Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade lúdica: caminho para ressignificar a práxis pedagógica do ensino de Língua Portuguesa(2022-07-21) Cunha, Rebeca AlvesEsta pesquisa objetiva investigar o Lúdico no enisno de Língua Portuguesa. Inicialmente conceitua o lúdico como um recurso didático, que está além de propor apenas divertimento, ressalta sobre o jogo na educação com função educativa e também frisa sobre brincadeiras, as quais possibilitam aprendizagens. Em seguida, salienta como as atividades lúdicas são descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para melhor discussão, foi feita uma pesquisa de campo: análise de dados por meio de questões sobre o tema, a qual foi realizada com porfessores da rede pública no município de Valente- Ba. Para fundamentar esta pesquisa, baseou-se nas teorias dos seguintes autores: Luckesi (2002), Rau (2013), Kishimoto (2000), Gatti (2006) e o documento Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, observou-se que os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento discentes, uma vez que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais de forma prazerosa e significativa, como também insdispensável auxílio pedagógico, sendo contextualizada significativamente, modifica a práxis do ser docente.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual de Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemAvaliação no ensino de História: estudo de casos em escolas da rede estadual em Conceição do Coité(2018-07-12) Pastor, Sueli AraújoO presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de avaliação no ensino de História, como é trabalhada a avaliação no ensino de três escolas da rede estadual observadas de Conceição do Coité e investigar quais os instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores, visando analisar o entendimento a respeito de como são trabalhados os métodos de avaliação, com objetivo de identificar as formas e procedimentos de avaliação, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Este trabalho busca conhecer as concepções de avaliação dentro do ensino de História utilizadas pelos professores e como estas concepções podem propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foram utilizadas fontes orais e escritas, entrevistas com professores, observação em sala, analise dos PPPs das três escolas (observadas). Dialogando com os teóricos da avaliação e do ensino de História, a exemplo de Luckesi (2011); Haydt (2002); Hoffmann (2014), os quais contribuíram de forma significativa na perspectiva da avaliação da aprendizagem. Schmidt (2009) relata sobre a avaliação no ensino de História. O presente texto apresenta propostas indispensáveis para compreensão da temática abordada, tais como a percepção das práticas e métodos de avaliação utilizados pelos professores.
- ItemCanudos múltiplos molhares: permanência e rupturas nos discursos(2010-03-04) Carneiro, Maria Juliana de MatosA pesquisa buscou fazer um balanço sobre as várias correntes historiográficas existentes à cerca do tema Canudos, através da análise dialógica com as fontes pertinentes à referida temática, averiguando as continuidades e mudanças nos discursos. Do ponto de vista metodológico, o estudo segue por meio de uma revisão bibliográfica através do confrontamento do material já produzido e escrito sobre o tema, trazendo à baila diversas questões polêmicas no seio da historiografia e nos discursos ideologizados, abordando tipificações diversas a respeito de Belo Monte, no tocante a sua população, a imagem de seu líder, modos de vida, organização econômica, política e social, apresentando às vezes semelhanças e divergências. Em virtude disso, torna-se necessário, fazer este levantamento sobre essas várias interpretações, com o intuito de resgatá-las e analisá-las para compreender como as quatro gerações de historiadores explanaram a sociedade canudense e as razões que levaram a eclosão da guerra que se configurou como uma das mais violentas da história brasileira. O estudo realizado permitiu concluir que a história de Canudos é explicada de maneiras distintas pelos pesquisadores, pois cada um a historiou de acordo as suas peculiaridades, interpretações, olhares, e através de suas tendências teóricas, pois é analisada sob o ponto de vista militar, religioso, político, econômico, cultural, outros uma visão marxista ortodoxa, etc. Enfim, neste estudo analiso justamente como se deu a criação das diferentes ideologias defendidas pela dinâmica histórica.
