Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.
- ItemPercepção ambiental de estudantes concluintes do ensino médio em Teixeira de Freitas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Lais Oliveira dos; Sena, Ana Odália Vieira; Santos, Joana Farias dos; Almeida, Yolanda Aparecida de CastroO reconhecimento da Educação Ambiental (EA) foi potencializado no século XX, especialmente após a Conferência de Estocolmo em 1972. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 destacam a EA como essencial em todos os níveis de ensino, visando desenvolver valores, conhecimentos e atitudes voltadas à conservação ambiental. Este estudo investiga as percepções ambientais de alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas-BA, com abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários a 39 alunos para identificar suas concepções de meio ambiente, revelando predominância da concepção abrangente (51%) e reducionista (46%), com respostas objetivas e discursivas para análise. A maioria dos alunos (90%) se considera parte do meio ambiente e reconhece a importância da EA, embora apenas 28% relatem discussões frequentes sobre o tema nas aulas. Disciplinas como Biologia, Sociologia e Geografia são as que mais abordam questões ambientais. Os resultados mostram que, apesar do interesse dos alunos por questões ambientais, ainda há desafios para integrar efetivamente a EA de forma interdisciplinar e frequente no currículo escolar. A maioria dos alunos atribui à sociedade (87%) a responsabilidade pela conservação ambiental, com baixa expectativa em relação às ações governamentais. As conclusões indicam que a EA tem promovido uma percepção ambiental mais inclusiva e holística entre os alunos, mas é necessário um ensino mais integrado e frequente. A transição de concepções reducionistas para abrangentes sugere um impacto positivo da EA, promovendo uma visão mais completa e interconectada do meio ambiente pelos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Concepções de Meio Ambiente; Sustentabilidade; Conservação Ambiental.
- ItemEvasão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- campus X durante a pandemia de covid-19.(Universidade do Estado da Bahia Campus X, 2024-12-19) Bonatto, Lorrane Stephani Sena; Muniz, Danielle de Jesus; Coswosk, Édila Dalmaso; Martins, Liziane; Gomes, Ivo FernandesO presente estudo tem como objetivo geral investigar os motivos que levaram os Universitários a se evadir do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus X no período de Covid 19. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: verificar quais impactos que a pandemia trouxe na vida acadêmica desses estudantes; analisar o público alvo através do levantamento de dados sociais e econômicos; compreender os suportes que a universidade poderia ter utilizado para a permanência dos mesmos. Como metodologia para este trabalho utilizou-se o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter interpretativa conforme seus objetivos. Utilizando-se da abordagem qualitativa, o estudo investigou os motivos da evasão de estudantes do curso de Ciências Biológicas durante a pandemia, incluindo uma análise dos impactos da pandemia na vida acadêmica desses alunos, a identificação do perfil dos estudantes e a avaliação dos suportes que a universidade poderia ter oferecido para enfrentar a situação. Tendo em vista os aspectos apresentados, conclui-se que o delongamento no retorno às atividades presenciais e a falta de recursos financeiros, juntamente com a interrupção repentina das aulas durante a pandemia, tiveram impactos significativos na vida acadêmica dos discentes, aumentando a probabilidade de desistência.
