análise com etapas de levantamento bibliográfico, pesquisa exploratória e estudo de caso, por meio de técnica entrevistas. Num primeiro momento podemos dizer que o trabalho desenvolvido pelas entidades de comunicação no Território se deu em formatos de encontros de capacitações e elaboração de propostas a serem enviadas para etapa nacional da Conferência, sendo esses encontros locais, coordenados pelo Comitê pela Democratização da Comunicação do Território do Sisal, uma ação do Movimento de Organização Comunitária.
- ItemUm estudo sobre a comunicação empregada nas campanhas de vacinação infantil em Conceição do Coité-ba(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Lopes, Paulo Roberto Pinheiro; Araújo, Patrícia Rocha; Sampaio, Tiago; Monteiro, VilbéginaO estudo teve como objetivo identificar que significado tem para os pais ou responsáveis a comunicação empregada nas campanhas de vacinação em crianças com até um ano de idade no município de Conceição do Coité-Bahia. Utilizou-se da técnica do grupo focal como metodologia qualitativa, formando-se dois grupos, conduzidos através de questões norteadoras. Os diálogos gravados e transcritos, foram sistematizados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que há deficiência na comunicação, que as campanhas priorizam a vacinação contra a poliomielite, em detrimento de outras vacinas, e que muitas mães ou responsáveis, provavelmente, não estejam plenamente convencidos da importância da imunização.
- ItemManifestações de violencia no Anime Naruto(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Souza, Marcelo felipe Gomes de; Macêdo, Carolina Ruiz; Sampaio, Tiago SantosOs desenhos animados são ferramentas que compõem o imaginário infanto-juvenil e auxiliam as crianças a entender e interpretar o universo a sua volta. Partindo deste princípio, o desenho animado japonês Naruto foi escolhido como objeto desta pesquisa, que tem como objetivo destacar e analisar algumas formas de violência apresentadas nos 106 capítulos do desenho, o que equivale às suas quatro primeiras temporadas. A análise foi realizada a partir da versão do desenho exibida nacionalmente pelo SBT, o que abrange a edição feita por esta emissora. Para compreender melhor a violência apresentada, a análise da narrativa visual também foi considerada na construção do sentido. Além de identificar as manifestações de violência presentes no anime Naruto, foram levantados alguns dos possíveis impactos que a exposição da violência na mídia audiovisual pode ter sobre os seus espectadores, usando como referência investigações feitas por outros pesquisadores. Esta pesquisa utilizou a análise de conteúdo para identificação das formas de violência divididas nas categorias física, verbal e subjetiva.
- ItemO ensino público em Biritinga e Riachão do Jacuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Bastos, Fábio; Matos, Leandro Carneiro da silva; Vellanes, Paulo de Tarso; Soares, Jorge; Sampaio, TiagoCom base no retrato do ensino público no país e diante das notáveis transformações sociais que a educação de qualidade proporciona, este trabalho propõe uma reflexão sobre o sistema educacional vigente, partindo da importância do diálogo na construção do conhecimento e da informação como elemento fomentador do debate. Após pesquisa e verificação de diversas instituições educacionais nas cidades de Biritinga e Riachão do Jacuípe, ambientes nos quais o trabalho se passa, foi construído um registro do momento atual da educação pública nessas duas cidades. Como fundamentação teórica, foram utilizados autores como Belo (2006), para tipificar o livro-reportagem; Freire (1977), para falar da relação entre comunicação e educação; e outros autores da comunicação como Saviani (1977) e Bakhtin (1992). Esses conteúdos embasam tecnicamente os procedimentos utilizados na construção desse livroreportagem. Sendo descrito, ainda, no presente memorial, as etapas dessa construção.
