Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 6
- ItemUma abordagem socioecológica através das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS): construindo uma sequência didática para a educação socioemocional.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-10) Rocha, Nathalia Ferreira; Martins, Liziane; Gomes, Ivo Fernandes; Andrade, Brunelle RamosA Educação em Saúde busca o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, permitindo que a realidade seja desvelada e proporcionando ações transformadoras que conduzam os indivíduos à sua autonomia e emancipação. Desse modo, os indivíduos se tornam capazes de intervir e influenciar nas decisões de saúde, tanto para cuidar de si mesmos quanto de suas famílias e comunidades. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais reconheçam sua importância social e política, vendo-se como educadores em saúde. Portanto, esta pesquisa objetiva analisar as potencialidades e limitações de uma sequência didática que aborde aromaterapia, meditação e arteterapia, sob a ótica da educação socioemocional, para estudantes de um curso técnico, em uma escola estadual de Teixeira de Freitas – Bahia. Este estudo é de caráter teórico e possui uma abordagem de natureza qualitativa, com a coleta de dados através do questionário. Na prática da Arteterapia, os alunos escolheram livremente os materiais oferecidos, sendo que, cinco pessoas utilizaram argila, quatro optaram pela tinta e três fizeram com lápis de cor. Durante a meditação associada à aromaterapia, oferecemos quatro opções de óleos essenciais: lavanda, alecrim, menta piperita e hortelã-pimenta. Explicamos os benefícios, e os alunos puderam escolher o que mais lhes agradasse para a meditação. Dentre as opções, de 18 alunos, 11 escolheram o óleo de Mentha-piperita (Hortelã-pimenta). Assim, a análise das entrevistas realizadas com os participantes da pesquisa, sobre a sua aplicação dessas PICS revela a importância desses conhecimentos para o bem-estar dos alunos.
- ItemAtividade antimicrobiana do extrato de sementes de Fevillea trilobata L. (Cucurbitaceae), encontrada na Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-10-22) Souza, Jéssica Silva; Fortuna, Jorge Luiz; Oliveira, Gisele Lopes de ; Santana, Raianne PaixãoSementes de Fevillea trilobata L. apresentam elevado potencial para extração de óleo, tanto pela quantidade quanto pela qualidade de seus constituintes, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antinociceptivas, sem apresentar toxicidade in vitro ou in vivo. O uso popular de Fevillea é amplo e diversificado. Suas sementes são usadas em preparações medicinais para o alívio de reumatismo, inflamações e distúrbios digestivos, além de apresentarem atividade purgativa e tônica. A resistência de microrganismos a múltiplas drogas vem aumentando significativamente nos últimos anos devido ao uso indiscriminado de antimicrobianos, gerando a necessidade urgente de novas alternativas terapêuticas. Com isso, extratos e óleos vegetais têm se mostrado fontes de diversidade molecular, apresentando diferentes mecanismos de ação antimicrobiana. Tais dados indicam a necessidade de se buscar novas estratégias para combater a resistência aos antimicrobianos, bem como a descoberta e desenvolvimento de novos compostos ativos. Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar a atividade antimicrobiana de F. trilobata a partir de óleos essenciais (OE) e óleos fixos (OF) extraídos de suas sementes, frente aos microrganismos Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. Para a extração do OE aplicou-se a extração por arraste a vapor (hidrodestilação), utilizando um Clevenger. Para a extração do OF, utilizou-se, separadamente, os solventes hexano e etanol, utilizando o Soxhlet. Tanto o OE quanto os OF foram diluídos com Dimetilsulfóxido (DMSO) em diferentes concentrações: 100%; 50%, 25% e 12,5%. Após as diluições, discos de papel de filtro esterilizados (com 6,0 mm de diâmetro) foram umedecidos com 20 μL com as respectivas diluições dos OF e OE. O Teste de Sensibilidade Antimicrobiano (TSA) foi avaliado pela técnica de difusão de discos em meio de cultura sólido Ágar Müeller Hinton (AMH). O OE não apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos testados. Os OF (a partir de hexano e etanol) apresentaram atividade antimicrobiana contra C. albicans e E. coli, porém, não apresentaram efeito inibidor no crescimento de S. aureus em nenhuma de suas concentrações. Os resultados apresentados, em relação à atividade antimicrobiana dos OF e OE de F. trilobata, demonstraram que estes óleos possuem potencial ação contra microrganismos patogênicos, tais como E. coli e C. albicans.
