Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 350
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item1984- Literarura e modernidade(Universidade do Estado da Bahia, 2012-12-19) Mendes, Airan Monalize Reis; Valverde, Luiz Antonio de Carvalho; Santana, Neila Maria Oliveira; Sacramento, RitaO presente trabalho propôs-se a um estudo sociocrítico sobre 1984, de George Orwell.Narrativa que apresenta uma sociedade controlada pelos regimes totalitários, sem expectativa de vida e uma população a mercê do domínio de uma única pessoa. Vemos que é possível, ainda no dias atuais, uma manipulação de massa por intermédio dos meios de comunicação. Este trabalho apresenta uma analise sobre a modernidade a partir do Romance 1984e suas conseqüências na vida das pessoas, não só que viveram naquela época, mas também atualmente. Para tanto, procurou-se na investigação feita a partir de vários estudos, observar a falta de individualidade do homem moderno, como a literatura está ligada a vida social e como a leitura de um Romance ficcional pode-nos abrir os olhos. Podemos assim, investigar que a literatura e a Modernidade podem ser um espelho social para todos os seres humanos e que através delas podemos ter uma visão mais sociocrítica da política que nos cerca.
- ItemA (Des)Construção da mulher negra: os desafios de ser mulher nas obras meio sol amarelo, de chimamanda ngozi adichie, e ventos do apocalipse, de Paulina Chiziane(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Lima, Cátia de Jesus; Souza, Eugênia Mateus de; Rego, Adriano Eysen; Lima, Lílian Almeida de OliveiraO objetivo central deste trabalho é (des)construir a mulher negra enquanto desafio de ser mulher, conceituando-a sob a ótica histórico-cultural e social, como também do estudo comparativo literário. A partir do tema: A (des)construção da mulher negra: os desafios de ser mulher nas obras Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie e Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane, discute-se a trajetória de mulheres africanas dentro de dois contextos históricos ocorridos em solo africano: as guerras na Nigéria (1969-1970) e em Moçambique(1977-1992), respectivamente. Foi necessário, para tão grande desafio, compreender tanto a atuação das mulheres durante a colonização como também suas lutas em prol da liberdade de seus países. Dentro da análise do que foi o processo colonial para as mulheres, destacaram-se a violência sofrida e o silenciamento de suas vozes. Nas cenas bélicas apresentadas pelas escritoras nas suas narrativas, a contextualização histórica das referidas guerras ganha contornos diferentes, posicionando a mulher na centralização dos acontecimentos; prefigurando-as como heroínas do seu povo e desmistificando a história única, a história europeizada que camufla a verdadeira identidade da mulher negra africana. Com isso, a relevância do presente trabalho parte do pressuposto de que as narrativas das escritoras africanas precisam ser inseridas ou firmadas nos programas de pós-graduação e demais áreas de pesquisas nas universidades, começando por sua inserção nas aulas sobre as Literaturas Africanas, pelo fato de essas narrativas contemplarem a atuação das mulheres nos cenários mais dramáticos da história da África. A partir de uma pesquisa metodológica voltada para a análise bibliográfica, pode-se destacar os posicionamentos dos seguintes teóricos: José Luís Cabaço (2007), Kwame Appiah (1997), Izabel Casimiro (2004), Frantz Fanon (2005), Gayatri Spivak (2010), Virginia Woolf (1928; 1984; 2015;), Inocência Mata (2007), Lúcia Helena Vianna (2003), Jacimara Santana (2009), Laura Cavalcante Padilha (2013), Thomas Bonnici (2007), Frederick Forsyth (1969) entre outros.
- ItemA atuação política da família leitão em Santa Luz – (1896–1962)(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Reis, Cristina da Costa Santos; Silva, Igor TrabucoO presente trabalho analisa a atuação política da família Leitão, bem como a influência do fenômeno do clientelismo na cultura política luzense, mostrando de que forma este serviu como elemento essencial para que a família Leitão se perpetuasse no poder por décadas. São discutidas as condições que permitiram o desenvolvimento dessa prática na política local. O recorte temporal privilegiado por este trabalho abrange o período de1896, quando o então Patriarca da família exerce o cargo de Intendente da cidade de Queimadas - Ba, até 1962 com o declínio político da mesma. Demonstrarei as estratégias utilizadas pelo patriarca para se estabelecer e permanecer, durante décadas, no poder local.