- ItemCognitivismo e sociocognitivismo: contribuições para o ensino aprendizagem de leitura e escrita(2018-07-03) Lima, Edna NascimentoEntendendo as línguas humanas como aspectos da cognição humana, bem como um construto cultural e coletivo, descreve-se aqui, brevemente, a estreita relação entre linguagem, cognição e interação social, as quais compõem a vida particular e social dos seres humanos. A interação entre as pessoas não ocorre apenas por meio dos relacionamentos realizados face a face, como num diálogo, mas também por intermédio dos diversos gêneros textuais que circulam em uma sociedade. O texto além ser uma materialização da linguagem é, também, uma das mais importantes formas de cognição social. Nesta pesquisa se pretende ter uma melhor compreensão dos fenômenos cognitivos, bem como os sociocognitivos, presentes nos processos de leitura e escrita de textos. De início é feito um estudo bibliográfico sobre o surgimento da ciência cognitiva apontando seus objetos de estudo, além de apresentar a relevância dos estudos sobre a linguagem dentro desse campo científico, dialogando com Chomsky (2009), Pinker (2002), entre outros. Percorre-se também pela a ciência sociocognitiva para compreender a linguagem enquanto um aspecto cognitivo que se constitui no contexto social, tendo como subsídio Koch (2005), Cunha-Lima (2005), dentre outros. Finalmente, é realizado um breve estudo sobre os processos cognitivos e sociocognitivos presentes nas práticas de leitura e escrita de textos na escola, assim como as contribuições dos estudos cognitivos e sociocognitivos para a formação do professor de línguas.
- ItemConceptualizações de um amigo em letras de músicas: uma análise semântica-cognitiva(2022-07-19) Carneiro, Samara de SouzaA presente monografia tem o propósito de analisar a conceptualização de AMIGO, em letras de músicas brasileiras. Mais especificamente, a análise busca: a) identificar as conceptualizações metafóricas e metonímicas de AMIGO, assim como os esquemas de imagem que estruturam esses processos, em letras de música; b) descrever e explicitar como atuam os processos cognitivos metafóricos e metonímicos da conceptualização de AMIGO nas ocorrências levantadas no corpus; c) indicar em quais domínios conceptuais os sentidos de AMIGO encontrados foram projetados. Tem como aporte teórico a Linguística Cognitiva, especificamente, as Teorias da Metáfora e da Metonímia Conceptual e a dos Esquemas de Imagem, sendo fundamentada por autores como: Silva (1997; 2003; 2012), Lakoff e Johnson (2002); Ferrão (2008), Chiavegatto (2009); Cavalcante e Souza (2010), Ferrari (2011); Moschem (2011), Lenz (2013), Santos (2015); Santana (2019), entre outros. O estudo deu-se por meio da abordagem qualitativa pautada no paradigma da introspecção, de natureza descritiva, interpretativa, bibliográfica e documental. Os resultados obtidos mostram que há modos diferentes de conceptualizar o AMIGO, através de metáforas, AMIGO É OBJETO POSSUÍDO, AMIGO É AMANTE, AMIGO É CONSTRUÇÃO, metonímia do tipo PARTE PELO TODO e esquemas de imagem, a exemplo de RECIPIENTE, CONTATO, LIGAÇÃO, FORÇA, entre outros. Desse modo, verificamos que amigo vai além da relação amigável entre duas partes ou grupos.
- ItemCONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA PASTORAL DA JUVENTUDE COMO UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: RIACHÃO DO JACUÍPE (1986 – 2004).(2014-09-05) COUTINHO, Roberto Rubens de JesusEste trabalho tem como objetivo estudar ações da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Riachão do Jacuípe – BA e através da análise minuciosa das fontes (atas de reuniões do grupo jovem cristão DDD (1986 – 1996), jornal Folha da Conceição (2001 – 2002), pasta de cronograma do CAJ (Curso de aprofundamento para jovens), vídeos: III Encontrão da PJ (1998), IV Encontrão da PJ (1999), VIII Encontrão da PJ (2003) e depoimentos orais.) apontar como ao longo da história (1986- 2004), a Pastoral da Juventude se constituiu como um espaço de educação não formal. No primeiro capítulo, são apontadas as características da educação não formal em diálogo com diferentes autores. No segundo capítulo é feito uma narrativa histórica da pastoral da juventude nacional e local, apontando suas ações ao longo do período analisado. No terceiro capítulo é feito um paralelo entre as características da educação não formal e as práticas da pastoral da juventude. De modo geral a expectativa é de atentar para a importância das práticas educativas não formais via as ações protagonizadas pela Pastoral da Juventude de Riachão do Jacuípe – BA.
