Navegando por Autor "Souza, Elizeu Clementino de"
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- ItemAlunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico(2016-10-11) Correia, Daniela Fernanda da Hora; Fornari, Liege Stija; Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes; Sousa, Leliana Santos de; Souza, Elizeu Clementino deEsta investigação intitulada “Alunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico” vem discutir sobre a percepção do professor em relação aos alunos categorizados com altas habilidades/superdotação, tendo a fenomenologia como suporte. Não a fenomenologia como um pensar filosófico, mas como recurso metodológico que se abre para a busca do fenômeno, que o interroga e o experiencia. Neste sentido, levantou-se como interrogação: Como o professor percebe os alunos com altas habilidades?, tendo esta interrogação como a direção aos procedimentos de pesquisa. E a pergunta: O que acontece no encontro professor e aluno com altas habilidades?, por sua vez, foi a maneira pela qual esta interrogação foi perseguida. A pesquisa teve como sustentação teórica a discussão acerca das altas habilidades/superdotação, a formação do professor e o processo de inclusão desses alunos nas classes regulares. As entrevistas foram realizadas em escolas municipais de Salvador, com 7 professoras que atuam no 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental – anos iniciais. A análise e a interpretação se deram através da leitura exaustiva das descrições das professoras, as quais revelaram a essência do fenômeno.
- ItemAngústia do professor, afeto que não engana: um estudo em representações sociais(2020-06-11) Silva, Marcos Vinícius Paim da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Nascimento, Ivany Pinto; Souza, Elizeu Clementino de; Farias, Larissa Soares Ornellas; Bomfim, Natanael ReisTrata-se de uma pesquisa denominada Angústia do professor, afeto que não engana: um estudo em representações sociais e que tem como objeto a angústia do professor, cujo construto da angústia foi analisado a partir da referência psicanalítica lacaniana. Desta forma, o tema foi consolidado pela seguinte inquietação: quais as representações sociais que o professor tem sobre a angústia na sua práxis pedagógica, e de que maneira esse afeto revela ser uma possibilidade desse professor sujeito perceber os (im)passes implicados e que repercute na educação contemporânea? Assim sendo, a pesquisa que aqui se apresenta tem por objetivo geral apreender as representações sociais sobre a angústia do professor, e de que forma passam a serem objetivadas e ancoradas à práxis pedagógica, no sentido de ressignificar as ações docentes desse sujeito professor. Os objetivos específicos versam: a) capturar os (im)passes que o afeto angústia revela na práxis pedagógica do professor implicados na educação contemporânea; b) identificar os aspectos psicossociais sobre a angústia do professor, e como este afeto pode ressignificar suas ações docentes; c) analisar as representações sociais da angústia do professor, no sentido de alavancar as objetivações e ancoragem que possibilitam o seu ato educativo. O traço metodológico se delineou guiado pela modalidade da pesquisa qualitativa em que foi elencado como lócus uma escola pública da rede federal, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO (Campus Governador Mangabeira-Ba). Os sujeitos professores do ensino médio de áreas distintas do conhecimento foram em número de 08 e de ambos os sexos, cujas representações sociais apreendidas a partir do objeto investigado geraram análises através da entrevista semiestruturada, desenho e grupo focal. Os dados obtidos frutos da coleta foram analisados sob a perspectiva da análise de discurso de vertente francesa. As representações sociais foram definidas como principal aporte para a escuta do professor acerca da angústia, valendo-se de sistemas socialmente elaborados, bem como dos processos de objetivação e ancoragem. A concepção teórica da pesquisa foi sustentada em: Moscovici (1978; 2003; 2011a; 2011b ;2012); Jodelet (2009; 2001; 1990;1989); Marková (2006; 2017); Alves-Mazzotti (1998 2000; 2002), no campo das representações sociais; Freud (200; 2014;2014); Lacan (2004); Laplanche (1996); Kierkegaard (2010); Miller (2007), no que diz respeito ao construto da angústia; Bauman (2012); Charlot (2013); Nóvoa (1995; 2007); Ornellas (2005; 2013; 2015; 2015), no que concerne à educação atual. A pesquisa revela que a angústia do professor observada na educação contemporânea está ancorada em representações sociais de: desinteresse do aluno, atualização, resiliência, docência compartilhada, indisciplina e desafio em ensinar/aprender.