- ItemA autonomia na aprendizagem de lingua inglesa: relações com a motivação e as práticas pedagógicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Maia, Leidiane Souza; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEste trabalho tem por objetivo investigar como o desenvolvimento da autonomia do aprendiz pode possibilitar um processo de aprendizagem de LI mais motivador e eficaz. Investiga, também, sua relação com as práticas pedagógicas e discute como as mesmas podem ser capazes de levar os aprendizes a se tornarem sujeitos de sua própria aprendizagem. A pesquisa é qualitativa de base etnográfica, pois se configura como uma metodologia eficiente de abordagem ao problema. Os dados foram obtidos através de observações indiretas e de questionários distribuídos entre os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, situado na cidade de Conceição do Coité – Ba. Os resultados revelam que muitos dos aprendizes sentem-se desmotivados para aprender a língua inglesa e que algumas práticas e/ou atividades utilizada pelos professores não os incentiva a ter atitudes mais autônomas em relação a aprendizagem de Inglês.
- ItemA Bela adormecida e a descoberta da infância: ressonâncias na literatura infantojuvenil(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-20) Silva, Ricardo Bispo da; Almeida, LilianEste trabalho monográfico foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e visa apresentar discussões acerca da “descoberta da infância” em obras da literatura infanto-juvenil, através da análise de diferentes versões do clássico A Bela Adormecida; deseja ainda, discutir de que modo essas versões reverberam as percepções sobre a infância enquanto personagem e público-alvo. A pesquisa perpassa pelo surgimento desse gênero, ocorrido entre os séculos XVII e XVIII, a partir da queda do sistema feudal. Até esse período, as obras eram destinadas aos membros da corte e narravam casos de incesto, adultério, entre outros temas de interesse adulto. Em determinado momento, os escritores passaram a pensar um gênero distinto, em que personagens e histórias tinham relação com o cotidiano infantil. Optou-se por este objeto de pesquisa, devido à aproximação do autor com as versões do conto, tanto nas vivências pessoais quanto pedagógicas, bem como devido à relevância de pesquisas nesta temática para a bibliografia do campo literário-pedagógico. Para a compreensão do processo da descoberta da infância e surgimento da literatura infanto-juvenil, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir de Ariès (1981), Zilberman (1982), Cunha (1991), Nonnenmacher e Marangon (2008), além de Cavalcanti (2002). Observou-se que, através de algumas obras, é possível perceber o momento de adequação desses escritos, especialmente em contos de fadas e contos maravilhosos. Para corroborar com esta constatação, buscou-se analisar três diferentes formulações da história da Bela Adormecida. A primeira análise é a partir da obra Sol, Lua e Tália de Basile (1634), na qual ainda não se destinava ao público infantil. Em seguida, são analisadas as versões do conto a partir de Charles Perrault (1697) e dos Irmãos Grimm(1812), nos quais denotavam a construção de narrativas para o público infanto-juvenil. Este estudo conta também com discussões acerca das ressonâncias da literatura infanto-juvenil em outras linguagens, especialmente, do audiovisual, exemplificando a animação de A Bela Adormecida, por Walt Disney (1959), além do filme Malévola (2014). Por fim, observou-se o quão a literatura infanto-juvenil colabora com a percepção que os leitores têm acerca do mundo e das pessoas e, por isso, importa destacar a atenção sobre os temas e características abordados e evidenciados nas obras.
- ItemA cobertura da grande guerra (1914-1918) na revista fon-fon!(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Brandão, Mailson da Silva; Silva, Rogério SouzaEste trabalho dedica-se a refletir sobre a cobertura da Grande Guerra (1914-1918) na revista Fon-Fon! a partir do prisma da História Cultural. Procura analisar como o impresso abordou o conflito em suas páginas, como compreendeu a conjuntura europeia e suas consequências para o mundo e para o Brasil, a forma que buscou influenciar a opinião pública em relação à guerra e a participação do país. Busca-se problematizar as construções discursivas, os posicionamentos e as simpatias da referida publicação.
