Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC10
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- ItemPercepção ambiental de estudantes concluintes do ensino médio em Teixeira de Freitas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Santos, Lais Oliveira dos; Sena, Ana Odália Vieira; Santos, Joana Farias dos; Almeida, Yolanda Aparecida de CastroO reconhecimento da Educação Ambiental (EA) foi potencializado no século XX, especialmente após a Conferência de Estocolmo em 1972. No Brasil, a Constituição de 1988 e a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 destacam a EA como essencial em todos os níveis de ensino, visando desenvolver valores, conhecimentos e atitudes voltadas à conservação ambiental. Este estudo investiga as percepções ambientais de alunos do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, em Teixeira de Freitas-BA, com abordagem quali-quantitativa. Foram aplicados questionários a 39 alunos para identificar suas concepções de meio ambiente, revelando predominância da concepção abrangente (51%) e reducionista (46%), com respostas objetivas e discursivas para análise. A maioria dos alunos (90%) se considera parte do meio ambiente e reconhece a importância da EA, embora apenas 28% relatem discussões frequentes sobre o tema nas aulas. Disciplinas como Biologia, Sociologia e Geografia são as que mais abordam questões ambientais. Os resultados mostram que, apesar do interesse dos alunos por questões ambientais, ainda há desafios para integrar efetivamente a EA de forma interdisciplinar e frequente no currículo escolar. A maioria dos alunos atribui à sociedade (87%) a responsabilidade pela conservação ambiental, com baixa expectativa em relação às ações governamentais. As conclusões indicam que a EA tem promovido uma percepção ambiental mais inclusiva e holística entre os alunos, mas é necessário um ensino mais integrado e frequente. A transição de concepções reducionistas para abrangentes sugere um impacto positivo da EA, promovendo uma visão mais completa e interconectada do meio ambiente pelos alunos. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Concepções de Meio Ambiente; Sustentabilidade; Conservação Ambiental.
- ItemImpactos dos Agrotóxicos nas Agrovilas de Glória, Bahia(2021-02-12) Silva, Larissa Regina Farias daA agricultura é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e a modernização ocorreu para a introdução de máquinas e produtos químicos no campo. O uso de agrotóxicos tem se tornado cada vez mais presente nos produtos agrícolas e tem colocado o Brasil como recordista no consumo e aplicação dessas substâncias. A partir dessa questão, surgem possíveis questionamentos sobre os efeitos do uso de agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente, bem como a destinação final das embalagens. O objetivo deste estudo foi discutir brevemente a história da agricultura, fatores ecológicos relevantes, uso de agrotóxicos no setor alimentício e seus potenciais efeitos na saúde humana e no meio ambiente. O estudo ainda analisa o uso e o descarte de embalagens de agrotóxicos por produtores rurais do município de Glória, na Bahia. As áreas rurais avaliadas apresentam expressiva variedade de uso de agrotóxicos nas lavouras, onde três delas compartilham o uso dos mesmos agrotóxicos. Além disso, os agricultores ainda tinham a prática de queimar, abandonar ou cortar as embalagens após o uso das substâncias. A partir deste estudo, foi possível verificar os riscos ocasionados pelo uso de agrotóxicos, principalmente na saúde humana, e evidenciar a possibilidade de contaminação humana e ambiental em decorrência do descarte inadequado das embalagens.