- ItemMicobiota de três diferentes tipos de solo: floresta preservada, bosque planejado e pasto.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-28) Lima, Ulisses Bezerra de; Fortuna, Jorge Luiz; Neves, Frederico Monteiro; Oliveira, Luciana Gomes deA análise dos habitats de ocorrência dos fungos configura-se como um estudo de verificação das propriedades dos ambientes que podem comportar uma alta diversidade de integrantes deste grupo e trazer a compreensão da relevância de se manter o meio ambiente livre das ações antrópicas. Este trabalho teve como objetivo enumerar e comparar a micobiota de três tipos diferentes de solo: floresta preservada; bosque planejado e pasto. As coletas das amostras de solo ocorreram na área onde se encontra o Projeto Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal, localizado na cidade de Teixeira de Freitas-BA. O local foi escolhido por apresentar os três tipos de solo (fragmento de floresta, bosque planejado e pasto) com as características procuradas para o desenvolvimento do estudo. Foram realizadas cinco incursões para a coleta das amostras de solo, sendo uma coleta por mês, no período de junho a outubro de 2024. A coleta do solo foi feita de forma aleatória em cinco diferentes pontos dos três diferentes solos. As amostras de solo foram coletadas aleatoriamente com a utilização de uma cruzeta que era lançada em cada uma das áreas, e a partir dela eram coletadas as amostras. Para a enumeração de colônias fúngicas utilizou-se o método da diluição decimal em série (10-1 a 10-3 ) em Solução Salina Peptonada (SSP) a 0,9%. Após as diluições, placas de Petri contendo Ágar Batata Dextrose (ABD) e Ágar Rosa Bengala (ARB) foram inoculadas (técnica spread plate) e incubadas em estufa B.O.D. a 28°C/5-7 dias. Após este período foram feitas contagens em placas para determinar qual área produziu a maior quantidade de colônias fúngicas. Verificou-se que a área de bosque, tanto nas amostras de ABD, como as de ARB, apresentava maior formação de Unidades Formadoras de Colônia por grama (UFC/g). Através deste estudo pôde-se constatar que a preservação ambiental está relacionada com a presença e manutenção da micobiota do solo que presta muitos serviços ambientais como ciclagem de nutrientes, biorremediação de solos degradados e manutenção de ecossistemas terrestres.
- ItemEducação para a conservação da fauna silvestre em unidades de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia: a produção de uma coleção de materiais educativos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-12) Santos, Flávia Rosa dos; Coswosk, Édila Dalmaso; Gomes, Ivo Fernandes; Martins, LizianeConsiderando que a Educação Ambiental é essencial para a conservação da biodiversidade, este trabalho buscou elaborar uma coleção de materiais educativos para a proteção da fauna silvestre em Unidades de Conservação (UCs) federais de proteção integral da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, com análises das listas de espécies das UCs e a criação de 7 Histórias em Quadrinhos (HQs) de espécies cinegéticas. Os resultados revelam que a elaboração de HQs tem potencial de informar o panorama da diversidade biológica local de forma mais didática e instrutiva para a sociedade. Além disso, sugere-se a continuidade da produção de materiais semelhantes, também voltados para a flora das UCs, sobretudo aquelas ameaçadas de extinção.
- ItemAtividade antimicrobiana do extrato de sementes de Fevillea trilobata L. (Cucurbitaceae), encontrada na Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-22) Souza, Jéssica Silva; Fortuna, Jorge Luiz; Oliveira, Gisele Lopes de ; Santana, Raianne PaixãoSementes de Fevillea trilobata L. apresentam elevado potencial para extração de óleo, tanto pela quantidade quanto pela qualidade de seus constituintes, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antinociceptivas, sem apresentar toxicidade in vitro ou in vivo. O uso popular de Fevillea é amplo e diversificado. Suas sementes são usadas em preparações medicinais para o alívio de reumatismo, inflamações e distúrbios digestivos, além de apresentarem atividade purgativa e tônica. A resistência de microrganismos a múltiplas drogas vem aumentando significativamente nos últimos anos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, gerando a necessidade urgente de novas alternativas terapêuticas. Com isso, extratos e óleos vegetais têm se mostrado fontes de diversidade molecular, apresentando diferentes mecanismos de ação antimicrobiana. Tais dados indicam a necessidade de se buscar novas estratégias para combater a resistência aos antimicrobianos, bem como a descoberta e desenvolvimento de novos compostos ativos. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a atividade antimicrobiana de F. trilobata a partir de óleos essenciais (OE) e óleos fixos (OF) extraídos de suas sementes, frente aos microrganismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. Para a extração do OE aplicou-se a extração por arraste a vapor (hidrodestilação), utilizando um Clevenger. Para a extração do OF, utilizou-se, separadamente, os solventes hexano e etanol, utilizando o Soxhlet. Tanto o OE quanto os OF foram diluídos com Dimetilsulfóxido (DMSO) em diferentes concentrações: 100%; 50%, 25% e 12,5%. Após as diluições, discos de papel de filtro esterilizados (com 6,0 mm de diâmetro) foram umedecidos com 20 μL com as respectivas diluições dos OF e OE. O Teste de Sensibilidade Antimicrobiano (TSA) foi avaliado pela técnica de difusão de discos em meio de cultura sólido Ágar Müeller Hinton (AMH). O OE não apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos testados. Os OF (a partir de hexano e etanol) apresentaram atividade antimicrobiana contra C. albicans e E. coli, porém, não apresentaram efeito inibidor no crescimento de S. aureus em nenhuma de suas concentrações. Os resultados apresentados, em relação à atividade antimicrobiana dos OF e OE de F. trilobata, demonstraram que estes óleos possuem potencial ação contra microrganismos patogênicos, tais como E. coli e C. albicans.