- ItemA comunicação comunitária em Santa Luz - BA: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz fm na perspectiva da comunidade(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Edisvânio do Nascimento; Sampaio, Tiago Santos; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Azevedo, Nisia Rizzo deA dedicação empreendida durante o percurso deste estudo foi com a perspectiva de tentar trazer elementos teóricos e bases conceituais. A fim de buscar uma compreensão histórica da comunicação comunitária no município de Santa Luz, através da perspectiva da comunidade. Antes, trago a compreensão de como se dão as políticas de comunicação no Brasil: da comunicação hegemônica à comunicação comunitária, perpassando pela concentração midiática e a Constituição de 1988. Neste mesmo caminho, aponto para o cenário da comunicação na redemocratização e a lei que institui o serviço de radiodifusão comunitária, dialogando sobre a mesma, cidadania e mobilização, sem perder de vista a legislação vigente. Por meio destes esforços procuro abordar sobre radiodifusão comunitária: do cenário nacional ao Território do Sisal, abordando a rádio comunitária com focos no Território do Sisal: sua trajetória, conceitos e características e a Rádio Santa Luz FM: histórico e atuação. Como fator combinante para que haja a compreensão, trago as técnicas de pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semi-abertas, a partir das quais descrevo o cenário da comunicação comunitária em Santa Luz: trajetórias e papéis da rádio Santa Luz FM na perspectiva da comunidade. Como resultado alcançado, percebe-se que na visão dos entrevistados a rádio tem cumprido o seu papel enquanto comunitária, porém ainda há lacunas que precisam ser preenchidas em relação à natureza da rádio comunitária.
- ItemA comunicação no território do Sisal através do Calila Notícias e a participação do leitor via rede social(Universidade do Estado da Bahia , 2016) Morais, Deise de Oliveira; Andrade, Pricilla; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Santos, Vilbégina Monteiro dosO presente trabalho analisa o processo de produção da notícia elaborada pelo site Calila Notícias com o objetivo de identificar de que forma o referido site utiliza as ferramentas do webjornalismo para a disseminação de informações no Território do Sisal, levando em consideração a participação estabelecida entre o veículo e o público, critérios de noticiabilidade, as formas de apropriação da mídia social no facebook pelo próprio site. Como metodologia de trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos no site e na página do facebook e o uso de ferramentas de busca disponíveis na internet. Recorrendo aos autores João Canavilhas (2001), que faz uma abordagem sobre as particularidades do jornalismo na web, aos conhecimentos do jornalista Nilson Lage (1982), que trata sobre as técnicas e características das notícias e também à autora Cecília Peruzzo, que aborda as tendências da mídia regional e local. O trabalho destaca as particularidades da comunicação regional e a ascensão do webjornalismo como meio de comunicação no Território do Sisal com ênfase na trajetória e crescimento do site Calila Notícias enquanto veículo de comunicação regional. Nesse contexto, pôde-se perceber que o webjornalismo vem transformando a maneira das pessoas se comunicarem e que através do trabalho realizado pelo site Calila Notícias, o Território do Sisal tem ganhado maior visibilidade.
- ItemA comunicação Radiofônica do Sintraf Serrinha(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Jesus, Maria Vilma da Silva; Santana, André Luís Oliveira de; Santos, Vilbégina Monteiro dos; Pereira, Edisvânio do NascimentoO presente trabalho tem como objetivo compreender o consumo de notícias através dos ouvintes do Programa A Voz do Homem do Campo do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Serrinha (SINTRAF), por meio de pesquisa qualitativa realizada na comunidade de Dois Irmãos, observando a relação que estes possuem com o programa e como essa produção de sentidos interferem em suas atividades do dia a dia. A verificação foi realizada através de questionários com 10 (dez) agricultores, sócios e não sócios da entidade. O questionário possui 5 (cinco) questões e delimita-se a comunidade de Dois Irmãos, sediada a 12 quilômetros da sede do município. Neste aspecto, abordaremos brevemente as discussões relacionadas à comunicação na contemporaneidade e como elas interagem na área rural.
