Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH5 por Autor "Chaves, Tailane Figueredo De Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item“Que visão tenho do ensino de literatura infantil?” um estudo com alguns professores da educação básica, do ensino fundamental em Varzedo, Bahia.(Universidade do Esttado da Bahia, 2021-07-09) Chaves, Tailane Figueredo De Jesus; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santos, Kelly BarrosEste trabalho de conclusão de curso refere-se ao ensino de literatura infantil na educação básica e teve como objetivo geral analisar como alguns professores da cidade de Varzedo, na Bahia, abordavam o ensino da literatura infantil visando as possíveis contribuições dessa literatura para o desenvolvimento da habilidade leitora dos alunos. Além disso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: i. pesquisar a visão dos professores sobre o ensino da literatura infantil; ii. verificar se os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil como mecanismo para o desenvolvimento da habilidade de leitura; iii. pesquisar como os professores avaliam as ações dos aprendizes no contexto da sala de aula de literatura infantil, iv. compreender, em certa medida, como o hábito de leitura docente se relaciona com a sua prática e v. pesquisar como os professores gerenciam as suas aulas no contexto da sala de aula de literatura infantil. Este estudo ancora-se nos princípios metodológicos da pesquisa qualitativa, quando buscou compreender um determinado problema, a partir da visão de alguns professores da educação básica. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, contendo 14 perguntas. Após a análise dos dados, chegou-se à conclusão, que os professores reconhecem a relevância do ensino da literatura infantil, e que a mesma deve estar na agenda da prática docente, como uma atividade prazerosa, que serve como eixo educativo para o ensino e desenvolvimento da leitura e escrita.