- ItemExposições didáticas como ferramenta para o ensino de zoologia e sensibilização ambiental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-07) Santos, Mariele Dias; Braga, Giovanna Santos; Pina, Welber da Costa; Gomes, Ivo Fernandes; Martins, LizianeEsse trabalho objetiva discutir o papel das exposições zoológicas como ferramenta de ensino a partir da percepção dos discentes de monitoria do projeto “Zoologia nas Escolas: exposições didáticas como ferramenta de ensino e divulgação científica", em relação às possibilidades do uso de coleções zoológicas para o Ensino de Zoologia e sensibilização ambiental. Essas exposições foram planejadas em duas modalidades, aula prática e visita guiada, sendo realizadas nas escolas e nos Laboratórios de Zoologia e Geral do Campus X, da Universidade do Estado da Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas em 2023. As exposições tiveram um alcance de 1.550 estudantes, de nove escolas da Educação Básica, de Teixeira de Freitas e Prado - Bahia, onde 1.180 participantes estiveram no ambiente escolar e 370 nos laboratórios. Foi perceptível o entusiasmo por parte dos alunos frente às peças expostas e um interesse para com a área da Zoologia. Essa atividade proporcionou aos extensionistas a difusão e interlocução de conhecimentos em zoologia, em contexto científico, tecnológico, social e ambiental. Sendo assim, a difusão de conhecimento com a execução dessa atividade retratou a zoologia em um panorama educativo pautado no uso de coleções zoológicas, capaz de sensibilizar o público alvo para a preservação e conservação dos animais.
- ItemUma abordagem socioecológica através das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS): construindo uma sequência didática para a educação socioemocional.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Rocha, Nathalia Ferreira; Martins, Liziane; Gomes, Ivo Fernandes; Andrade, Brunelle RamosA Educação em Saúde busca o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, permitindo que a realidade seja desvelada e proporcionando ações transformadoras que conduzam os indivíduos à sua autonomia e emancipação. Desse modo, os indivíduos se tornam capazes de intervir e influenciar nas decisões de saúde, tanto para cuidar de si mesmos quanto de suas famílias e comunidades. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais reconheçam sua importância social e política, vendo-se como educadores em saúde. Portanto, esta pesquisa objetiva analisar as potencialidades e limitações de uma sequência didática que aborde aromaterapia, meditação e arteterapia, sob a ótica da educação socioemocional, para estudantes de um curso técnico, em uma escola estadual de Teixeira de Freitas – Bahia. Este estudo é de caráter teórico e possui uma abordagem de natureza qualitativa, com a coleta de dados através do questionário. Na prática da Arteterapia, os alunos escolheram livremente os materiais oferecidos, sendo que, cinco pessoas utilizaram argila, quatro optaram pela tinta e três fizeram com lápis de cor. Durante a meditação associada à aromaterapia, oferecemos quatro opções de óleos essenciais: lavanda, alecrim, menta piperita e hortelã-pimenta. Explicamos os benefícios, e os alunos puderam escolher o que mais lhes agradasse para a meditação. Dentre as opções, de 18 alunos, 11 escolheram o óleo de Mentha-piperita (Hortelã-pimenta). Assim, a análise das entrevistas realizadas com os participantes da pesquisa, sobre a sua aplicação dessas PICS revela a importância desses conhecimentos para o bem-estar dos alunos.