- ItemA construção da autonomia no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Jadna de Oliveira; Borges, Mônica Veloso; Santana, Neila Maria Oliveira; Bastos, JulianaO presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica, na qual tinha como objetivo, dialogar sobre o desenvolvimento da autonomia dos alunos de língua inglesa do ensino médio nas escolas públicas. A segunda parte do trabalho investigou-se, através da pesquisa de campo, a atuação dos estudantes dentro da sala de aula com relação ao desenvolvimento da autonomia. Buscou-se também analisar, se os professores têm cumprido com o seu papel de instigadores no processo de aprendizagem dos seus alunos, de forma que eles viessem a se tornar autônomos, ou seja, investidores do seu próprio conhecimento. Portanto, a pesquisa bibliográfica trouxe uma variedade de explicações de diversos teóricos sobre as possíveis causas da ausência de estímulo entre os alunos de LI, ( Língua Inglesa ) que pôde ser comprovado através da pesquisa de campo (etnográfica) de base qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, nos quais os sujeitos participantes foram alunos da escola pública do ensino médio e professores com no mínimo dois anos de experiência. Os questionários aplicados foram instrumentos eficazes para confirmar a falta de autonomia dos alunos das escolas públicas, sendo essa uma consequência da ausência de professores que instiguem, em seus alunos, a necessidade de se tornarem indivíduos independentes, capazes de buscar seu próprio conhecimento. Concluindo-se que, na maioria das vezes, os professores trabalham com uma metodologia tradicional que não atende os interesses dos alunos, e portanto não colabora com o desenvolvimento da autonomia do aprendiz .
- ItemA construção da identidade étnico racial na infância: entre representações e mediações sensíveis a partir da literatura infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Baraúna, Valdêmia de Jesus; Santana, Jorge Luiz Nery de; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane CarneiroEste trabalho é uma reflexão sobre as relações raciais na educação infantil a partir das propostas apontadas na Lei 10.639/2003, bem como as Diretrizes Nacionais Curriculares que a acompanha e que faz uma observação sobre os impactos da referida lei nos espaços educacionais de educação infantil. O texto exibe um diálogo teórico sobre os ideais dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, além de apresentar a pesquisa teórica acerca da questão racial. No trabalho com imagens presentes em obras literárias voltadas para a educação infantil. Este trabalho aborda uma breve reflexão sobre o histórico da Lei 10.639/2003, mostrando suas contribuições para o ensino da história e cultura africana nas escolas brasileiras. Tendo como referencial de análise as obras infantis “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado e “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém, este estudo procura refletir as contribuições que a leitura desenvolve no processo de construção de identidades raciais na infância.
- ItemA construção discursiva dos bastidores da notícia: uma análise semiolinguística do programa profissão repórter(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Alves, Jussara Borges; Sampaio, Tiago dos Santos; Macedo, Carolina Ruiz de; Azevedo, Nísia Alejandra Rizzo deO corpus deste trabalho desenvolve-se a partir da observância das formas emergentes de fazer jornalismo no Brasil na última década, no que se refere à construção da notícia mostrada para o telespectador e ao desenvolvimento da metalinguagem, no caso, no programa Profissão Repórter. Uma produção mais longa, pertencente ao quadro de programação de uma rede de TV aberta do Brasil, voltada para o desenvolvimento de reportagens investigativas, por meio de pesquisas e entrevistas que exploram exaustivamente os temas abordados. A partir de então, inquieta-se com o seguinte questionamento: como é formada discursivamente a ideia de construção da notícia no programa Profissão Repórter? Para tanto, propõe-se analisar o funcionamento do discurso midiático sobre a construção da notícia neste programa, pautando-se na abordagem do newsmaking e da semiolinguística, a partir da análise de aspectos deontológicos. Uma análise discursiva semiolinguística é proposta como abordagem teórica e metodológica, já que nas tendências atuais de Análise do Discurso há uma busca pela representatividade do corpus, compreendendo de forma mais exaustiva os mecanismos de construção do discurso jornalístico. Observa-se ainda neste contexto, a abordagem do newsmaking articulada sobre a cultura e a organização do trabalho e dos processos de produção jornalística, culminando também em uma observância de aspectos deontológicos, mais especificamente no que se refere ao Código de Ética do Jornalismo Brasileiro, como preocupação dos estudos propostos nesta monografia.
- ItemA cultura do privilégio no Brasil Colonial: Bahia século XVIII(UNEB, 2022-07-14) Santos, Lucineide de Jesus; Borges, Eduardo José Santos; Severs, Suzana Maria de Souza Santos; Santos, Augusto Fagundes da Silva dosEsta monografia tem como objetivo analisar práticas de privilégios na Bahia colonial em fins do século XVIII. Inicialmente foi feito um debate com a historiografia especializada, no sentido de demonstrar sua prática como um instrumento de negociação política por parte da Coroa que se utilizou da concessão de mercês e privilégios para moldar a dinâmica social do Portugal do Antigo Regime. No ultramar a dinâmica foi a mesma tanto na administração governamental, quanto no funcionamento das instituições estabelecidas como parte integrante para manutenção do Império. Utilizamos como base documental um ofício do governador da Capitania da Bahia, Manuel da Cunha e Menezes, depositado no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa que se refere à prática de privilégios na Bahia. A análise do documento nos coloca diante dos desafios diários que compreende a dinâmica da administração pública em território colonial. Na oportunidade, apresentamos o impacto que os privilégios representaram na administração do poder local.