- Item“Que a justiça de Água Fria te condene”. o julgamento de um santo no Sertão Baiano(2010) Matos, Ariene Pinto GóesEste artigo conta a história do julgamento e condenação da imagem de Santo Antônio das Queimadas a qual foi responsabilizada por um assassinato na região de Queimadas em razão de ter recebido toda a herança de uma devota, proprietária desta imagem e, dentre ela estar um escravo, autor do crime. A legislação de final do século XVIII e início do XIX, quando este episódio parece se desenvolver, atribui responsabilidade de crimes cometidos por escravos a seus donos. Sendo assim, a imagem do santo foi obrigada a pagar por um crime e condenado à perda dos seus bens para custear as despesas do processo. Por ausência de comprovação do julgamento, esta história faz parte do imaginário coletivo de Queimadas sendo responsável, algumas vezes, pelos infortúnios que ocorrem no município. E é este aspecto que apuramos neste trabalho.
- ItemRenovação carismática católica em Santa Luz: aproximações e distanciamentos com a universal do reino de Deus.(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Cunha, Paulo Viana; Silva, Aldo José Morais; Oliveira, Iris Verena Santos de; Almeida, CarlosO propósito deste artigo é examinar de que maneira ocorre a complexa rede de influências entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Renovação Carismática Católica no município de Santa Luz, destacando as peculiaridades existentes na localidade. Esses grupos religiosos demonstram um alto grau de similaridade em vários aspectos, como em partes de suas liturgias, formas de organização dos grupos, clara rejeição a religiões africanas e uma não leitura da Bíblia. Esses aspectos puderam ser notados decorrentes de análise de fontes primárias, que foram: entrevistas com membros do grupo Reviver em Santa Luz (representante da Renovação Carismática no município), livro de orações do grupo reviver utilizados nas reuniões, cultos da igreja Universal do Reino de Deus em Santa Luz e do grupo Reviver (visitação, observação sistemática e descrição densa), a ementa da aula inaugural da escola Paulo Apóstolo na diocese de Serrinha e módulos básicos do ministério de formação da Renovação Carismáticos Católicos destinados a formação de coordenadores dos grupos de oração.
- ItemConstrução do catolicismo em Conceição do Coité da colonização ao primeiro centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité(2010) Sampaio, Antonio Thiago GordianoEste artigo tem por objetivo apresentar um panorama religioso da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité, analisando desde a colonização das terras onde está sito o município, a elevação da capela à condição de Freguesia até o primeiro centenário da mesma. Nesse sentido são privilegiados estudos das atividades pastorais desenvolvidas pelos padres que ocuparam a direção espiritual do rebanho católico local, tendo por base o Livro de Tombo da Freguesia, o mesmo desde 1855, e das práticas religiosas populares, longe ou não do clero, através de entrevistas com pessoas conhecidas na comunidade católica coiteense.
- ItemRepresentação da mulher no livro didático da 3ª série de história da década de 1980.(2010) Mercês, Graziela Silva dasEsse artigo tem como finalidade analisar a representação da mulher a partir do livro didático de História da década de 1980, trazendo a discussão de gênero, de Scott. Outro ponto também discutido é a discriminação sofrida pelas mulheres negras em meio ao principal recurso didático que deveria ser construído com base nas democracias, tanto raciais quanto sexuais, contribuindo para que as diferenças possam ser vistas como algo que constrói e não que discrimina.
- ItemBreves e inesquecíveis lembranças de guerra(2010) Santos, Dogivane Marques dos; Silva, Rogério SouzaEssa pesquisa tem como embasamento o trabalho com a memória. Nesse trabalho constam as recordações de dois personagens, que vivenciaram cada um em situação diferente, o cenário da Segunda Guerra Mundial. Um soldado-praça, ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira), e o filho de um casal de judeus, que diante do anti-semitismo que marcou profundamente a Europa na primeira metade do século XX, seus pais vêem em direção ao Brasil, e assim trazem consigo os momentos de terror vivenciado num país massacrado pelas forças nazistas, ambos esses personagens atualmente, são residentes no pequeno município de Riachão do Jacuípe, Bahia.