- ItemPotencialidades de uma proposta didática para o ensino de genética para a educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Martins , Gabriella de Souza; Martins , Liziane; Gomes , Ivo Fernandes; Andrade , Brunelle RamosO ensino de genética tem sido de grande relevância no contexto atual para a alfabetização científica dos estudantes. Neste sentido, este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de Genética no 3º ano do Ensino Médio, com ênfase na abordagem de síndromes genéticas através de ações pedagógicas diversas. Fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento), para estimular uma aprendizagem contextualizada, significativa e crítica. A pesquisa, de natureza teórica, adota uma abordagem qualitativa e descritiva, considerando os desafios enfrentados no ensino de Genética, como a complexidade dos conceitos e a formação docente. Para superar essas dificuldades, são recomendados recursos didáticos como jogos da memória, histórias em quadrinhos, trechos de filmes (como Extraordinário) e plataformas digitais (Wordwall, Mentimeter®, Canva®, Padlet), que estimulam o protagonismo, a criatividade e a interação dos estudantes facilitando a compreensão dos conteúdos por parte dos estudantes. Embora não tenha sido aplicada em sala de aula, a proposta representa uma alternativa viável para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Genética, destacando o papel do professor como mediador e promotor do pensamento crítico. Por fim, o trabalho ressalta a importância da aplicação futura da sequência didática para avaliação de seus impactos educacionais.
- ItemEnsino de ciências e biologia por meio de práticas integrativas e complementares em saúde: perspectivas para a educação em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-11) Ferreira, Ana Beatriz Galdino; Souza Filho, Flávio Silva; Martins, Liziane; Coswosk, Édila Dalmaso; Gomes, Ivo FernandesA Educação em Saúde considera elementos sociais, psíquicos, físicos, históricos e ambientais de maneira integrada no intuito de favorecer uma abordagem abrangen-te da saúde no meio educativo. Considerando a prática educativa como fundamen-tal para o processo de ensino e aprendizagem, esse estudo propõe uma análise de como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde estão sendo inseridas no Ensino de Ciências e Biologia, no contexto da Educação em Saúde. Foi realiza-da uma pesquisa qualitativa, como procedimento metodológico adotou-se a revisão integrativa de literatura e a análise de conteúdo. Foram analisadas todas as teses e dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES entre 2006 e maio de 2025. Foram selecionadas 10 dissertações para compor o corpus da pesquisa. Os resultados indicam uma predominância de Sequências Didáticas co-mo metodologia educacional, majoritariamente fundamentadas no Ensino por In-vestigação. Em relação aos materiais didáticos, houve um uso diversificado de Tec-nologias Digitais (TDIC) e Produtos Pedagógicos, com destaque para a criação de hortas medicinais. Pesquisas dessa natureza permitem uma análise sobre estudos de terceiros, favorecendo a compreensão epistemológica de como a Educação em Saúde está sendo desenvolvida no Brasil.
- ItemAvaliação da composição florística e nível de sucessão ecológica de fragmento florestal da Mata Atlântica em Juerana/Caravelas, BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-16) Jesus, Fabio Gomes; Santos, Joana Farias; Figueredo, Juzenilda Gomes; Souza, Mateus RicardoO estudo objetivou avaliar a composição florística e determinar o estágio sucessional de um fragmento florestal da Mata Atlântica localizado no distrito de Juerana/Caravelas, Bahia. Parte-se da relevância ecológica do bioma, cuja elevada biodiversidade e histórico de degradação destacam a necessidade de compreender o funcionamento da regeneração natural em remanescentes florestais. Diante do avanço da fragmentação e da antropização no Extremo Sul baiano, compreender a estrutura e a composição das comunidades arbóreas torna-se essencial para traçar estratégias de conservação. A pesquisa foi realizada em um fragmento de aproximadamente 3 ha, onde realizou-se o censo de todas as plantas lenhosas do estrato arbóreo com circunferência de tronco de aproximadamente 10 cm, à altura do peito (1,3 m do solo) (CAP). A classificação taxonômica seguiu o aporte da literatura. Foram registrados 78 indivíduos distribuídos em 17 famílias, 21 gêneros e 29 espécies. As famílias mais representativas destacam-se Sapindaceae, Annonaceae e Fabaceae, enquanto Byrsonima sericea e Eschweilera ovata apresentaram maior abundância de indivíduos. Quanto aos grupos ecológicos, observou-se predominância de espécies secundárias iniciais (44,87%), pioneiras (24,35%), secundárias tardias (16,66%) e espécies sem classificação (14,10%). A distribuição desses grupos indica que o fragmento se encontra em estágio de sucessão secundária inicial, apresentando sinais de regeneração espontânea e crescente complexificação estrutural. Os resultados demonstram que o fragmento estudado mantém capacidade de recuperação natural, abrigando espécies de relevância ecológica. Tais resultados poderão subsidiar ações de restauração, manejo e conservação em áreas remanescentes de Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia.