- ItemA devoção dos fiéis de São Roque em Riachão do Jacuípe (1970-2000)(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Carneiro, Indiara Verena de Oliveira; Silva, Igor José Trabuco da ; Santana, Cristiane Soares de; Silva, Marinélia Sousa daO presente trabalho analisa a devoção dos fiéis ao co-padroeiro, São Roque, da cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, no período que vai de 1970 a 2000, de modo a perceber práticas religiosas e culturais do município, a partir da devoção ao santo. Procuro perceber através das memórias da comunidade como se deram os festejos em louvor a São Roque e como se originou a lavagem ao santo que se tornou uma característica importante durante os festejos. A pesquisa discute a importância da memória para entender e contextualizar a vivência dos devotos. O caminho metodológico utilizado se deu principalmente com o uso das memórias.
- ItemA ditadura militar em Serrinha: cultura, artes e resistência(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Luckma Itala Menezes Dos; Borges, Eduardo José SantosO presente trabalho tem como objetivo investigar a Ditadura Militar em Serrinha: apoios e resistências e enfatizar o GRUDE-SE (Grupo Debate Serrinha) grupo artístico cultural fundado na cidade de Serrinha em 1966, época em que os movimentos sociais, políticos e culturais baianos começam a fomentar manifestações contra o regime militarbrasileiro, buscando resistir o aparato repressivo dos militares. A partir de fontes orais são analisados os acontecimentos políticos e culturais no município, além das formas de resistência empreendidas pelos serrinhenses, sendo possível observar por meio dos depoimentos os tipos de relação que esses indivíduos estabeleceram com suas memórias durante o período em que viveram na clandestinidade. Por fim, é abordada a história do GRUDE-SE, a contribuição social do grupo, a forma de organização, as atividades culturais realizadas no período. Nesse contexto a história local é pensada a partir do cenário nacional no qual as reivindicações de trabalhadores, estudantes e artistas ganharam as ruas do país pelos seus direitos e liberdade de expressão, por meio de grupos organizados ou clandestinos que ousaram lutar contra a ditadura instalada
- ItemA diversidade do território do sisal: samba de roda e cultura local(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Lima, Roberta Ramos; Santana, Tássio Lima de; Barbosa, Helen Campos; Ramos, Cleidiana Patrícia Costa; Amorim, Maurício José SouzaEste memorial apresenta a Websérie documental “A Diversidade do Território do Sisal: Samba de Roda e Cultura Local”, que aborda as manifestações culturais populares da região sisaleira, com ênfase no samba de roda e nas cantigas de roda, presentes em cidades como Serrinha e Lamarão. O estudo explora o contexto histórico do samba de roda, desde suas origens no recôncavo baiano, e como essa expressão cênico-musical se desenvolveu no território do sisal. Através de entrevistas com representantes dos grupos Filhos de Quelé (samba de chula), Arco-íris (samba corrido) e Pavão Dourado (cantiga de roda), buscamos compreender as características e origens dessas manifestações, ressaltando sua importância para a valorização e fortalecimento da cultura local. O memorial também descreve o processo de concepção da Websérie, composta por quatro episódios, detalhando as principais ideias que orientaram sua realização, tanto no aspecto teórico quanto nas práticas técnicas que marcaram a experiência de produção.