- ItemBastidores da política de formação de Salvador- BA: lampejos de experiências e narrativas docentes(2021) Santos, Milca Maiara Mendes dos; Souza, Elizeu Clementino de; Catani, Denice Barbara; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Vicentini, Paula PerinA pesquisa analisa a política de formação da Rede Municipal de Salvador- BA, dialogando com conceitos da sociologia da educação e das políticas educacionais, adotando princípios da pesquisa narrativa. Utiliza materiais biográficos secundários: legislação e mecanismos que institucionalizam a política, Referenciais Municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2015, 2017) e materiais biográficos primários: escritas narrativas de professoras e coordenadoras, nas quais se analisa compreensivamente como esses sujeitos vivenciam e incorporam ou não disposições da política municipal na sua prática cotidiana. Apresenta uma proposta de confluência metodológica, saída empírica encontrada para o contexto da pandemia da Covid-19, aliando os pressupostos da pesquisa narrativa aos do Ciclo de Política. Para tanto, seguem três elos específicos que compõem a confluência: 1) Contexto da influência: o que narra a legislação sobre a política? 2) Contexto da produção de textos: o que narram os referenciais municipais? Contexto da prática: O que narram as professoras e coordenadoras A pesquisa é, por si, uma crítica política às formas e conjunturas nas quais as políticas de formação têm sido pensadas, implementadas e executadas no país, no estado e, especialmente, no Munícipio de Salvador, refletindo sobre a necessidade de recolocar a formação como centralidade, através da (re)afirmação da professora e da coordenadora como sujeitos principais desse processo contínuo, permanente e de vida que é a formação. A partir da análise compreensiva-interpretativa foi possível perceber incidências da política na identidade profissional das professoras e coordenadoras, uma tentativa de regulamentação homogeneizante, desmantelo da professora/coordenadora enquanto coletivo, burocratização do trabalho pedagógico, além da ausência de tempo suficiente para a formação em serviço. As narrativas revelam mecanismos de resistências que as professoras e coordenadoras encontram e fomentam nos seus cotidianos profissionais e formas outras de garantir a formação dentro das suas unidades escolares, demonstrando a necessidade de visibilização dessas profissionais na implementação e avaliação da política e não só na execução.
- ItemO brincar na escola da criança que cursa o 1º ano do ensino fundamental Salvador(2014-08-25) Ponte, Adriana Eugênio de Souza; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Bichara, Ilka Dias; Souza, Elizeu Clementino de; Oliveira, Maria Olivia de Matos; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos; Costa, Décio Bessa daO estudo se propôs a analisar o que dizem ou expressam as crianças sobre o brincar na escola, no 1º ano do Ensino Fundamental, no propósito de descrever como e porque o brincar está presente no espaço educacional que frequentam, tendo em vista que, a despeito dos limites e sanções impostos pela escola, persistem com estas atividades. O estudo contou com a colaboração de doze crianças de 6 e 7 anos, que frequentavam uma escola municipal de Salvador. Para o encaminhamento do estudo, nos baseamos nos procedimentos da metodologia da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos: observações, que foram registradas em um diário de campo; fotografias das crianças brincando nas áreas externas; como também, entrevistas semiestruturadas ou interlocuções com as crianças, mediadas por fotografias contendo episódios de situações de brincadeira por elas vivenciadas. A pesquisa foi embasada na perspectiva sócio-histórica e nos estudos que vêm sendo realizados nessa mesma perspectiva sobre o fenômeno estudado, por acreditar que vivemos inseridos em relações sociais constituídas no curso das diferentes histórias humanas e nelas as crianças constroem seu processo de desenvolvimento. As análises revelaram que o brincar não é uma ação proibida na escola, porém o tempo permitido para que este fenômeno aconteça é bastante resumido e limitado na sua rotina. O estudo mostrou que o brincar esteve presente na sala e fora dela, ainda que na sala tenha se manifestado de forma discreta e/ou dissimulada sem a permissão da professora. Portanto, consideramos essencial que a escola reconheça o brincar como uma ação tão importante quanto propiciar um trabalho pedagógico, e ainda, que propicie condições para a participação efetiva da criança no processo de ensinar e aprender, dando espaço para ela expressar suas necessidades e que estas sejam respeitadas.