- ItemAs construções de tópico no semiárido baiano(2017-08-10) Silva, Jacson BaldoinoEsse trabalho investiga a realização das construções de tópico na variedade linguística em uso de comunidades rurais do semiárido baiano. A partir da nova tipologia das línguas proposta por Li & Thompson (apud PONTES, 1987) classifica-se o português do Brasil como uma língua em que há proeminência tanto de tópico como de sujeito, na qual as duas construções são realizadas de forma distintas. Os pressupostos teóricos usados são da sociolinguística paramétrica, que articula pressupostos da teoria Gerativista e da Sociolinguística. Relacionando essas duas disciplinas analisa-se o tópico como um elemento sintáticodiscursivo, buscando verificar se a sua realização ou não está ligada a fatores extralinguísticos. O corpus é formado a partir de 9 inquéritos selecionados da Coleção Amostra da Língua Falada no Semiárido Baiano (ALMEIDA & CARNEIRO, 2008). E os objetivos deste trabalho são: (i) seleção das construções de tópico encontradas nas entrevistas; (ii) analise e classificação dessas construções a partir da proposta de Araújo (2009); (iii) a relação das construções com fatores extralinguísticos como idade, sexo e escolaridade. A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, analisando os dados numa perspectiva qualitativa-quantitativa. Com isso, verifica-se neste trabalho que o português brasileiro é uma língua que possibilita ambas organizações sintáticas, tanto de tópico-comentário como de sujeito-predicado, e que essas construções não devem ser consideradas nem superiores, nem inferiores, mas realizações possíveis dentro da proposta de produção do falante, seja ele homem ou mulher, jovem ou velho, escolarizado ou não.
- ItemA cultura do privilégio no Brasil Colonial: Bahia século XVIII(2022-07-14) Santos, Lucineide de JesusEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local
- ItemDevoções e festejos católicos no município de Riachão do Jacuípe-BA (1950-2000)(2017-07-05) Jesus, Iarraiana Santos deO presente trabalho analisa os aspectos que envolvem a religiosidade e cultura popular em Riachão do Jacuípe- BA, no período que vai entre os anos de 1950 e 2000, de modo a perceber os significados, mudanças e permanências que ocorreram nas práticas religiosas e culturais do município. Busco perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor aos santos e padroeiros, sendo esses Nossa Senhora da Conceição, São Roque e Santa Rita de Cássia. A pesquisa discute a relação entre os aspectos do sagrado e do profano no contexto dos festejos em louvor aos santos. O caminho metodológico utilizado nesta pesquisa se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemO ensino de história e a trajetória escolar dos sujeitos da EJA na escola Maria Dagmar Miranda em Riachão do Jacuípe-Bahia(2015-10-27) Carneiro, Michelle de OliveiraEste trabalho monográfico tem como tema o Ensino de História no contexto da Educação de jovens e adultos onde a problemática esta atrelada às histórias de vida dos alunos, objetivando uma discussão sobre as experiências na perspectiva do aluno e a relevância da formação docente na EJA. A metodologia utilizada foi entrevista, análise de práticas em campo e observações qualitativas e quantitativas onde procurou-se um diálogo com autores como FARIA, ARROYO, FONSECA, FREIRE, GADOTTI
- ItemO ensino de história para quilombolas: um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá(2017-08-02) Santos, Matheus SilvaO presente trabalho tem como proposta inicial investigar, através de um estudo de caso na escola Evódio Ducas Resedá, como se tem trabalhado o ensino de história para estudantes oriundos da comunidade quilombola de Maracujá. Utilizando-se do conceito de Consciência Histórica, que permite interpretarmos o passado para pensarmos/modificarmos o futuro, a investigação ouviu, via entrevistas, professores e alunos da citada unidade escolar acima mencionada e, assim, descobrirmos se o currículo, as práticas cotidianas e a atuação em sala de aula, permitem pensar um ensino de História voltado para a constituição de identidades que estejam em consonância com o universo quilombola, visto que a instituição escolar recebe alunos oriundas de uma comunidade com tais características. Ao concluir que esse tipo de ensino não acontece, o estudo mostra, também, os fatores que contribuem para tal.
