Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Autor "Carneiro, Jaqueline das Graças"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDos letramentos aos multiletramentos: o gênero digital figurinha de whatsapp como prática de leitura em uma escola pública do município de Riachão do Jacuípe-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Carneiro, Jaqueline das Graças; Eluf , Cristina Arcuri; Sodré, Fernando da Conceição; Figueiredo Neto, Raulino BatistaEm uma sociedade cibernética, as mediações tecnológicas sociais, a multiplicidade e circulação dos gêneros digitais discursivos, têm contribuído nas “mediações dos discursos” nas mídias sociais. Nesse pressuposto, a pesquisa objetiva investigar como o gênero digital discursivo figurinha de whatsapp que circula na esfera digital, contribui para a manutenção do hiperleitor nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo fundamenta-se em pressupostos teóricos sobre os letramentos Freire (1996), Multiletramentos NLG(1994), a Cibercultura eCiberespaço Lévy (2010) e Lemos (2008). Ainda, incluímos como referencial, os estudos de Soares (2002), Marcuschi (2008) e Carmelino; Koawa (2020). Adotamos como estratégia de investigação, o método de pesquisa mista que de acordo com (Creswell, 2007), compreende um banco de dados quantitativo e qualitativo. Os procedimentos metodológicos levaram em consideraçãoinformações fornecidas por questionários de docentes e discentes, assim como, a análise de cinco produções de figurinhas de whatsapp de alunos de 9° ano.Utilizamos Linguística de Corpus (Tagnin, 2013) para análise de dados, mais especificamente, escolhemos uma das plataformas mais recentes e multimodal da LC – o voyant tools. Os resultados mostram que o acesso ao espaço cibernético de maneira consciente e responsável, contribui para o desenvolvimento do ciberleitor ativo, crítico e reflexivo, assim como,intertextualizar temáticas multidisciplinares nas aulas de língua portuguesa, corrobora na formação de leitores multiletrados.