- ItemCarreira interrompida, profissão esquecida? Profesores afastados da docencia das escolas municipais de feira de santana- ba(2019-04-01) Lima, Érika Joely Casaes de Jesus; Souza, Elizeu Clementino de; Freitas, Maria do Carmo Soares de; Farias, Maria de Lourdes Soares OrnelhasA pesquisa tem o objetivo de compreender, a partir dos pedidos de afastamento solicitados junto ao Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS), quais as principais patologias levaram os professores de escolas da rede municipal de ensino, que atuam na Educação Infantil e Séries Inicias do Ensino Fundamental a ausentarem-se temporariamente das salas de aula. Constituem-se como sujeitos da pesquisa, cinco professoras que se afastaram de suas atividades laborativas, através de licença médica, por um período de três meses a um ano. A influência das condições de trabalho para esse afastamento e como esses professores reconfiguram sua identidade a partir desse evento também se constituem como objetivos da pesquisa, contribuindo com as discussões sobre saúde docente no Brasil. Considerando o objeto de estudo, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e (auto)biográfica. A abordagem (auto)biográfica como opção metodológica e as entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa, permitem compreender quais os sentidos atribuídos a essa nova fase da trajetória pessoal e profissional das professoras e quais conhecimentos são construídos relacionados as vivências com o adoecimento. O estudo evidenciou os agentes estressantes da docência, como a precarização das condições de trabalho, ausência de políticas públicas voltadas para a saúde do professor, demonstrando como resultados mais significativos, através das narrativas das colaboradoras, a necessidade de debate sobre o tema, sobretudo a relação entre o contexto do trabalho e a saúde docente.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemCondições de trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso – BA(2020-05-29) Souza, Gildison Alves de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Meireles, Mariana Martins deA presente pesquisa investiga questões relacionadas as Condições de Trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso, município situado no interior da Bahia a cerca de 280km da capital Salvador. Busca-se analisar a relação das condições de trabalho dos professores das escolas rurais de Capim Grosso com suas trajetórias formativas. Para que essa análise fosse possível, parti de uma contextualização histórico-legislativa sobre as condições de trabalho docente no Brasil, com ênfase nas políticas públicas estabelecidas pelas leis promulgadas a partir da Constituição Federal de 1988, além da revisão de literatura sobre condições de trabalho docente em escolas rurais no Brasil. Do ponto de vista metodológico, utilizei princípios do método (auto)biográfico e como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa, realizada com quatro professoras. A análise das narrativas evidenciou que há grande similaridade na trajetória das professoras colaboradoras, tanto no que se refere ao início quanto na progressão de suas carreiras, a formação docente e a forma como as professoras percebem a valorização profissional. Além disso, suas histórias frequentemente se cruzam com a luta pelo reconhecimento e apoio do poder público municipal para a melhoria das condições de trabalho e, por conseguinte, do lugar ocupado pelas escolas rurais de Capim Grosso no contexto do sistema municipal de educação.
- ItemConhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças na docência rural(2016-07-26) Mota, Charles Maycon de Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Fontura, Helena Amaral daEste trabalho apresenta um plano para a formação docente, oriundo de uma pesquisaformação realizada junto aos professores que atuam em classes multiseriadas em territórios rurais. Objetiva compreender como os docentes das escolas rurais do município de Várzea do Poço lidam com as diferenças, em sala de aula, visando a construção de um plano de formação continuada voltado para as diferenças presentes no meio rural. Para discutir os pressupostos teóricos que fundamentam esta produção, tomamos como base os estudos de Josso, Silva, Bauman, Moreira e Rios; os pressupostos metodológicos apoiam-se nas obras de Delory-Momberger, Pineau, Dominicé e Souza. Colaboraram nesta pesquisa sete professores que atuam na docência, em escolas rurais municipais de Várzea do Poço, interior da Bahia. Como caminhos metodológicos para o desenvolvimento da investigação que fundamenta este documento, temos a pesquisa-formação, a partir do método (auto)biográfico, organizada em duas etapas: Pesquisa Exploratória (1), para o levantamento inicial de informações sobre os espaços, os sujeitos da pesquisa e a seleção final dos colaboradores; e as Oficinas Formativas (2), que possibilitaram a elaboração do Plano de Formação Continuada para os docentes das escolas rurais – produzido e aplicado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa-formação – e a produção do memorial de formação, como resultante do processo formativo vivido pelos professores. O presente trabalho evidencia alguns resultados que compreendem a diferença, a partir de variados sentidos, sendo demarcada pelas narrativas dos professores da roça e pelo fator social de seus alunos, bem como pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, suscitando o entendimento de que a diferença ainda se encontra atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola.