- ItemO ensino de língua portuguesa (LP) como língua estrangeira (LE) para surdos no contexto da escola regular inclusiva(2022-07-20) Neves, Maise dos SantosA presente pesquisa buscou analisar como as metodologias de ensino de Língua Portuguesa (escrita) é trabalhada dentro das escolas regulares inclusivas durante o processo de aprendizagem dos surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se em teóricos como: Benassi (2016), Formagio (2016), Lodi (2009), Quadros e Schimiedt (2006) entre outros que são importantes para compreender o assunto. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo como sujeito as professoras regentes da disciplina de Língua Portuguesa (LP) das escolas regulares inclusivas, da cidade de Conceição do Coité-BA, que têm ou já tiveram alunos surdos em classe. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com ambas professoras com intuito de descrever como acontecia esse processo de ensino aprendizagem dos surdos diante da metodologia utilizada em sala de aula. Com a obtenção dos dados, foi realizada uma análise comparativa com as respostas das professoras participantes, pode-se indicar os respectivos resultados: A metodologia utilizada em sala de aula é destinada para os alunos ouvintes, assim não favorece aos surdos no processo de aprendizagem na LP, as professoras entrevistadas, não foram preparadas para receber esses alunos, desse modo não sabe lidar com a situação da falta de compreensão dos surdos acerca dos conteúdos apresentados em sala, a Língua Portuguesa para os surdos não alfabetizados é como uma Língua estrangeira (LE), pois eles não conseguem utiliza-la nem dentro do ambiente escolar de maneira significativa, nem fora. Deste modo, esta pesquisa mostrou que a falta de aprendizagem do surdo na LP, acontece devido a metodologia que ele encontra dentro das escolas regulares inclusivas, a qual eles são matriculados, dificultando seu desempenho perante a língua majoritária da sociedade e se tornando um estrangeiro linguístico no seu país e não podendo utilizar uma língua que lhe possibilita a comunicação por meio da escrita e compreender o mundo ao seu redor
- ItemO ensino de língua portuguesa (LP) como língua estrangeira (LE) para surdos no contexto da escola regular inclusiva(2022-07-20) Neves, Maise dos SantosA presente pesquisa buscou analisar como as metodologias de ensino de Língua Portuguesa (escrita) é trabalhada dentro das escolas regulares inclusivas durante o processo de aprendizagem dos surdos. A fundamentação teórica desta pesquisa pauta-se em teóricos como: Benassi (2016), Formagio (2016), Lodi (2009), Quadros e Schimiedt (2006) entre outros que são importantes para compreender o assunto. Desse modo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, contendo como sujeito as professoras regentes da disciplina de Língua Portuguesa (LP) das escolas regulares inclusivas, da cidade de Conceição do Coité-BA, que têm ou já tiveram alunos surdos em classe. Para obtenção dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com ambas professoras com intuito de descrever como acontecia esse processo de ensino aprendizagem dos surdos diante da metodologia utilizada em sala de aula. Com a obtenção dos dados, foi realizada uma análise comparativa com as respostas das professoras participantes, pode-se indicar os respectivos resultados: A metodologia utilizada em sala de aula é destinada para os alunos ouvintes, assim não favorece aos surdos no processo de aprendizagem na LP, as professoras entrevistadas, não foram preparadas para receber esses alunos, desse modo não sabe lidar com a situação da falta de compreensão dos surdos acerca dos conteúdos apresentados em sala, a Língua Portuguesa para os surdos não alfabetizados é como uma Língua estrangeira (LE), pois eles não conseguem utiliza-la nem dentro do ambiente escolar de maneira significativa, nem fora. Deste modo, esta pesquisa mostrou que a falta de aprendizagem do surdo na LP, acontece devido a metodologia que ele encontra dentro das escolas regulares inclusivas, a qual eles são matriculados, dificultando seu desempenho perante a língua majoritária da sociedade e se tornando um estrangeiro linguístico no seu país e não podendo utilizar uma língua que lhe possibilita a comunicação por meio da escrita e compreender o mundo ao seu redor.
- ItemO fantástico em Machado de Assis: entre o sonho e a realidade(2019-07) Correia, Joana Cassia SantanaO fantástico, ainda, não é muito abordado nas análises feitas sobre os contos de Machado de Assis, sendo este autor, algumas vezes, nem relacionado a esse tipo de literatura. Assim, esta pesquisa trata de uma revisão de literatura, no âmbito dos estudos literários, buscando entender como esse escritor construiu a estética fantástica em suas narrativas, com base no sonho como espaço avesso à realidade. Focalizou-se a literatura fantástica de Machado de Assis a partir dos contos Capitão Mendonça, Vida Eterna e Decadência de dois grandes homens, observando tempo, espaço, personagens e fatos, destacando a presença do mistério, da loucura e do macabro. Para tanto, tomamos como aporte teórico os estudos de Candido (1995), Ceserani (2006), Todorov (1975), Calvino (2004), Tavares (2015), Freud (2001), entre outros, e fizemos uma breve retrospectiva da literatura fantástica mundial e brasileira, levando em consideração a época, para depois tratar das narrativas fantásticas machadianas, numa perspectiva de modo(CESERANI). Machado de Assis trabalha com o fantástico, geralmente, relacionando-o ao sonho, à alucinação, mostrando esses elementos como espaços da fantasia, do horror, da descoberta do novo e do misterioso.