- ItemA Educação como prática de liberdade de jovens e adultos: Os desafios das práticas de leituras críticas na escola Antônio Militão Rodrigues de Retirolândia(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Oliveira , Maria Tamires Carneiro; Oliveira, Maria Cezarela; Faria, Edite Maria da Silva; Borges, Paulo de Tarso VellanesEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a leitura crítica está sendo ensinado na sala de aula de uma turma de EJA na Escola Antônio Militão Rodrigues localizada no município de Retirolândia Bahia e de que forma esta leitura leva a libertação destes alunos da posição de oprimido para uma conscientização e busca pelos seus direitos. A investigação procura identificar o perfil dos alunos ingressos na Educação de Jovens e Adultos, como também o perfil da escola Antonio Militão Rodrigues a qual foi pesquisada, o professor de Língua Portuguesa da EJA afim de descobrir de que forma a leitura crítica ajuda estes envolvidos na EJA a se tornarem cidadãos mais atuantes e consciente de seus direitos e deveres. A teoria que fundamenta este trabalho é basicamente a de Paulo Freire, que acredita que o cidadão não aprende apenas na escola e que ele tem muito o que ensinar também através da sua experiência de vida e é através desse conhecimento de vida que se deve partir desse conhecimento prévio para conseguir um êxito maior com este ensino tão fundamental .
- ItemA educação de jovens e adultos e o ensino da Língua Portuguesa.(Universidade do Estado da Bahia, 2017-11-29) Trabuco, Kleber Gomes; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Alves, JoselitaO presente trabalho tem como tema: O Ensino de Lingua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos. Consiste numa pesquisa de cunho bibliográfico, que tem como objetivo refletir a importância do ensino de língua portuguesa nas turmas de EJA. Desse modo, busca-se fazer uma breve retrospectiva histórica da EJA, e do perfil do educando e do educador dessa modalidade de ensino. A fundamentação teórica é elaborada através de estudos envolvidos nos procedimentos pedagógicos da Língua portugesa na sala de aulas das turmas de EJA, para isso, tornou-se fundamental a teorias de: ARANHA (1996); ARROYO (2005); CHARLOT (2000); CURY (2002); DEMO (2002); FREIRE (2002); GADOTTI (2008); GHIRALDELLI JR. (2008); HADDAD E DI PIERRO (2000); MASAGÃO (1999); MOACIR (200O) SENNA (2003); SOARES (2002); WERNECK (1999) entre outros. Por fim, busca-se ponderar de como o ensino de Língua Poruguesa está sendo trabalhado na sala de aula e compreender que nas turmas de EJA a avaliação precisa ser contínua, levando em consideração o conhecimento cognitivo dos educandos.
- ItemA evolução do ensino de língua portuguesa: desafios e possibilidades para um ensino de gramática proficiente na escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Silva , Idia Carolline Rocha da; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Tarso, Paulo de; Fontes, JanineNesta monografia está contido um retrospecto acerca do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, bem como, suas fundamentações, evoluções e objetivos observados em alguns períodos históricos do país. Portanto, traça um perfil histórico e atual do ensino de língua, centralizando o de gramática que é visto nas escolas: as dificuldades, as qualidades do ensino, os desafios e, consequentemente as mazelas encontradas, sem deixar de apresentar orientações para o aperfeiçoamento do ensino/aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa de coleta e dados por entrevista aberta escrita, que resultou no diagnóstico que aponta para alguns equívocos no ensino de língua, os quais impedem a formação plenamente qualificada e proficiente dos usuários da Língua Portuguesa.
- ItemA formação continuada do professor de língua portuguesa: refletindo sobre a prática docente(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lima, Laiane de Almeida; Silva, Obdália Santana FerrazEste estudo tem como objetivo elencar, discutir e refletir a importância da formação continuada do professor de Língua Portuguesa e sobre suas possíveis contribuições na vida profissional e pessoal do educador. A pesquisa que se apresenta é a pesquisa de cunho qualitativo, sendo realizada na cidade de Conceição do Coité-BA, usando como instrumento a entrevista semiestruturada com professores de Ensino Médio da Rede pública e estadual de ensino. Na análise foram utilizados como embasamento teórico Francisco Filho (2010), Guedes (2006), Libâneo (2006), Mendes (2008), Reis (2003), Shigunov (2002), entre outros. É perceptível que os professores buscam no processo de formação continuada um suporte sólido para desenvolver atividades que contribuam significantemente na relação ensinoaprendizagem com a participação dos alunos, assim como procurar um meio de desenvolver a capacidade pessoal e profissional na carreira docente do educador. Nota-se que as universidades possuem, como principal característica da formação continuada, oferecer cursos que ampliem a qualificação dos professores em serviço, bem como transformar suas práxis pedagógicas de acordo ao modelo educacional inovador e vigente na sociedade contemporânea.