- ItemO conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores(2004-09-17) Souza, Elizeu Clementino de; Marques, Maria Ornélia; Nóvoa, António; Catani, Denice Bárbara; Macedo, Roberto Sidnei; Santos, Stella Rodrigues dos; Ataíde, Yara Dulce Bandeira deA tese analisa as implicações e a fertilidade das narrativas de formação e suas relações com o estágio supervisionado, tomando como base experiências desenvolvidas num projeto de formação inicial de professores, no espaço do Departamento de Educação - Campus I - da Universidade do Estado da Bahia, no período de março de 2001 a março de 2002. Constituem-se atrizes da pesquisa dez alunas do Curso de Pedagogia, da Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da escrita de si revelada nas narrativas da trajetória de escolarização, no sentido de apreender o conhecimento de si, no que se refere à aprendizagem da docência. A pertinência desta pesquisa inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação, o qual tem adotado a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem dos sujeitos a partir de suas próprias experiências, entendida no contexto desta pesquisa como narrativa autobiográfica do itinerário escolar, no campo de um projeto experiencial de investigação-formação. A intenção primeira deste trabalho consiste em analisar e compreender as implicações das narrativas no processo de formação e autoformação. Tenciono sistematizar os percursos da construção do trabalho no contexto do estágio supervisionado e os procedimentos utilizados para análise do corpus - narrativas - no contexto do projeto de investigação-formação. Para a análise interpretativa das fontes utilizei a idéia metafórica de uma leitura em três tempos - leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva do corpus -, por considerar o tempo de lembrar, narrar e refletir sobre o vivido, mantendo entre si uma relação de reciprocidade e dialogicidade constante. A tese conclui que a fecundidade da epistemologia da formação e do estágio como iniciação revela, a partir da abordagem experiencial, dispositivos e rituais pedagógicos engendrados nas identidades e subjetividades das histórias de vida no processo de formação inicial, ao permitir às professoras em formação, através de suas experiências formadoras e recordações-referências da trajetória de escolarização, estabelecer outros sentidos ao trabalho escolar e construir potencializações sobre a sua própria prática.
- ItemDa leitura de si para a leitura em si: narrativas e práticas leitoras de professoras de classes multisseriadas do município de Amargosa/BA(2016-02-12) Orrico, Nanci Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino de; Pinho, Ana Sueli Texeira de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa tem como objetivo investigar percursos de formação e atuação de professores, no âmbito da constituição de leitores em escolas rurais, a partir da articulação entre memórias, docência e narrativas. Contextualiza-se no debate contemporâneo sobre ruralidades e formação de professores e intenciona apreender, a partir das narrativas de vida e de leitura, pistas que caracterizam os percursos formativos de leitura de quatro professoras de classes multisseriadas que atuam no município de Amargosa/Bahia. Espera-se relacionar as trajetórias e práticas docentes de leitura das colaboradoras, no entendimento de como estas profissionais se formam como leitoras e como formam leitores. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se metodologicamente nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas narrativas e observação de experiências pedagógicas com a leitura no contexto das classes multisseriadas. A análise foi realizada na perspectiva interpretativa-compreensiva, a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976) e das contribuições de Schütze (2010) e conclui o quanto é relevante a escuta dos docentes e das suas histórias de vida e de leitura para que as universidades repensem os currículos dos cursos de licenciatura, no que diz respeito especialmente à formação leitora dos professores, pois esta tem sido insuficiente para que o professor assuma a responsabilidade com a mediação pedagógica de seus alunos em torno da leitura. Fica evidente, ainda assim, que os professores das classes multisseriadas criam estratégias de enfrentamento diário aos desafios relacionados ao ato de ler e reconstroem suas práticas de modo que estas valorizem os processos identitários de quem habita, estuda e trabalha na roça. Reconhece-se, ainda, que a leitura de si promoveu, nas professoras colaboradoras, (auto)conhecimento e ressignificação das suas concepções e práticas, implicando-as no repensar dos seus percursos como docentes e leitoras.
- ItemDesenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional das egressas do curso de Letras Língua Espanhola - UNEB/Campus I(2016-06-03) Cruz, Núbia da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Romero, Tânia Regina de Souza; Dantas, Tânia ReginaA pesquisa objetiva investigar como oito egressas do curso de Letras Língua Espanhola – Uneb, Campus I, dão sentido à sua trajetória de formação e inserção profissional na Educação Básica. Busca-se, assim, apreender a implicação da articulação entre formação-profissão como significativa para a compreensão do desenvolvimento profissional docente, a partir da perspectiva da abordagem experiencial, ou seja, como processo que se dá ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa narrativa, a qual se inscreve no movimento de investigação-formação, fundamentando-se em princípios teóricometodológicos da abordagem (auto) biográfica, com ênfase nas narrativas docentes das professoras de espanhol, entendendo-as como atrizes e autoras do seu processo formativo. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista narrativa, com base nas sistematizações teórico-metodológicas de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2002), e Souza (2011). A análise adotou a perspectiva compreensiva-interpretativa, a partir das contribuições de Souza (2006 e 2014), Josso (2010), Bolívar (2012) e Ricoeur (1986), tendo em vista as aprendizagens construídas pelos sujeitos ao longo da vida, face aos significados impressos nas trajetórias pessoais e profissionais, no que se refere à identidade docente. A pesquisa revelou ser o seio familiar o espaço onde as professoras tiveram os primeiros contatos com a profissão, através da atuação da mãe, pai, irmão e irmã e tias como docentes, bem como os diferentes caminhos percorridos até tornarem-se professoras de espanhol. Além desses aspectos, as narrativas evidenciaram, ainda, as representações que as docentes têm a respeito da profissão como resultado das construções familiares e das relações com pessoas fora do entorno familiar, bem como a influência da família e de terceiros na escolha e aprendizado profissional. O estudo permitiu refletir acerca da necessidade de vinculação entre vida-formação e profissão em articulação com o desenvolvimento profissional do professor principiante que ingressa na profissão. Através das narrativas foi possível compreender o potencial formador da abordagem (auto)biográfica ao possibilitar às docentes apropriar-se de suas histórias de vida e ao mesmo tempo conscientizar-se das experiências formadoras que marcaram e deram sentido a sua existência.
- ItemDocência e memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas(2015-05-29) Santos, Fábio Josué Souza dos; Souza, Elizeu Clementino de; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Demartine, Zeila de Brito Fabre; Nascimento, Antônio Dias; Pacheco, Jane Adriana VasconcelosA tese discute questões sobre a docência no contexto das turmas multisseriadas de escolas rurais, ao analisar memórias de professoras que atuaram no município de Amargosa-BA, no período de 1952-2014, com o fito de compreender como se configurou a docência nesses espaços, com ênfase nas práticas pedagógicas. As colaboradoras são sete professoras de turmas multisseriadas (seis mulheres e um homem), com 03 a 37 anos de serviço. Teoricamente, o trabalho apoiou-se em estudos que abordam categorias como docência, memória, narrativa e (auto)biografia, possibilitando-me compreender como as professoras foram se constituindo enquanto docentes de turmas multisseriadas e quais práticas desenvolveram neste contexto tão comum ao meio rural brasileiro, no passado e no presente, embora renegado pela produção teórica em educação. Busca-se também sistematizar questões históricas sobre as escolas multisseriadas, possibilitando-me compreender como uma forma de organização da escolaridade mais aberta, flexível, artesanal, foi perdendo espaço para formas mais racionalizadas, forjadas ao longo da modernidade e teve a escola graduada como seu ponto de culminância. Como pano de fundo, o trabalho apoiou-se em estudos que discutem questões sobre escolas, classes e turmas multisseriadas, no Brasil e no mundo, bem como produções que abordam a escolarização dos sujeitos do e rural brasileiro, situando o nosso objeto de estudo neste cenário. Metodologicamente, o estudo ancora-se na abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa documental e da abordagem (auto)biográfica, priorizando a realização de entrevistas narrativas, que focaram três eixos narrativos: o percurso de vida, os caminhos de formação e a atuação/experiência profissional. As narrativas foram analisadas a partir dos procedimentos técnicos recomendados por Bertaux (2010) e Poirier et. al. (1999), bem como pelas contribuições de Souza (2014), no que se refere a análise interpretativa-compreensiva. A pesquisa constitui-se em uma contribuição à história da formação docente no Brasil, na medida em que, pela análise das práticas desenvolvidas pelas professoras, apresenta elementos para tencionar questões pouco problematizadas neste campo acadêmico. A tese revela modos próprios como as professoras experienciam suas atividades profissionais no espaço das turmas multisseriadas, através de dispositivos construídos cotidianamente sobre o trabalho docente no espaço escolar.
