Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Autor "Filho, José Francisco da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA música como movimento de resistência em ditaduras na américa latina: “Solo Le Pido A Dios”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-01-05) Silva, Carlos Henrique Ribeiro da; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silvia de Jesus; Mariano , Luciana VieiraO interesse pelo tema surgiu a partir do contato com a música, ainda na adolescência, e se intensificou com a aproximação e vivência no mundo acadêmico, através do curso Letras – Língua Espanhola e literaturas do departamento de ciências humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), quando foi despertado um interesse maior em investigar a música como elemento contestador no contexto de censura ditatorial. A partir disso, surge como objetivo geral desse trabalho, abordar as manifestações populares musicais que foram se consolidando na América Latina, especificamente em dois países: Argentina e Brasil. Essas nações viveram um período cuja liberdade de expressão era cada vez mais reprimida em suas respectivas ditaduras. Os objetivos específicos deste estudo são: conhecer e historicisar o processo de formação da música ocidental desde a antiguidade até os dias atuais; analisar as ditaduras militares em Argentina e Brasil, relacionando-as à atuação da censura; mostrar a música como forte instrumento de resistência ao modelo ditatorial, tomando como exemplo a canção ‘’Solo le pido a Dios’’. Como fundamentação, nesse estudo, foram mencionados autores como; Platão (2000), Narloch (2013), Fausto (2006), Alves (2024), Navaro e Palermo (2017), Fiuza (2001) e Dornelles (2018). Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, fazendo uso de vídeos, áudios, fontes que tratam do assunto, entendendo que essas canções carregam um grande teor político e social. Por fim, como resultado do estudo realizado, foi possível provar que a censura e o controle às artes, em ambos os países, foram uma onda repressora que resultaram em ataques às manifestações artísticas, e, em se tratando da censura argentina, esse fator contribuiu para o surgimento da canção ‘’Solo le pido a Dios’’.
- ItemAnálise da tradução do salmo 23 da bíblia cristã em língua portuguesa e língua espanhola(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Oliveira, Raiane Batista de; Filho, José Francisco da Silva; Neto, João Evangelista do Nascimento; Azpeitia, Juan IgnacioO presente trabalho tem por proposta analisar a história da tradução e seu conceito, baseado no ponto de vista de alguns teóricos, e comparar a tradução do Salmo 23 da Bíblia Cristã em duas versões: a Almeida Revista e Corrigida, versão em Português escrita por João Ferreira de Almeida; e a Reina Valera, versão em Espanhol, escrita por Casiodoro de Reina e revisada por Cipriano de Valera. Através da análise comparativa entre elas, foi discutido sobre as possíveis semelhanças e diferenças em suas traduções.
- ItemAs imagens pictóricas de Frida Kahlo como ferramenta de ensino do Espanhol(Universidade do Estado da Bahia, 2022-01-05) Jesus, Silvania Ribeiro de; Filho, José Francisco da Silva; Lopes, Angélica Silva de Jesus; Mariano, Luciana VieiraEste trabalho trata-se em verificar o uso de artes plásticas como ferramenta de ensino do espanhol como língua estrangeira. Seu objetivo geral é mostrar como as imagens pictóricas produzidas por Frida Kahlo podem ser utilizadas como estratégias didáticas para professores de espanhol e, para obter os resultados, foi necessário: discutir sobre artes plásticas e ensino de línguas; analisar vida e obra da pintora Frida Kahlo, assim como o contexto histórico de seu país; apresentar uma sequência didática de aula de ELE utilizando pinturas dessa artista mexicana. Para fundamentação teórica recorremos a autores como Santos (2003), Sousa (2013) Nunes (2019), Herrera (2011) Paraquett (2004), Brognoli (2009). Para isso, fizemos tanto pesquisa bibliográfica como pesquisa de campo, que se deu em forma de uma oficina para alunos iniciantes da língua espanhola. O resultado final desse estudo demonstrou que as obras da artista podem servir como ferramenta para auxiliar o professor nas aulas de espanhol básico, por apresentarem uma riqueza temática que pode ser aplicada no ensino e aprendizagem de Espanhol Básico, como Língua Estrangeira (E/LE).