- ItemA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO COITÉ(2014-08-05) CARNEIRO, Marciel Cesar de OliveiraEsse trabalho traz uma discussão a respeito da formação inicial e continuada dos professores de História do Município de Conceição do Coité. Para tanto, fizemos uso de questionários estruturados e semiestruturados, aplicados aos docentes e a atual secretária de Educação, respectivamente, além do diálogo com diversos estudiosos da área e com Documentos Nacionais da Educação. Analisando a formação inicial dos docentes percebe-se um descompromisso para com a área, e, ao verificarmos o processo de formação continuada é perceptível uma preocupação dos professores com a busca do conhecimento, apesar dos cursos por eles realizados não dialogarem com as dificuldades enfrentadas no exercício docente. Apresenta também, algumas propostas de formação continuada defendidas pela secretaria de educação do município, por pesquisadores da área e por professores da Universidade do Estado da Bahia, visando uma formação que de fato, qualifique o profissional para atuação em sala de aula.
- ItemLampião e seus cangaceiros (as) na mira do jornal à tarde (1926-1940)(2011-09-28) Santos, Luis Eduardo Simões dosO objeto de estudo desse trabalho é o cangaço, exatamente o cangaceirismo da época de Virgolino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. O presente trabalho pretende analisar as representações feitas pelo Jornal A Tarde em suas reportagens tecidas sobre Virgolino Ferreira da Silva e seus cangaceiros (as). Procura examinar de que forma esses sujeitos ocupavam espaço nas páginas do referido Jornal no período de 1926-1940. Como é unânime afirmar que Lampião e seu bando sempre foram notícias, mesmo tendo terminado o ciclo do cangaceirismo no Brasil, há ainda muitas controvérsias, informações distorcidas e descobertas a serem feitas sobre esse tema. A escolha do jornal de maior circulação na Bahia, ou seja, o Jornal A Tarde, para servir de fonte para a pesquisa, se deu com o objetivo de explorar a amplitude do discurso que circulava em suas páginas no cotidiano das suas publicações no período proposto sobre Lampião e seus comparsas.
- ItemLivro de notas nº 52: Inquirindo fontes documentais.(2013-01-17) OLIVEIRA, Nelucia dos SantosO trabalho aqui apresentado é resultado da pesquisa realizado no Centro de Documentação do Campus XIV com o objetivo de construir o trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia - Uneb. O presente trabalho visa a analise de fontes documentais do Livro de Notas Cartoriais Número 52, para tanto utilizamos registros de compra e vendas de terras agrícolas, principalmente, questionando as fontes na busca pela descoberta de possibilidades através das quais pudéssemos entender as vivências e as relações socioeconômicas que permeiam esses registros. Durante o percurso de construção do trabalho e a partir do dialogo com as fontes já supracitadas foi possível perceber, a partir do levantamento de hipóteses que abriram novos horizontes para suprir as diversas lacunas deixadas pela fonte, relações de dominação e poder que grandes produtores exerciam sobre os pequenos lavradores.
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(2016-11-10) Almeida, Jackson de AraújoO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.
- ItemO ofício de benzer: o ritual de benzeção em Salgadália (1990-2014)(2015-11-10) Oliveira, Geane Carles CapistranoEste trabalho versa sobre a prática de cura das benzedeiras do Distrito de Salgadália, Conceição do Coité, BA e sua interação com a comunidade, no período que compreende os anos de 1990 a 2014. A pesquisa se propôs a discutir como se deu a iniciação dessas mulheres no ritual de benzeção, bem como, a importância das mesmas nos procedimentos de cura, principalmente de doenças, que segundo elas, não estão presentes no campo da medicina oficial. Com base nas narrativas, tanto das benzedeiras, quanto de moradores da comunidade, participantes de diferentes religiões, foram investigados a percepção dos mesmos sobre essa prática, evidenciando os conflitos entre as praticantes da benzedura e os cristãos, especialmente os evangélicos, que condenam esse ritual associando-o ao candomblé.