- ItemDocência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor na EJA do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-27) Menezes, Márcia de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Nunes, Claudio Pinto; Cunha Júnior , Adenilson Souza; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Laffin, Maria Hermínia Lages Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Conceição , Ana Paula Silva daEsta tese está organizada em três eixos centrais: prática docente, teoria do cotidiano e Educação de Jovens e Adultos, os quais foram construídos, respectivamente, a partir de teóricos como: Nóvoa (1997; 2001; 2007;2021); Santos (2008; 2010); Gatti (2008; 2009; 2011; 2019); Certeau (1994; 1998; 2003; 2005); Alves (2008; 2014; 2017); Ferraço (2003); Ferraço; Alves (2017; 2018; 2021); Dantas (2009; 2012; 2019); Dantas e Laffin (2015); Santos (2010; 2019; 2022); Morin (2001; 2003; 2006); Freire (1983; 1996; 2008; 2014), entre outros. Objetivou compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Vitória da Conquista-Bahia. Para isso, no campo metodológico utilizamos a epistemologia qualitativa na concepção apresentada por González Rey (2003; 2005) e, para a produção dos dados, as conversas interativo-provocativas coletivas (NUNES, 2011; 2020; 2021) a partir de um roteiro pré-estabelecido. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas que atuam na EJA do Ensino Médio, no Colégio em que a pesquisa foi desenvolvida. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari (1995) foi utilizada para a discussão dos dados organizados em sete categorias: formação dos professores e tempo de regência; formação para lecionar na EJA; inserção do professor na EJA do EM; currículo da EJA; emoções vivenciadas; dificuldades encontradas; ensino remoto no contexto da EJA. Os resultados apontam para a urgência da necessidade de formação inicial e continuada para atuar na EJA do EM; revelam que os professores vão se tornando professores da EJA no cotidiano da prática docente e apontam que a formação de professores caminha numa perspectiva rizomática.
- ItemEducação e saúde: análise do programa saúde na escola (PSE)(2017-06-13) Santos, Jacqueline Meire; Dantas, Tânia Regina; Souza, Eliane Santos; Souza, Elizeu Clementino deO tema da pesquisa é relevante por se tratar de saberes e fazeres educativos que estão no cotidiano da escola. A trajetória educativa e profissional da pesquisadora contribuiu para que percebesse o quanto é latente e pouco discutida pelos profissionais da educação a promoção da saúde. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como tem sido implementada no espaço escolar brasileiro a política intersetorial de promoção de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE), nas duas primeiras décadas do século XXI, conforme produção e circulação na literatura acadêmica da área de educação e saúde. Nesta busca, deu-se ênfase ao Componente de ação III do PSE: Formação. Optou-se metodologicamente em realizar um estado da arte a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram analisados documentos referenciais da Política Nacional de Promoção da Saúde e da implementação do PSE. Além disso, fez-se o levantamento de publicações realizadas na Revista Ciências e Saúde Coletiva da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e na Revista Brasileira de Educação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no período de 2007 e 2016. Nos resultados do estudo, notou-se que, embora haja interesse de pesquisadores de diversas regiões do país, ainda há pouca produção da área de educação sobre o tema. Reafirmado, assim, o reconhecimento da escola para a promoção da saúde, porém sendo o PSE uma ação vigente na escola é aparentemente pouco reconhecida na área de educação. Um outro resultado aponta para importância da devida atenção na formação dos profissionais envolvidos, sejam eles de atenção básica à saúde ou de educação básica como forma de fortalecimento recíproco e intersetorial dos seus saberes e fazeres. Sem uma qualificação dialógica, contínua e colaborativa, o PSE – enquanto a maior política pública de promoção de saúde desenvolvida hoje no espaço escolar brasileiro – fica enquanto prática ameaçada. Este estudo contribui, com seus resultados, para a produção e circulação de conhecimentos acerca da temática de educação e saúde no Brasil.
- ItemEducação, saúde e memória: narrativas e saberes das parteiras tradicionais no território do Cabula(2020-12-29) Galvão, Mary Lúcia Souto; Silva, Francisca de Paula Santos da; Ramos, Ticiana Osvald; Nunes, Isa Maria; Nicolin, Janice de Sena; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino deEste trabalho tem como objetivo principal analisar como o saber de Parteiras Tradicionais pode contribuir para a formação de enfermeiras, discutindo a importância da Educação em Saúde e das ações extensionistas nesse processo. A tese se vincula teoricamente à discussão sobre colonialidade do saber e seus efeitos no cuidado em saúde, sobretudo na construção do modelo de assistência ao parto hegemônico no Brasil, e teve como pressuposto as discussões que apontaram que a institucionalização e a medicalização do parto representada pelo desenvolvimento da biomedicina transformou o processo paturitivo em um procedimento médico, de consumo de tecnologias e intervenções, inscrevendo-o numa linha de produção masculina, desenvolvendo e reproduzindo assimetrias e desigualdades de gênero. Em termos metodológicos, o trabalho se pautou em pesquisa bibliográfica, análise documental (projetos pedagógicos, ementas dos componentes curriculares, projetos de extensão, programas e planos de saúde federais, estaduais e municipais), análise de dados socioeconômicos e indicadores epidemiológicos e em entrevistas-narrativas construídas com mulheres mais velhas do bairro do Cabula em Salvador para resgatar as memórias que elas guardam das Parteiras Tradicionais que atuaram naquele território. Considerando esse corpus, a tese sustenta que, através de mudanças na formação dos/as profissionais de saúde, é possível contribuir para a transformação do modelo de assistência à saúde e seus determinantes sociais. Concluí, assim, que o saber das Parteiras Tradicionais constitui um conhecimento valioso que deve ser reconhecido e valorizado na formação das profissionais de saúde.