- ItemFungos gasteroides (basidiomycota) da trilha do macaco-prego no Parque Nacional do Descobrimento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Azevedo , Rhuan Bertoso; Fortuna, Jorge Luiz; Lopes, Márdel Miranda Mendes; Figueiredo, Bianca VicenteFungos gasteroides são aqueles que produzem seus esporos internamente, liberando-os apenas após a maturação. Os principais representantes são conhecidos popularmente como “estrelas-da-terra”, “bufas-de-lobo”, “ninhos-de-passarinho” e “gaiolas-de-bruxa”. Possuem morfologia bastante variável em tamanho e formato de seus basidiomas. A Mata Atlântica configura um dos cinco principais hotspots para a conservação da biodiversidade do mundo, abrigando mais de metade da Funga conhecida para o Brasil. No entanto, é considerado hoje um dos biomas mais devastados e ameaçados do planeta. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento de fungos gasteroides coletados na trilha do Macaco-Prego, fragmento de Mata Atlântica no município de Prado, Bahia. Os espécimes foram coletados em quatro diferentes incursões entre junho de 2023 e julho de 2025. A trilha está localizada no Parque Nacional do Descobrimento, caracterizada por floresta ombrófila densa. Para a coleta de espécimes utilizou-se a técnica de amostragem oportunística. A identificação foi realizada por meio de comparações de aspectos macroscópicos e microscópicos e consulta de literatura científica especializada. Foram identificados 16 dos 17 fungos gasteroides coletados: Cyathus berkeleyanus (Tul. & C. Tul.) Lloyd, Cyathus pallidus Berk. & M.A Curtis, Cyathus intermedius (Mont.) Tul. C. Tul., Cyathus albinus Accioly, R. Cruz & Baseia, Cyathus sp., Geastrum saccatum FR., Geastrum fimbriatum FR., Geastrum lloydianum Rick, Geastrum sp. 1, Geastrum sp. 2 e Lycoperdon fuligineum Berk. & M. Curtis. Foram identificados três novos registros para o estado da Bahia: Cyathus pallidus, Cyathus intermedius e Cyathus albinus. Tais registros representam uma contribuição para o conhecimento da diversidade de fungos gasteroides na região, ressaltando a importância e necessidade de novos estudos voltados à taxonomia e ecologia da Funga gasteroide em áreas da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia. Além do mais, os fungos depositados na micoteca poderão servir de base para comparações e novos estudos relacionados, contribuindo para o avanço de novas pesquisas na área.
- ItemIdentificação de Macrofungos Encontrados na Trilha do Cipó - Fragmento da Mata Atlântica no Extremo Sul da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-18) Bandeira, Diego Santos; Fortuna, Jorge Luiz; Lopes, Márdel Miranda; Figuereido, Bianca VicenteOs macrofungos desempenham funções ecológicas vitais e representam uma parcela significativa da biodiversidade em ecossistemas florestais. O presente estudo teve como objetivo realizar o levantamento e a identificação dos macrofungos presentes na Trilha do Cipó, um remanescente urbano de Mata Atlântica localizado no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. As coletas foram realizadas através do método de amostragem oportunística e a identificação taxonômica baseou-se na análise de caracteres morfológicos macro e microscópicos, confrontados com a literatura especializada. Os resultados obtidos revelaram uma importante riqueza de espécies, com predominância marcada do filo Basidiomycota, representado pelas famílias Polyporaceae, Geastraceae, Marasmiaceae, Agaricaceae, Pluteaceae, Pleurotaceae, Entolomataceae, Ganodermataceae, Gomphaceae, Physalacriaceae, Hydnaceae e Dacrymycetaceae. Em menor proporção, mas com igual relevância taxonômica, foram registrados representantes do filo Ascomycota, distribuídos nas famílias Xylariaceae e Sarcoscyphaceae. Destacam-se, neste levantamento, os primeiros registros para o Estado da Bahia das espécies Myriostoma coliforme (Dicks.) Corda e Calocera cornea (Batsch) Fr., evidenciando a importância biogeográfica do fragmento. Este é um estudo inédito do levantamento de macrofungos da Trilha do Cipó. Os resultados ajudam a conhecer melhor a biodiversidade local e reforçam a necessidade da proteção a este fragmento de Mata Atlântica.