- ItemEducação para a conservação da fauna silvestre em unidades de conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia: a produção de uma coleção de materiais educativos.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-12) Santos, Flávia Rosa dos; Coswosk, Édila Dalmaso; Gomes, Ivo Fernandes; Martins, LizianeConsiderando que a Educação Ambiental é essencial para a conservação da biodiversidade, este trabalho buscou elaborar uma coleção de materiais educativos para a proteção da fauna silvestre em Unidades de Conservação (UCs) federais de proteção integral da Mata Atlântica do Sul da Bahia. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, com análises das listas de espécies das UCs e a criação de 7 Histórias em Quadrinhos (HQs) de espécies cinegéticas. Os resultados revelam que a elaboração de HQs tem potencial de informar o panorama da diversidade biológica local de forma mais didática e instrutiva para a sociedade. Além disso, sugere-se a continuidade da produção de materiais semelhantes, também voltados para a flora das UCs, sobretudo aquelas ameaçadas de extinção.
- ItemEvasão dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB- campus X durante a pandemia de covid-19.(Universidade do Estado da Bahia Campus X, 2024-12-19) Bonatto, Lorrane Stephani Sena; Muniz, Danielle de Jesus; Coswosk, Édila Dalmaso; Martins, Liziane; Gomes, Ivo FernandesO presente estudo tem como objetivo geral investigar os motivos que levaram os Universitários a se evadir do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB campus X no período de Covid 19. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram definidos: verificar quais impactos que a pandemia trouxe na vida acadêmica desses estudantes; analisar o público alvo através do levantamento de dados sociais e econômicos; compreender os suportes que a universidade poderia ter utilizado para a permanência dos mesmos. Como metodologia para este trabalho utilizou-se o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter interpretativa conforme seus objetivos. Utilizando-se da abordagem qualitativa, o estudo investigou os motivos da evasão de estudantes do curso de Ciências Biológicas durante a pandemia, incluindo uma análise dos impactos da pandemia na vida acadêmica desses alunos, a identificação do perfil dos estudantes e a avaliação dos suportes que a universidade poderia ter oferecido para enfrentar a situação. Tendo em vista os aspectos apresentados, conclui-se que o delongamento no retorno às atividades presenciais e a falta de recursos financeiros, juntamente com a interrupção repentina das aulas durante a pandemia, tiveram impactos significativos na vida acadêmica dos discentes, aumentando a probabilidade de desistência.
- ItemPercepção ambiental de estudantes concluintes do ensino médio em Teixeira de Freitas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Lais Oliveira dos; Sena, Ana Odália Vieira; Santos, Joana Farias dos; Almeida, Yolanda Aparecida de CastroO reconhecimento da Educação Ambiental (EA) foi potencializado no século XX, especialmente após a Conferência de Estocolmo em 1972. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 destacam a EA como essencial em todos os níveis de ensino, visando desenvolver valores, conhecimentos e atitudes voltadas à conservação ambiental. Este estudo investiga as percepções ambientais de alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas-BA, com abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários a 39 alunos para identificar suas concepções de meio ambiente, revelando predominância da concepção abrangente (51%) e reducionista (46%), com respostas objetivas e discursivas para análise. A maioria dos alunos (90%) se considera parte do meio ambiente e reconhece a importância da EA, embora apenas 28% relatem discussões frequentes sobre o tema nas aulas. Disciplinas como Biologia, Sociologia e Geografia são as que mais abordam questões ambientais. Os resultados mostram que, apesar do interesse dos alunos por questões ambientais, ainda há desafios para integrar efetivamente a EA de forma interdisciplinar e frequente no currículo escolar. A maioria dos alunos atribui à sociedade (87%) a responsabilidade pela conservação ambiental, com baixa expectativa em relação às ações governamentais. As conclusões indicam que a EA tem promovido uma percepção ambiental mais inclusiva e holística entre os alunos, mas é necessário um ensino mais integrado e frequente. A transição de concepções reducionistas para abrangentes sugere um impacto positivo da EA, promovendo uma visão mais completa e interconectada do meio ambiente pelos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Concepções de Meio Ambiente; Sustentabilidade; Conservação Ambiental.