- ItemEntre mitos e narrativas: a docência na educação profissional técnica(2015-03-26) Menezes, Graziela Ninck Dias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fartes, Vera Lúcia Bueno; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Luciano CostaEste trabalho tem por objetivo analisar como as experiências de vida, formação e profissão tecem a constituição da docência, inclusive no que tange aos modos como os professores estão produzindo/vivendo a profissão e como os sentidos de trabalho e de técnica atravessam a produção da docência na Educação Profissional Técnica. O trabalho de campo foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus, envolvendo seis professores (três bacharéis e três licenciados) que atuam nos dois cursos de Ensino Médio Integrado. O estudo tem natureza qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. A análise de dados fundamentou-se na vertente fenomenológica-hermenêutica, com o intuito de compreender as leituras produzidas pelos sujeitos sobre o contexto em que vivem e sobre suas trajetórias, aderindo à proposição de que as experiências pessoais não se dissociam dos processos profissionais. O estudo revelou de que modo as experiências pessoais, formativas e profissionais implicaram nos modos como os professores constituíram a identidade docente. Além disso, apontou os principais desafios para o trabalho docente diante da realidade vivida na Educação Profissional Técnica - especificamente, no Campus de Ilhéus - , e como esse trabalho é atravessado pelos sentidos de técnica e trabalho presentes no contexto da contemporaneidade. Revelou, ainda, a importância da atitude reflexiva como fundamento para a formação docente. O trabalho traz como consideração a necessidade de constituição de um projeto formativo, ético e político para a docência na Educação Profissional Técnica como fundamento para a defesa da profissão docente e constituição da identidade profissional nessa modalidade educacional.
- ItemEntre viagens, leituras e leitores: a itinerância da biblioteca Anísio Teixeira(2009-05) Marques, Zélia Malheiro; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Beltrão, Lícia Maria Freire; Ornellas, Maria de Lourdes SoaresO presente estudo foi desenvolvido no contexto do Mestrado em Educação e Contemporaneidade - Universidade do Estado da Bahia – UNEB e propôs compreender como as práticas de leitura desenvolvidas pela Biblioteca Móvel Anísio Teixeira - BMAT, junto às escolas rurais do município de Caetité/BA, têm ou não constituído leitores. Os encontros de leitura em espaços culturais como a Escola Janir Aguiar, escola rural multisseriada, desativada com o processo de nucleação dessas escolas e a Casa Anísio Teixeira, em Caetité, serviram para pensar as narrativas de leitura, elegendo o diário, enquanto registro dos trabalhos desenvolvidos. Essas estratégias possibilitaram implementar discussões oriundas do processo de constituição leitora, levando-se em conta o sujeito-leitor, suas narrativas de leitura, tanto as pessoais, quanto as sociais e suas relações em ambientes urbanos e rurais. Teoricamente a pesquisa ancorou-se em autores do campo da formação e da leitura, tomando estudos desenvolvidos por Nóvoa (1988), Pineau (1999), Poirier et al (1999), Josso (2004), Souza (2006), Chartier (2001), Lacerda (2003), Paulino (2004), Cordeiro (2006), Abreu et al (2007). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida, a partir da abordagem (auto) biográfica, enquanto método de pesquisa e, para a coleta dos dados, foram utilizados os diários e as narrativas de leitura. A análise das fontes foi confrontada com as fichas de empréstimo de livros (BMAT) e com alguns trabalhos realizados nas escolas Janir Aguiar e Altair Públio, resultantes das práticas de leituras da BMAT. O estudo, portanto, buscou dar visibilidade as práticas de leituras da BMAT para o diálogo com as experiências locais, confirmando a singularidade e a não linearidade das leituras. A família e os espaços imbricados apareceram como guardiãs das histórias, muito mais do que as escolas. Do contato com o processo de constituição leitora em espaços de ausência de impressos como as escolas rurais do Município de Caetité, as presenças referentes às experiências leitoras, tanto pela via da linguagem poética, quanto pelas brincadeiras e narrativas da oralidade instigaram os leitores à discussão das leituras culturais. Os leitores, de uma visão mais idealizada da leitura, começam a revelar a idéia de pertencimento e, ao trazerem a iniciativa de criação do espaço de cultura no lugar em que funcionou a escola multisseriada, revelaram significados da leitura, seja pela utilidade, seja pelo entretenimento e lazer como proposta de pensar a cultura local em consonância com outras culturas.
