Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DEDC14 por Autor "Carneiro, Ana Karolline de Almeida"
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- ItemO livro didático de língua portuguesa e a construção de competências de escrita no ensino fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Carneiro, Ana Karolline de Almeida; Anecleto, Úrsula Cunha; Barreto, Marta Pastor da Silva; Souza, Janine Fontes deA presente monografia apresenta como os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) contribuem para a construção de competências de escrita de discentes da Educação Básica ao enfatizarem os critérios de textualidade orientados pelo próprio texto, a coesão e a coerência textuais, para a construção de sentido e para a organização linguística de um texto. Esta pesquisa surgiu do questionamento sobre como as seções de produção textual dos LDLP, da coleção Português Linguagens, ajudam os alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental na construção de competências de escrita. Para isso, a pesquisa objetiva analisar se e como esses Livros Didáticos desenvolvem suas propostas de produção de texto para auxiliarem o desenvolvimento de competências de escrita dos alunos. Os caminhos metodológicos que nortearam a pesquisa foram construídos com base em textos teóricos, tendo como foco a pesquisa documental, pois o objeto de estudo, o Livro Didático, é classificado como um documento escolar. Além disso, a pesquisa enquadra-se na categoria da abordagem qualitativa. No que diz respeito à discussão dos dados, utilizou-se como método de investigação a análise de conteúdos por meio da análise categorial. Teoricamente, embasou-se nos estudos sobre Livro Didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005); concepção de texto e critérios de textualidade (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2002; KOCH; TRAVAGLIA, 2002; BRASIL, 1998). Por fim, com base nos resultados alcançados com a pesquisa, verificou-se que os Livros Didáticos analisados apresentam a coesão e a coerência textuais como importantes para a textualidade, embora muitas vezes de forma implícita. Nesse sentido, contribui para o desenvolvimento da produção escrita dos alunos e, com isso, colabora para a construção de competências de escrita dos discentes e para a formação de sujeitos atuantes em seus próprios textos.