- ItemEstágio supervisionado e narrativas (auto)biográficas: experiências de formação docente(2008-12) Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Souza, Elizeu Clementino de; Lucena, Maria do Socorro; Sonneville, Jacques Jules; Marques, Zoraya Maria OliveiraO trabalho apresenta resultados da pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, tendo como objeto de estudo o estágio no curso de Pedagogia do Campus IX, desta universidade, em Barreiras – Bahia. Busco compreender por meio da abordagem experiencial - pesquisa (auto)biográfica, qual o papel do estágio para a formação do pedagogo e que conceito é construído, ao longo do curso. Ressalto o caminhar da pesquisa, os instrumentos metodológicos, o trabalho de campo realizado com os professores de estágio do curso de Pedagogia e os discentes que estavam cursando nos dois semestres de 2007 as disciplinas de estágio supervisionado, vivenciadas em áreas diferenciadas de atuação do pedagogo. Foram utilizadas como fontes de pesquisa as escritas narrativas nos diários de estágio, memoriais de formação, com os discentes estagiários e entrevistas narrativas com os professores de estágio. Analiso a forma de organização da disciplina, no contexto da reformulação curricular, as concepções de estágio que emergem das narrativas, ao apontar o conceito construído pelos discentes, ao longo do curso, a organização do trabalho do professor de estágio na universidade, as histórias de vida e de formação dos colaboradores da pesquisa, traçando o perfil biográfico do grupo. Situa-se numa proposta de investigação-formação, no âmbito da abordagem experiencial, que tem o sujeito aprendente, seu cotidiano e suas experiências como centro. Com este trabalho, busco contribuir para a superação do reducionismo teoria-prática a que esta disciplina foi relegada ao longo da história nos cursos de licenciaturas, na perspectiva de ressignificação do papel do estágio, da importância e potencialidades da abordagem (auto)biográfica, apontando percursos formativos, para além das competências, na construção de outra epistemologia da formação docente.
- Item“Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-31) Picanço, Carina Marinho; Souza, Elizeu Clementino de; Verena, Raquel Alvarenga Sena; Silva, Rosana Maria Oliveira; Vieira, Silvana Lima; Ornellas, Maria de Lourdes Soares FariasA presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção.
- Item“Eu não sei ser professora” diretrizes curriculares nacionais para os cursos de jornalismo: um estudo de caso(2022-12-12) Mota, Flávia Moreira Mota e; Nascimento, Antônio Dias; Hetkowski, Tânia Maria; Ebel, Ivana Raquel; Souza, Elizeu Clementino de; Antunes, EltonEm 2013 entraram em vigor no Brasil as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo (DCNJ). Quase uma década depois da implementação das DCNJ, faz-se necessário compreender qual o posicionamento dos professores de jornalismo sobre o documento legal que regulamenta a formação de jornalistas em nível superior. Como plataforma teórica mobilizada na pesquisa, apresento uma reflexão sobre diretrizes e fundamentos curriculares, bem como suas implicações no ensino superior, a partir de um diálogo com autores como Silva (2010, 2015), Moreira e Silva (2013) e Sacristán (2017). Em seguida, discorro sobre uma filosofia do jornalismo contemporâneo, considerando as diversas manifestações dessa prática na sociedade atual (CHRISTOFOLETTI, 2019; JÁCOME, 2020; DIAS, L., 2018). Somadas as essas questões, apresento uma discussão sobre o pensamento pedagógico sobre o ensino de jornalismo no Brasil, (MEDITSCH, 2007, 2012, 2018; MOURA, 2002; MARQUES DE MELO, 2006), apontando aspectos históricos e políticos que constituíram a formação de jornalistas no país. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado o Estudo de Caso como abordagem metodológica (YIN, 2001; MARTINS, 2006), pelo seu potencial para compreender em profundidade fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Diante da análise empreendida, foi possível compreender que entre os docentes que participaram da pesquisa alguns que revelaram conhecer as DCNJ em sua integralidade, outros parcialmente e um terceiro grupo que não conhece o documento. Além disso, foram apresentados posicionamentos favoráveis e contrários ao que preconizam as Diretrizes. Mesmo diante desse cenário de tantas contradições, não se pode negar a importância da normativa para a formação de jornalistas em nível superior, considerando que se trata de um documento que confere uma estrutura comum aos cursos de jornalismo e que permite evidenciar diferentes formas de atuação docente.